e-RH: Tecnologia que Une Pessoas, Estratégia que Gera Lucros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de pessoas: Histórico no Brasil
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Sistema de Informação Gerencial
Qualidade Total.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
O NOVO AMBIENTE EMPRESARIAL
Professor : Fábio Pizzato
Sistemas de Informação
CAPÍTULO 16 Recrutando e Retendo Funcionários para os Serviços.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
Avaliando Riscos e Benefícios na Implantação de um Sistema de Educação Corporativa Uma analise livre do futuro das UC em empresas privadas de capital aberto.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Gestão do Conhecimento com WINISIS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Desde 1996.
As pessoas e seus relacionamentos nas organizações
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Os múltiplos papéis da área de RH
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Profissional de GC / Função de GC
Gestão por Competências
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Estratégia Organizacional
Planejamento Estratégico
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Gestão e Organização Horizontal
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
Na Era do e-RH.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Resistências a Mudanças
Processos Administrativos Aula 1
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
Mentoring Coaching.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Evolução Histórica Pré-História
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
CONSULTORIA INTERNA EM RH
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

e-RH: Tecnologia que Une Pessoas, Estratégia que Gera Lucros GRIS e-RH: Tecnologia que Une Pessoas, Estratégia que Gera Lucros Alexandre Körber Fevereiro-2006

Introdução Breve Histórico do RH Revolução Industrial – Séc. XVIII Adm. Científica (Taylor e Fayol) – Início do Séc. XX Primeiros Deptos. de Pessoal – EUA – Início do Séc. XX Primeiros Deptos. de Pessoal – Brasil – 1930 Evolução do RH. A cada década, um novo RH. e-RH – Séc. XXI.

Definição do e-RH O e-RH, ou RH Virtual, é o Modelo de Gestão de RH calcado no uso de ferramentas baseadas na Internet que busca a melhoria na prestação de serviços e a liberação do time para atividades menos operacionais e mais estratégicas. O ideal do e-RH é a empresa 100% online, o RH 100% interativo. E, definitivamente, e-mails e textos estáticos na Intranet não entram nesta categoria.

Como Opera o e-RH Como um Modelo de Gestão baseado em Tecnologia da Informação altamente avançada, o e-RH tem sido considerado uma fonte de vantagem competitiva. O e-RH conecta pessoas às estratégias de negócio, conecta pessoas com pessoas, dissemina o conhecimento e facilita o uso de ferramentas operacionais necessárias para se alcançar o sucesso organizacional. É a tecnologia que faz o e-RH possível, enquanto a visão estratégica e competitiva dos negócios é que faz o e-RH necessário.

Benefícios Gerados pelo e-RH Redução de custos e melhoria da eficiência através: Da redução de papel e do fluxo de trabalho. Da automatização de atividades rotineiras e repetitivas. Da liberdade que dá aos empregados para que utilizem os sistemas de forma “self-service”. Do desenvolvimento de uma força de trabalho cada vez mais informada sobre assuntos relativos à RH e à empresa de modo geral. Do aumento na velocidade de resposta dos sistemas/atividades de RH. Da garantia de tomada de decisões melhor fundamentadas por parte dos empregados. Da uniformidade da informação repassada aos empregados em todos os níveis hierárquicos.

Principais Componentes do e-RH Ø  Self-Service ou Terminais de Auto-Atendimento (Verificações, Atualizações e Transações relacionadas a Benefícios, Treinamentos e Informações Cadastrais) – Via Web ou através do IVR (Interactive Voice Response). Ø Intranets ou Portais (B2E) (Comunicação Corporativa, Comunicação de RH, Recrutamento Interno, Pesquisa de Clima Organizacional, E-learning e uma variedade de outros serviços/informações). Ø   Aplicativo ASP para Gestão Online de Processos Seletivos. Ø   Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistema de Indicação de Empregados.

Principais Componentes do e-RH Aplicativo ASP para Gestão Online de Programas de Educação, Treinamento e Desenvolvimento. Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Avaliação de Desempenho e Competências. Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Planejamento de Carreira e Sucessão. Aplicativo ASP para Gestão Online de Sistemas de Remuneração.

Tendências do e-RH Diversas pesquisas dão conta de que nos EUA e na Europa o e-RH chegou em meados dos anos 90 e já se encontra em processo de consolidação para um grande número de organizações. Para elas, o e-RH está possibilitando: A melhoria dos serviços para os empregados. O aperfeiçoamento da comunicação. A redução de custos. O aumento da produtividade e da competitividade. Um dado curioso e comum nessas pesquisas é que aproximadamente 70% dos empregados das empresas pesquisadas consideram o e-RH útil.

Tendências do e-RH No Brasil, ainda não se conhece o status do e-RH. Não há, por enquanto, estudos mais abrangentes a respeito. Contudo, sabe-se que algumas empresas já estão dando os primeiros passos. De todo modo, a partir de recente pesquisa sobre Gestão de RH feita pela Hay do Brasil, pode-se verificar que, para um universo de 158 empresas brasileiras, o assunto está na ordem do dia e veio para ficar. Se não, vejamos:

Tendências do e-RH Comp. do e-RH Manter (%) Alterar (%) Implantar (%) SIRH 43 20 24 Info. de RH via Internet 19 25 R&S Online 39 10 18 E-Learning 12 5 33 Pesq. Salariais via Internet 6 Monit. Desemp. via Internet 2 22 Pesq. Clima via Internet 9

Como Entrar na Era do e-RH Sensibilizar os profissionais de RH e de TI, assim como os dirigentes empresariais. Formatar um projeto de e-RH. Iniciar a implantação de pelo menos uma ferramenta de e-RH. Ampliar o acesso dos empregados à Internet/Intranet. Ir além da simples provisão de informações e proporcionar aos empregados transações online. Mais proatividade e interação. Fazer uso do ROI para fundamentar as decisões para implementação de ferramentas de e-RH.

Como Entrar na Era do e-RH Umas das maiores barreiras ao sucesso do e-RH é aquela enfrentada por todos os projetos que geram grande impacto na organização: A mudança cultural. Cabe ao RH liderar e conduzir esse processo de adequação da nova cultura organizacional. Além disso, é importante ter em mente que o e-RH é um processo contínuo e que, por isso, precisa ser ampliado e melhorado constantemente. A única coisa que não recomendamos fazer é ignorar a oportunidade, nunca antes dada ao RH, de se tornar efetiva e verdadeiramente estratégico e competitivo.

Perfil de Alexandre Körber Especialista em Tecnologias Online para Gestão Estratégica de RH. Líder no Brasil da disseminação do Modelo de Gestão conhecido como e-RH. Administrador de Empresas com Especialização em Gestão de RH pela FGV/SP. Diretor de Operações da HRsmart América Latina. Vivência de mais de 20 anos como Executivo e Consultor em RH. Website:www.hrsmart.com.br E-mail: alexandre@hrsmart.com.br Tel: (11) 3813-7980 Cel: (11) 8199-8046

Vídeo