Aula 9 – 25/09/2014 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK.

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Aula 9 – 25/09/2014 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK

Aula 9 – 25/09/2014 Competências 1, 2, 3 e 6

Marketing Digital Competências da Unidade Curricular NºDescriçãoNível 1 Identificar e conceituar a internet como mídia de comunicação e sua base tecnológica. F 2 Implementar o marketing digital no contexto das ferramentas disponíveis na Web. F 3 Analisar o poder das mídias sociais como ferramenta de marketing.F 4 Identificar a importância e a utilização dos buscadores numa estratégia de posicionamento no mercado. F 5 Utilizar as ferramentas de pesquisa on-line.N 6 Realizar o Plano de Marketing Digital.N 7 Analisar o fenômeno Google e sua importância no marketing digital.N 8 Analisar os resultados das ações de marketing em mídias sociais.I 9 Implementar o gerenciamento e monitoramento do marketing digital I 10 Identificar os principais componentes do Mobile marketing.I

Conteúdo Programático Competência Plataforma tecnológica da Web; 1.2 Conceitos da linguagem e hyper texto; 1.3 Web 2.0, tags, Web sites e portais; 1.4 Relevância do conteúdo. Competência 2 2.1Marketing de conteúdo, banners; 2.2 marketing; 2.3 Viral; 2.4 Blogs e micro blogs; 2.5 Youtube; 2.6 Flickr; 2.5 Podcast, videcast.

Competência Blog e blogesfera; 3.2 Twitter; 3.3 Orkut; 3.4 Fcebook, Myspace, Linkedin; 3.5 Seis graus; 3.6 Conectividade e redes sociais. Competência Mecanismos de busca; 4.2 Importância e poder dos buscadores; 4.3 Relevância; 4.4 SEO e SEM; 4.5 Busca orgânica; 4.6 Adwords; 4.7 Adsense; 4.8 Links patrocinados.

Competência Trends; 5.2 Search for trends; 5.3 Ferramentas de pesquisa; 5.4 Filtragem dos dados. Competência Marketing de conteúdo; 6.2 Publicidade on-line; 6.3 A imagem de marca; 6.4 Banners; 6.5 Hot sites; 6.6 Marketing nas mídias sociais; Competência Busca orgânica, links patrocinados; 7.2 Google Analyics; 7;3 Webmasters; 7.4 iGoogle 7.5 Google Maps; 7.6 Google alertas; 7.7 Uso do Google em campanhas.

Competência 8 Estratégias em redes sociais; Comportamento humano descentralizado; SMM; SMO; Redes sociais e e-commerce; Gestão de crises. Competência 9 Aplicações de análise de visitação; Mensuração do impactos das ações digitais; Landing pages; Captura de informações; CRM através do marketing digital. Competência 10 RFID; Bluetooth; SMS e MMS; GPS; Mobile Tagging, realidade aumentada, virtual e mista; Aplicativos móveis, QR Code; Mobile TV.

MARKETING - CONCEITOS

Vamos falar de marketing Satisfazer necessidades e desejos de troca; Meio da troca; Duas partes; Cada uma tem algo de valor; Cada uma se comunica e faz a entrega; Cada parte é livre de aceitar; Cada parte acredita ser adequado negociar. Necessidades, desejos. Pirâmide de Maslow.

Produtos Bens Serviços Experiências Eventos Pessoas Lugares Propriedades Organizações Informações Ideias FOCO NA NECESSIDADE NÃO NO PRODUTO

AMBIENTE DE MARKETING Publico alvo Análise do ambiente Micro ambiente ambiente interno da empresa (controle) fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e públicos Macro ambiente Fatores demográficos Fatores econômicos Fatores físico naturais Fatores tecnológicos Fatores políticos Fatores socioculturais

Planejamento estratégico Estratégia Objetivos Ambientes Recursos disponíveis Plano de marketing 4 Ps SWOT Posicionamento (na mente das pessoas) Mercado, Atributos do produto, percepção por atributo, concorrentes, mapa comparativo da percepção, determinar onde se posicionam, analisar as possibilidades de posicionamento, posicionar seu produto.

