Gestão de Pessoas e Agronegócio: é uma realidade?

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas e Agronegócio: é uma realidade? Profa. Heliani Berlato Esalq/USP

Do que estamos falando.... Precisam ser entendidas e geridas como empresas Rural e Urbano – mesma língua As leis são as mesmas e os termos de eficiência também Confere-se sucesso maior no mercado àquelas que se profissionalizaram Gerência de RH

Como era o Mundo e as Organizações há uns 20 anos (ou mais)? PASSADO: Neste cenário, como era realizada a Gestão de Pessoas? Como podemos descrever o Mundo e as Organizações atualmente? PRESENTE: Como estamos sendo cobrados a realizar a Gestão de Pessoas? Se mudou, o que mudou? 3

Características do novo modelo de Gestão de Pessoas FOCO PAPEL DA PESSOA PAPEL DA EMPRESA Tradicional Controle Passivo Ativo Objeto do controle Controle das pessoas: Econômico e Político Novo Modelo Desenvolvimento Ativo Ativo Por que falar de competências? 5 min Modelo criado por Joel Souza Dutra sobre a Gestão de Pessoas considera o seguinte: - modelo tradicional (até final século XX) que previa o controle das pessoas está deixando de existir pois o mundo e as pessoas mudaram; - modelo atual, que prevê a mudança da postura com foco no “controle” para foco em “desenvolvimento”, o que muda também o papel das pessoas e das Organizações: - as Pessoas mudam de uma postura passiva para ativa, assumindo a gestão pelo seu desenvolvimento e pela sua carreira; - as Organizações deixam de ser paternalistas e assumem co-responsabilidade sobre o desenvolvimento das pessoas, dando o suporte necessário à carreira. Instrutor pergunta o por quê desta mudança para o novo modelo. (contexto mundial, mudanças, globalização, cultura, economia). Faz o link dizendo que hoje, o que dá o foco são as competências. Gestão do seu desenvolvimento e da sua carreira Suporte ao desenvolvimento das pessoas Individual Organizacional

Conceito de Competência Aplicação do estoque de repertórios individuais e organizacionais; Entrega/contribuição para o resultado (Joel Dutra)

As Competências e a Organização HUMANAS Orientam Subsidiam COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Retroalimentação

Gestão por Competência Permite direcionar o foco Concentrar energias no que é necessário Alcançar os objetivos operacionais e estratégicos 7

A interação, comunicação, a formação de equipes multidisciplinares são práticas desejáveis nas organizações Importância do coletivo, do trabalho em grupo (Boterf, 2003; Zarifian 2001) Crescente preocupação dos gestores em buscar a sinergia das equipes de trabalho para atingir resultados efetivos

Responsabilidades do RH para o agronegócio... Promover o comprometimento das pessoas Não usar fórmulas prontas Investir no capital intelectual Praticar a gestão de pessoas

Temos hoje.... Caias muito integradas e empresas da área rural perdendo por não estarem profissionalizadas Pouca difusão de marcas de empresas rurais, se comparada a empresas de outros segmentos Marcas lembradas – multinacionais ou empresas que se tornaram profissionais

O que precisamos hoje.... Gestão competente Gestão baseada no conhecimento e nas competências Aderência aos objetivos enquanto empresa que busca competitividade e resultados