A INTERVENÇÃO EM REDE Fonte: DABAS, E.N. Revista Nova Perspectiva Sistêmica, junho 1995, ano IV, nº 6, p. 5 – 17.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública
Advertisements

ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO Adaptação Margaret Coelho
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Regina Célia Baptista Belluzzo
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
I- Concepção de Educação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Educação Permanente em Saúde :
Inteligência Espiritual
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação para transformação social: sinergia de saberes
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação Ambiental.
Educação Ambiental.
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
A Sociedade humana: generalidades
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O homem, ser sociocultural
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A prática do psicologo no CRAS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Subjetividade e Trabalho
CURSO: Licenciatura em Educação Física
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A Política Nacional de Humanização
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Como avaliar uma oficina?
Cone invertido Pichon-Riviére.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transcrição da apresentação:

A INTERVENÇÃO EM REDE Fonte: DABAS, E.N. Revista Nova Perspectiva Sistêmica, junho 1995, ano IV, nº 6, p. 5 – 17.

- DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA DE CADA UM DOS MEMBROS DA FAMÍLIA. FUNÇÕES DA REDE SOCIAL - DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA DE CADA UM DOS MEMBROS DA FAMÍLIA. A IMPORTÂNCIA DE APELAR POR ELA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE CRISE. - POTENCILIAZAR A SOLIDARIEDADE ENTRE AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM PROBLEMAS SIMILARES.

AUTO-REFLEXÃO E AUTO-GESTÃO ABORDAGEM DESCENTRADA DA FUNÇÃO DO ESPECIALISTA, APOIANDO-SE NA CAPACIDADE AUTOGESTIVA DOS GRUPOS PRÁTICAS SUSTENTADAS NA CAPACIDADE AUTO-REFLEXIVA DAS PESSOAS A RESPEITO DE SUA ATUAÇÃO E PENSAMENTO COMO NA ORGANIZAÇÃO AUTOGESTIVA DE SEUS PROJETOS. A AUTO-GESTÃO POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO DA PESSOA-OBJETO EM PESSOA-SUJEITO, RESGATANDO SEUS RECURSOS E VALORIZANDO SEUS SABERES

PROCESSO DE DESFILIAÇÃO OS EIXOS QUE POSSIBILITAM A PERTINÊNCIA VÃO SE DEBILITANDO EM FUNÇÃO: DO DESEMPREGO; DA SENSAÇÃO DE DESAMPARO; DE MIGRAÇÕES EM MASSA DO CAMPO PARA A CIDADE; O OLHAR E A CONVERSA SÃO SUBSTITUÍDOS POR EXPEDIENTES, NÚMEROS OU CHAVES; A DESCONEXÃO DOS CONTEXTOS LOCAIS.

EFEITO DAS INTERVENÇÕES DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE AUTO-REFLEXIVA E AUTO-CRÍTICA; OTIMIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO AUTO-GESTIVA; MUDANÇA NA SUBJETIVIDADE DAS PESSOAS, DESENCADEANDO MODIFICAÇÕES NAS SUAS FAMÍLIAS E NO SEU MEIO SOCIAL POTENCIALIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA BUSCA DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA COMUM, ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO SOCIAL

FAZ PARTE DO PROCESSO EVOLUTIVO; MITO CONSTRUÍDO SÉRIE DE CRENÇAS COMPARTILHADAS POR TODOS OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA, UM GRUPO OU UMA ORGANIZAÇÃO; FAZ PARTE DO PROCESSO EVOLUTIVO; DEFINE OS PAPÉIS DAS PESSOAS E AS IMAGENS DE SI MESMAS; DEFINE AS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS COMPARTILHADAS ; DEFINE AS VISÕES DE MUNDO FORA DAS FRONTEIRAS DE CADA GRUPO.

RUPTURA E RECONSTRUÇÃO DO MITO A auto-gestão possibilitará flexibilizar os mitos que impedem o desenvolvimento pessoal e grupal, reconstruindo-os em outra esfera de organização e espontaneidade.

SER HUMANO COMO UMA UNIDADE BIO-SÓCIO-PSICO-CULTURAL IDÉIAS GERADORAS EDGAR MORIN SER HUMANO COMO UMA UNIDADE BIO-SÓCIO-PSICO-CULTURAL HEINZ VON FOERSTER MUDANÇA COMO UM PROCESSO QUE SE DÁ DE FORMA DESCONTÍNUA ATRAVÉS DE SISTEMAS AUTO-ORGANIZADORES PAKMAN A NOÇÃO DE REALIDADE ADVÉM DE UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, QUE É UMA PERSPECTIVA DA REALIDADE E NÃO UMA “VERDADE”

IDÉIAS GERADORAS LOURAU INSTITUÍDO – A COISA ESTABELECIDA, AS NORMAS VIGENTES, ESVAZIANDO-SE DA SIGNIFICAÇÃO DE INSTITUIR, NO SENTIDO DE FUNDAR, CRIAR,TRANSFORMAR UMA ORDEM ANTIGA EM OUTA NOVA, A QUAL ESTARIA DADA PELO - MOVIMENTO INSTITUINTE. GUATTARI TRANSVERSALIDADE – TENDE A REALIZAR-SE QUANDO SE EFETUA UMA COMUNICAÇÃO MÁXIMA ENTRE OS DIFERENTES NÍVEIS E EM DIFERENTES SENTIDOS.

TODA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE É PERTINENTE PAKMAN - PARÂMETROS PARA AS NOVAS CONSTRUÇÕES PARÂMETRO PRAGMÁTICO TODA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE É PERTINENTE PARÂMETRO ÉTICO RESPEITO PELA SUBJETIVIDADE, NO CASO DE PESSOAS E PELA ECOLOGIA , NO CASO DE OUTROS ORGANISMOS VIVOS PARÂMETRO ESTÉTICO CONSIDERAÇÃO PELOS SENTIMENTO, O MOVIMENTO DAS SENSAÇÕES DE MAL-ESTAR E DE BEM-ESTAR

INTERVENÇÃO - ORGANIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO; - ORGANIZAÇÃO EM TORNO DOS PROBLEMAS QUE AS PESSOAS DESIGNAM COMO TAIS; - GERAÇÃO DE UMA HISTÓRIA COMUM; - PROPOSTAS ALTERNATIVAS - CONSOLIDAÇÃO DE ALTERNATIVAS

AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO REFLETIR SE NOSSA AVALIAÇÃO COINCIDE COM A AVALIAÇÃO DOS ATORES IMPLICADOS NA REDE; SE FOI PREVISTA A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS ALTERNATIVAS GERADAS PELO GRUPO; - SE AS INTERVEÇÕES ESTEVE CENTRADA SÓ NO TEMPO, NAS PERSPECTIVAS E NOS PROPÓSITOS DO OPERADOR.