Composto de marketing 4 Ps Produto Marca, embalagem, níveis de produto (parte central- atributos, parte tangível, ampliação-garantia, entrega, etc), Serviços: Intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade, perecibilidade. Preço Praça Promoção

Promoção –Estratégias de comunicação Propaganda (PP) Promoção de vendas (PV) Marketing direto (MD) Relações públicas (RP) Venda pessoal (VP)

Vamos nos organizar MissãoVisãoValoresProdutoProcessoEstruturaPessoasEstratégia

Vamos nos organizar Estratégia Plano Marketing EstratégicoTáticoOperacionalInformaçõesTICPlano geralSOWT DIGITAL

Plano de marketing 1.Introdução 2.Análise do macro ambiente 3.Análise do micro ambiente, mercado, concorrência, público-alvo 4.Análise do ambiente interno/produto 5.SWOT 6.Objetivos e metas de marketing 7.Estratégias 4 Ps 8.Plano de ação (tático-operacional) 9.Orçamentos e cronogramas 10.Avaliação e controle

Resumindo, as tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência.... Que mais?

Marketing digital

Um processo de e-tudo tem que resultar em... Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios

Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie

8 Ps dp Mktg Digital 1 \ Pesquisa Pesquisa sobre os hábitos do usuário, para traçar um perfil preciso do público-alvo. 2 \ Planejamento A criação do planejamento de marketing digital ideal para sua empresa. 3 \ Produção A transformação do que antes era uma ideia, em uma máquina de vendas. 4 \ Publicação Com conteúdo persuasivo e interessante ao usuário, além de seguir diretrizes de SEO. 5 \ Promoção Campanhas promocionais no ambiente online, gerando resultados a curto prazo. 6 \ Propagação Divulgação em redes sociais, aumentando o tráfego e a presença da marca na web. 7 \ Personalização Estratégias de marketing de relacionamento via web, fidelizando mais clientes. 8 \ Precisão Mensuração do tráfego e metas atingidas no seu site; exibindo os resultados alcançados.

Marketing digital - plano 1.Identificar público alvo 1.Persona 2.segmentação 2.Canais – interação 3.Estratégia 4.Inteligência 5.Proposta de valor - conteúdo 6.Objetivos 7.Conversão 8.Custos 9.Monitoramento 10.Avaliação - métricas

Uso da Web Coord.WEBComunicaçãoInteligênciaMarketingAvaliaçãoInteração

Juntando tudo... Uso prático das ferramentas

Ferramentas digitais Web, portais, sites, blogs, Mídias e redes socias Telefonia móvel, smartphone Buscadores...

Tendências Uso intensivo das redes sociais para compras Free – Cauda Longa Pull - Puxar

Os desafios vendendo bits Divulgação Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos

Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90

Viral As pessoas: Eleitos – Conectores, experts, vendedores Fixação Contexto A ideia em si: Simplicidade Surpresa Concretude Credibilidade Sentimentos Relatos

Viral Seis princípios do contágio: Moeda social, importância; Notabilidade interna; Alavancar a mecânica do jogo; Sentirem-se por dentro. Gatilhos, somos como somos; Emoção, importamos, compartilhamos; Público, “macaco vê, macaco faz”; Valor prático, gostamos de ajudar; Histórias, vivemos de narrativas. O LOOP: Ponto de virada, o número mágico -150.

CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional

Cada martelo tem seu uso !!!

Estrutura do marketing digital ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamentoMarketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing direto marketing Nwes letter Promoções Lançamentos SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda BrandingPublicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords face ads Pesquisa de mercado BrandingPesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping

A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento Geolocalização Apps Gameficação

Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante: Participação Generosidade Lei da reciprocidade Lei da Atenção MPV, Marca pessoal virtual Imagem marketing pessoal Networking

Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede

Usos - empresarial Marketing MEV Marca empresarial virtal E-business Interação SAC Prosumers Bancos de dados BI

Blog Opiniões Comentários Aberto à interação e críticas

Vídeos de divulgação Pesquisas Oficial ou não Comentários Contar histórias Simples humanos

News letter Marketing permissivo Cadastro da comunicação social, formadores de opinião, comitês, partido, amigos Comunicação mais fácil e direta Marketing viral

Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas

iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros

Site Blog Twitter Really Simple Syndication

Palavras chave Estabelecer relacionamento Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma

Palavras chave Relacionamento Inter, intra e extranet Blogs, Orkut Comunidades Newsletter E e M-learning Nichos Mobilidade Handhelds Novas Mídias Games Desenvolvimento de produtos com ajuda dos clientes Contact Centers Youtube Google Amazon, iTunes, etc. Wiki

Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento

CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais

Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação

Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto Intenções

Inteligência Pesquisas na web Ações “espontâneas” Banco de dados Comunicação social Nós da rede Gerais Coleta de informações

Site Youtube, Flikr, Redes News letter Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções Marketing específico

Avaliação Número de participantes Número de visitas O que está sendo dito Pesquisas

Consumidor Participação Comunidades Rede Divulgação Site Comunidades News letter

BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando , blogs, comunidades, fóruns etc.

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Obrigado