ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

Ação Corretiva NBR ISO/IEC 17025:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Visão Geral das Normas ISO
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Agosto/2008.
Instrutor: Objetivos:.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Fonte: Seiffert, M. E. B. ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
Projeto: Capacitação em GP
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Ministério da Saúde SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC CONTROLE DOS TRABALHOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
AÇÃO CORRETIVA NBR ISO/IEC – 4.10
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Quality System overview
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14 SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC 17025 ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA 4.14.1 Estabelecer procedimento e cronograma para realização periódica da análise crítica do Sistema da Qualidade, verificando sua eficácia e oportunidades de melhorias. A análise crítica deve considerar os seguintes aspectos do S.Q.:

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Adequação das políticas e procedimentos do sistema da qualidade, Resultados das auditorias internas; Registros e relatórios de acompanhamento de não-conformidades apuradas; Relatório de ações corretivas e preventivas implementadas; Sugestões e reclamações de clientes; Resultados de comparações interlaboratoriais ou ensaios de proficiência; Relatórios de evolução dos controle da qualidade internos;

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Relatórios de cumprimento de prazos para realização de serviços solicitados; Relatórios de registros de avaliação de fornecedores; Relatórios com indicadores de pessoal e específicos de treinamentos realizados; Avaliações ou auditorias realizadas por organizações externas; Indicadores econômico-financeiros; Relatórios com indicadores de qualidade.

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA 4.14.2 As constatações das análises crítica realizadas pela alta administração e as ações decorrentes devem ser registradas, estabelecendo-se prazos adequados e negociados para que as ações sejam efetivamente realizadas.

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA PLAN Sistema de Planejamento DO Execução das atividades do S.Q. ACT Análise Crítica do S.Q. CHECK Feedback e melhoria contínua

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA ASPECTOS PRÁTICOS 1. Implantar um Sistema de Planejamento Estratégico e Operacional na Instituição, com planos de ação da alta administração e média gerência; 2. Elaborar a Norma para Acompanhamento e Avaliação de Desempenho da Instituição (análise crítica do S.Q.); 3. Definir calendário anual de reuniões ordinárias de acompanhamento e avaliação do S.Q. Periodicidade < 01 ano.

ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA ASPECTOS PRÁTICOS 4. Definir responsáveis, além da gerência da qualidade, pela elaboração dos relatórios com os indicadores de acompanhamento e avaliação do S.Q. ; 5. Definir os indicadores do S.Q. e a origem destes dados; 6. Definir o formato dos relatórios de acompanhamento e avaliação do S.Q.; 7. Estabelecer os registros das reuniões de análise crítica e acompanhar sua execução (agendas e súmulas).