Redação Publicitária I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como organizar um, sem esquecer nada
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Modelo de Negócios e Receitas
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Redação Publicitária I
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
PESQUISAS EM MARKETING
Campanha Publicitária
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Copyright © 2006 by Pearson Education
Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Bruna dos Reis Braga 1PPN Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Propaganda a Alma do Negócio
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
DEFININDO OBJETIVOS Reforçar a satisfação após a compra e manter o relacionamento Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
1º PPN – Publicidade e Propaganda Categoria e Conceitos
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
UniCeub – RTV – Prof. Floriano Filho 1 A Decisão de Anunciar Por que razão? O que espera do anúncio ? Tornar a empresa mais conhecida? Comunicar.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Promoção de Vendas e Merchandising
Comunicação Publicitária e Criatividade
Campanha de Matrículas 2008
Primeiro Passo da Etapa 1
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
Apresentação | | +55 (11)
Publicidade e propaganda
Público-Alvo.
Briefing.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
VEJA O P DE PROMOVER NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Laboratório de Publicidade. 1. Posição da Marca Virtudes e benefícios A PUC-Rio é uma instituição muito reconhecida no meio acadêmico. Publicar conteúdo.
Atividades de uma agência de Comunicação
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
UniCeub- RTV- Prof. Floriano Filho1 Texto na TV O texto é a expressão do tema Para escrever: deve-se conhecer fatos sobre: produto, campanha,
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
O Ambiente de Marketing
Estratégias de Comunicação
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Empreendedorismo ________________________________________
REDAÇÃO III TEXTO PARA REVISTA.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Rede Ligado CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO. Pesquisa aponta que colaboradores desconhecem todos os canais disponíveis. PROBLEMA.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Aluno:Alex da Fonseca Junior Professor: Rogerio Sorvillo Conceitos e Categorias 1PPM I.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
PROPAGANDA.
Comunicação Integrada
Estratégia de Promoção
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
1. Ofertas dos produtos, oportunidade de compras, condição diferenciada e premiação. Início da distribuição de cupons para concorrer aos prêmios no final.
Transcrição da apresentação:

Redação Publicitária I Aula 02 – Profa. Esp. Cláudia Adriane Souza

Campanha Publicitária AFINAL, O QUE É UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA? “Uma campanha publicitária é um conjunto de peças criadas para divulgar um produto ou serviço, que atendem ao mesmo objetivo de comunicação. Cada material criado a partir da mesma solução criativa é considerado uma peça da campanha. (…) as peças são destinadas a várias mídias, somando seus esforços na obtenção de um resultado positivo de impacto e convencimento do consumidor”. (GABRIELLI; HOFF. 2004: 29)

Campanha Publicitária Uma campanha tem suas peças divididas em dois grupos: Peças de Mídia e Peças de Não-Mídia. Peças de Mídia: são aquelas veiculadas nos meios de comunicação de massa, também conhecidos no meio publicitário como Mídia Tradicional ou Convencional. Exemplos: o anúncio, veiculado em jornais e/ou revistas; o spot: veiculado em rádio; o comercial de TV (também conhecido como VT ou filme publicitário).

Campanha Publicitária Peças de Não-Mídia: são aquelas não veiculadas na Mídia tradicional. Também são conhecidas como Mídia de Apoio ou Mídia Alternativa. Exemplos: cartaz, banner, display, faixa de gôndola ou qualquer tipo de material de ponto-de-venda; cartão-postal; mala direta; panfleto.

Campanha Publicitária Para a criação de uma campanha eficiente, a Dupla de Criação precisa compreender como funciona o Mercado e conhecer o Público-Alvo do cliente em questão. Mercado: no meio publicitário é entendido como a demanda por determinado produto ou serviço. Quando dizemos que um produto ou serviço tem mercado, quer dizer que ele atende às necessidades de um grupo de pessoas.

