III – ANÁLISE AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
Aula 2 Ambiente de Marketing.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento de Campanha – A4
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
II Orientação Técnica PCAGP.
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
CONCEITO DE ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA – FIC ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento e Responsabilidade Social
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Teoria da Administração I
Professor Marcus Soeiro
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AULA 3 Marketing.
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Estratégias e Políticas Empresariais
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
MARKETING EM HOTELARIA
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Transcrição da apresentação:

III – ANÁLISE AMBIENTAL “ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

ANÁLISE DO AMBIENTE ONDE ESTAMOS ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ?

COMPONENTES DO AMBIENTE AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Econômica Públicos Macroambiente Mão-de-Obra Clientes Fornecedores Concorrência AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente-tarefa ou ambiente próximo

Vantagens internas da organização em relação aos objetivos FATORES INTERNOS Pontos Fortes/ Forças Vantagens internas da organização em relação aos objetivos Pontos Fracos/ Fraquezas Desvantagens internas da organização em relação aos objetivos FATORES EXTERNOS Oportunidades Aspectos positivos do ambiente que envolve a organização com potencial de trazer-lhe vantagens Ameaças Aspectos negativos do ambiente que envolve a organização com potencial para comprometer as vantagens que ela possui.

ANÁLISE SITUACIONAL FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS ALAVANCAGEM PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES

FATORES CRÍTICOS DO AMBIENTE AMBIENTE INTERNO: •  Produtos atuais e novos; •  Produção e financiamento; •  Linhas de pesquisa; •  Eficiência da produção, pesquisa e extensão; •  Sistemas de informação; •  Recursos humanos, materiais e financeiros; •  Tecnologia; •  Estrutura organizacional; •  Imagem e comunicação institucional. AMBIENTE EXTERNO: •  Aspectos culturais; •  Pressões do governo e da sociedade; •  Inserção na comunidade; •  Evolução tecnológica; •  Mercado de trabalho; •  Área de abrangência; •  Entidades de classe; •  Desempenho institucional; •  Competitividade; •  Tendências do ambiente.

ANÁLISE SITUACIONAL AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO AMEAÇAS OPORTUNIDADES Expectativa assistencialista da microrregião em relação à empresa Políticas públicas incipientes em relação à cultura Descrédito da comunidade em relação às intervenções da universidade Movimento nacional de institucionalização da extensão Parceria do governo com iniciativas privadas incentivando a cultura Ampliação do mercado editorial AMBIENTE EXTERNO Persistência de visão distorcida de extensão universitária Escassez de recursos para programas de bolsa Ausência de uma agenda institucional de eventos de extensão e cultura Credibilidade da empresa no cenário nacional Vocação histórica extencionista Disposição da administração de investir em arte e cultura AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Pontos Fortes

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS/METAS Resultado quantitativo ou qualitativo que a organização precisa alcançar em um prazo determinado, dada a estratégia escolhida, no contexto do seu ambiente para concretizar a sua visão de futuro e cumprir sua missão OBJETIVOS INSTITUCIONAIS OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS

FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Consiste na determinação do curso de ação que possibilitará a realização dos objetivos organizacionais FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Oportunidades e ameaças Propósitos e objetivos da organização Estratégia Onde a organização está hoje Pontos fortes e fracos