Planejamento Estratégico metodologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A importância do planejamento
Inovação e Criatividade
Consultoria Empresarial
PETI Planejamento Estratégico de TI
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
Administração Estratégica
Sistema de Informação Global
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Estratégias do agronegócio
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
CONCEITO DE ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
Gestão de Meios de Hospedagem
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estratégia empresarial
Planejamento Organizacional Integrado
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Planejamento de Comunicação
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
Perspectiva estratégica da qualidade
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Estratégias e Políticas Empresariais
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Disciplina: Direção Estratégica
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento estratégico
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico metodologia As organizações apresentam diferentes formas de desenvolvimento de ações e decisões estratégicas Há variações quanto à formalidade e estrutura Todas elas apresentam fatores recorrentes que podem ser sistematizados

Planejamento Estratégico metodologia Objetivos de uma organização ao utilizar a ferramenta de PE: Conhecer seus pontos fortes Conhecer seus pontos fracos Conhecer as oportunidades Conhecer as ameaças Desenvolver um plano de trabalho

Planejamento Estratégico metodologia Objetivos de uma organização ao utilizar a ferramenta de PE: Conhecer seus pontos fortes (variáveis controláveis que representam vantagem operacional) Conhecer seus pontos fracos (variáveis controláveis que proporcionam desvantagem operacional)

Planejamento Estratégico metodologia Objetivos de uma organização ao utilizar a ferramenta de PE: Conhecer as oportunidades (variável não controlável que, quando reconhecida e aproveitada, pode favorecer a ação estratégica) Conhecer as ameaças (variável não controlável que, quando inevitável, impões obstáculos à ação estratégica

Planejamento Estratégico metodologia Objetivos de uma organização ao utilizar a ferramenta de PE: Desenvolver um plano de trabalho,contendo: as premissas básicas do processo de planejamento as expectativas de situações almejadas os caminhos e alternativas a serem seguidos os resultados esperados a identificação (o quê), a descrição (como), a atribuição (por quem), o destinatário (para quem), a razão (por que) e a localização (onde) da realização dos planos de ação a determinação de alocação de recursos

Planejamento Estratégico metodologia Finalidades de uma organização ao utilizar a ferramenta de PE: alinhamento dos esforços para a obtenção de resultados comuns consolidação da compreensão global da visão, missão, propósitos, macroestratégias, macropolíticas, postura estratégica, objetivos gerais, objetivos funcionais, desafios, metas, estratégias, políticas e projetos da organização confecção de uma agenda de trabalho considerando as prioridades e exceções

Planejamento Estratégico metodologia As três dimensões operacionais do PE: Delineamento - estruturação do processo de PE (escolha da estrutura metodológica do processo de PE e determinação do profissional auxiliar) Elaboração - identificação de oportunidades e ameaças no ambiente, elaboração de estimativas de riscos para as alternativas Implementação - consideração dos assuntos organizacionais, sistemas de informação, sistemas orçamentários, sistemas de incentivos, competências operacionais, treinamento e liderança necessários ao desenvolvimento do processo

Planejamento Estratégico metodologia Planejamento Estratégico: fases de elaboração da metodologia de elaboração e implementação 1a fase - Diagnóstico Estratégico 2a fase - Missão da Empresa 3a fase - Instrumentos Prescritivos e Quantitativos 4a fase - Controle e Avaliação

Planejamento Estratégico metodologia Diagnóstico Estratégico Missão da Empresa Controle e Avaliação Instrumentos Prescritivos e Quantitativos

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Fase que verifica as condições atuais da organização Auditoria de posição Aborda os aspectos das realidades internas e externas Tradicionalmente dividida em cinco fases: Identificação da visão Identificação dos valores Análise externa Análise interna Análise dos concorrentes

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Identificação da Visão: Identificação das expectativas e desejos dos acionistas, conselheiros e integrantes da alta administração Tais fatores delimitam as grandes linhas de ação do PE Abordagem ampla, prazo estendido

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico 2. Identificação dos Valores: Valores: conjunto de princípios e crenças fundamentais que sustentam as principais decisões e o modelo de gestão em geral A qualidade do Planejamento Estratégico depende da adequada identificação, debate e disseminação de tais valores

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico 3. Análise Externa: Monitoramento das ameaças e oportunidades do ambiente externo Verificação das alternativas para evitar/usufruir dessas oportunidades e ameaças Abrange a empresa de forma global (todos os pontos de influência

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico 3. Análise Externa: Deve considerar, entre outras variáveis: mercados regional, nacional e internacional evolução tecnológica fornecedores aspectos econômicos e financeiros aspectos políticos, socioeconômicos e culturais entidades de classe e governamentais mercado de mão-de-obra concorrentes

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Externa: As oportunidades externas podem ser divididas em (Kotler): Oportunidades ambientais Oportunidades da empresa As oportunidades da empresa constituem as oportunidades ambientais que podem ser melhor aproveitadas por uma organização do que por seus concorrentes, considerando que; as características especiais e foco da organização diferenças de aproveitamento em termos de eficiência, eficácia e efetividade

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Externa: As oportunidades devem ser analisadas individualmente em termos de sua contribuição efetiva para a organização; Devem ser escolhidas as melhores oportunidades para constituição de uma “carteira estratégica”. Para tanto, deve ser considerado (Ansoff): os critérios de avaliação e classificação das oportunidades devem estar baseados nos objetivos da organização; todas as oportunidades atraentes devem ter sido identificadas, descritas e analisadas.

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Externa: O ambiente externo pode ser classificado conforme seu grau de influência identificável para a organização (numa visão interativa): Ambiente direto Ambiente indireto

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Externa: Ambiente direto Conjunto de fatores por meio dos quais a organização tem condições de identificar, avaliar e mensurar o grau de influência recebido ou sofrido Ambiente indireto Conjunto de fatores por meio dos quais a organização tem condições de identificar, mas não de avaliar e mensurar o grau de influência recebido ou sofrido

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Interna: Verificação dos pontos fortes, fracos e neutros da organização Dimensionamento da área de atuação em função das principais capacidades Estudo dos principais concorrentes em relação aos pontos fortes, fracos e neutros Mensuração do potencial do setor a fim de identificar oportunidades de crescimento obs: ponto neutro é uma variável identificada cujos parâmetros e critérios de avaliação (e posterior classificação em pontos fortes ou fracos) não foram ainda desenvolvidos

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Interna: Fatores a serem considerados na análise interna: produtos e serviços atuais; novos produtos e serviços; promoção; imagem institucional; comercialização; sistema de informações; estrutura organizacional; (continua...)

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Interna: Fatores a serem considerados na análise interna: tecnologia; suprimentos; parque industrial; recursos humanos; estilo de administração; resultados empresariais; recursos financeiros controle e avaliação (...)

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise Interna: É fundamental, tanto na análise interna como externa, a identificação, mensuração e utilização plena dos recursos intangíveis

Planejamento Estratégico metodologia Fases do PE: 1a fase - Diagnóstico Estratégico Análise dos Concorrentes: Compõe, em sua classificação básica, a etapa de análise externa Auxilia na identificação das vantagens competitivas não apenas dos concorrentes, mas da própria organização Identifica o nível de risco a que determinada organização está sujeita