Campanha Publicitária Segmentação de Mercado: visando mais adequação e um melhor posicionamento em cada mercado, muitas empresas vêm buscando atingir os públicos de maneira diferenciada, praticamente personalizada. É o que é conhecido como segmentação de mercado, onde é criada uma versão diferente do produto/serviço básico para cada parcela de público. Exemplos: academia de ginástica só para mulheres; salão de beleza só para homens ou crianças; lojas de roupas plus size; plano de saúde para animais; restaurantes vegetarianos; lojas de produtos para diabéticos.

Campanha Publicitária Público-Alvo: também conhecido como Target é um conjunto de pessoas ao qual um produto/serviço de destina, ou seja, são os seus consumidores. As informações sobre o Público-Alvo de uma campanha devem ser organizadas de maneira clara e objetiva e devem conter todos os aspectos relevantes para sua compreensão. A seguir, temos os mais comuns desses aspectos que devem ser respeitados.

Campanha Publiciária Informações sociodemográficas: sexo, faixa etária, classe socioeconômica, grau de instrução, ocupação. Localização geográfica: apontar onde os consumidores residem (na cidade, no interior, em todo o país, em vários países) e com isso determinar se a campanha possui abrangência local, regional, nacional, internacional. Hábitos do consumidor: hábitos e comportamento em relação ao processo de compra do produto (como é comprado, quem usa, quem decide a compra, quem a efetua, etc.)

Campanha Publicitária TIPOS DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA Promocional: reforça a imagem de marca de produtos ou serviços. Enfoca o fator venda imediata utilizando apelos mais fortes, informando direta e claramente o público-alvo, conduzindo-o à compra.

Campanha Publicitária Campanha Promocional

Campanha Publicitária Institucional: ressalta a boa imagem da instituição/empresa. Geralmente transmite ao público segurança e credibilidade.

Campanha Publicitária Campanha Institucional

Campanha Publicitária De Varejo: são campanhas de venda de produtos e podem estar ligadas às grandes redes varejistas, sempre divulgam preços, e, na maioria das vezes, ofertas e condições de pagamento.

Campanha Publicitária Campanha de Varejo

Campanha Publicitária Social: de cunho solidário, pode estar ligada a ONGs ou Governos.

Campanha Publicitária Educativa: é aquela que tem como objetivo conscientizar (educar) a população sobre um determinado assunto. Geralmente é realizada por órgãos governamentais.

Campanha Publicitária Campanha Educativa

Campanha Publicitária Teaser: são as chamadas anteriores ao lançamento de um produto ou serviço, criando expectativa. Pode ou não ter a identificação da empresa ou da marca anunciada.

Campanha Publicitária De oportunidade: se baseia em fatos cotidianos, que estão na boca do povo. É a utilização de um tema do momento para divulgar um produto ou serviço.

Campanha Publicitária Política: promove imagens de pessoas/partidos com objetivos eleitorais. Informativa: tem o simples objetivo de passar uma informação ao público-alvo, como mudança de número telefônico ou endereço, resultados de sorteios, etc.

Campanha Publicitária E O TEMA, O QUE É? Toda campanha tem um Tema (ou Mote), que é uma forma de abordar um valor ou qualidade notável – o diferencial ou a promessa básica – atribuída a um produto/serviço, com a escolha de uma linha criativa e de um apelo básico.

Campanha Publicitária FUNÇÕES DO TEMA Construir a unidade de uma campanha: para isso acontecer é preciso que haja uma inter-relação entre as peças, ou seja, que a mesma ideia, o mesmo slogan, as mesmas cores, o mesmo estilo, etc. estejam presentes em todas as peças. Mas isso não significa que todas as peças sejam iguais. Auxiliar no processo de persuasão: a campanha tem de ser percebida, lembrada e, principalmente, vender o produto/serviço. O tema deve provocar impacto e empatia entre o produto/serviço e o público-alvo.

Referências CIDADE, Marco Aurélio. Redação publicitária: o que faltava dizer. São Paulo: Saraiva, 2006. FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Cengage Learning, 2009. (2. reimp. da 1. ed. de 2005). GABRIELLI, Lourdes; HOFF, Tânia Márcia Cezar. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004. (9. reimp.). SANT’ANNA, Armando et al. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 2009.