_comunicação externa 2 Comunicação mercadológica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os quatro Ps do Marketing
Advertisements

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
Capítulo 3 Formas de comunicação do processo de CIM
A publicidade e o mercado
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A2
Planejamento de Comunicação
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Introdução ao Composto de Marketing
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Publicidade e Propaganda – Categorias e conceitos
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
conceitos e categoria. Jorge Kleble 1PPN
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Estratégias de Comunicação e Plano de ações
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
Marketing Promocional
Primeiro Passo da Etapa 1
PROMOÇÃO.
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
Comunicação.
Comunicação Publicitária e Criatividade
Disciplina: Marketing Aula 1
Primeiro Passo da Etapa 1
O que aprenderemos hoje
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
Apresentação | | +55 (11)
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Planejamento de Comunicação
Comunicação de Marketing Administração do Composto Promocional
Administração de Marketing
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
Comunicação Mercadológica
A cadeia de comunicação
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
Atividades de uma agência de Comunicação
MERCHANDISING Akina Mai Nonoguchi Aline Paschoalino Arthur Lauzem
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
Comercialização e Formatos
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Planejamento Estratégico de MKT
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
Estratégias de Comunicação
Comunicação Organizacional Integrada
Capítulo 19 Promoção de Vendas e Relações Públicas.
Propaganda e Planejamento de Mídia
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Briefing Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Briefing Disciplina: Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria.
Estratégias de Promoção
Introdução à Administração
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
 “...refere-se ao uso estratégico, coordenado, de elementos promocionais para garantir o máximo de impacto persuasivo sobre os consumidores atuais e.
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
Transcrição da apresentação:

_comunicação externa 2 Comunicação mercadológica

Comunicação mercadológica Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.

Comunicação mercadológica Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

Comunicação mercadológica Principais instrumentos Marketing Pesquisa de Mercado Desenvolvimento de Produtos Estratégias de Lançamento Logística de Distribuição Merchandising Promoção de vendas Publicidade e Propaganda Eventos, feiras e exposições Marketing direto Venda pessoal Pós-Venda

Uma forma de despertar desejos nos clientes? O que é Marketing? Uma forma de despertar desejos nos clientes? Uma forma de vender produtos de qualquer maneira, mesmo que as pessoas não o queiram? Uma maneira de fazer com que pessoas comprem o que não precisem com o dinheiro que não têm?

O que é Marketing? É um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, etc.) O Marketing, enquanto ciência, tem como objetivo conhecer profundamente o comportamento de pessoas e, a partir disso, tomar ações para satisfazer necessidades e desejos de cada um.

“Marketing nunca foi e nunca será um salva-vidas para produtos ou serviços mal concebidos” Douglas Zela, administrador, mestre em Administração e doutorando em Gestão de Negócios pela UFSC e professor da FAE Business School.

Você não vende o que você tem e gosta de vender, mas o que as pessoas desejam comprar!

Merchandising Interpretação 1: Conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto. Por exemplo: quando é lançado um filme no cinema, o mix de comunicação deste lançamento, associado a todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.

Merchandising Interpretação 2: Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in. Em muitas situações podemos observar quadros inteiros com o roteiro todo desenvolvido com foco no consumo do produto ou serviço anunciado.

Merchandising Conceito mais difundido e aceito: Técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que informam o consumidor e dão mais visibilidade a produtos, marcas ou serviços, influenciando na decisão de compra.

Ronald Peach Jr., publicitário, sócio da Oficina do Merchandising. “Merchandising significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising” Ronald Peach Jr., publicitário, sócio da Oficina do Merchandising.

Promoção de Vendas aliada ao Merchandising

Publicidade Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma idéia.

Propaganda Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o intuito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Publicidade e Propaganda A palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.

Nas organizações, a Comunicação mercadológica pode ser feita com auxílio de agências de publicidade e propaganda ou através de uma House.

Agências de Publicidade Empresa de prestação de serviços, especializada no planejamento, organização e execução de programas de propaganda ou publicidade para os seus clientes. Elabora campanhas, peças e planos promocionais, cria anúncios apropriados para os diversos veículos e cuida de suas publicações e transmissões.

Existem agências que não se restringem aos serviços de propaganda e se propõem a atender aos clientes em todas as atividades de comunicação.

Agências de Publicidade Tipos: “One man show” Estúdio de arte/Apoio Pequenas Médias Grandes Houses

House House Agency Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante/organização, que trabalha para seu proprietário.

Referências de fotos Foto 1: www.flickr.com/photos/juliofranca/326091237/ Foto 2: zebatalha.blogspot.com/2008/01/vende-se.html Foto 3: http://www.prespace.net/public/shared/vende-se.jpg Foto 4: www.humorbabaca.com/fotos/placas-e-textos/vendese