AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO É um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos, por um empregado ou por um grupo, em determinado período e área específica (conhecimentos, metas, habilidades, etc.)
Objetivos da Avaliação de Desempenho Identificar aqueles empregados que necessitam de aperfeiçoamento; Descobrir novos talentos na organização; Facilitar o autodesenvolvimento dos empregados; Fornecer feedback aos empregados; Subsidiar programas de mérito, promoções e transferências.
Campos de abrangência da Avaliação de Desempenho Campo de Resultados Campo do Conhecimento Campo do Comportamento.
Principais Problemas da Avaliação de Desempenho Atitudes Conscientes Atitudes Inconscientes
Atitudes Inconscientes na Avaliação de Desempenho Julgar sob impressão de uma qualidade Basear-se em acontecimento recente. Levar em conta características extracargo Supervalorizar qualidades potenciais.
Atitudes Conscientes na Avaliação de Desempenho Efeito de Halo Efeito Tendência Central
Campos Influentes na Avaliação de Desempenho Variável Teleológica Variável Cognitiva Variável Volitiva Variável Tecnológica Variável Compensatória
Modelos de Avaliação de Desempenho Incidentes Críticos Comparativo Escolha Forçada 360 Graus Escalas Gráficas
Modelo “360 Graus” É um modelo em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele:
Avaliação 360º Eu Superior Parceiros Clientes Eu Fornecedores Subordinados
Modelo Escala Gráfica Etc. Baseia-se na avaliação de um grupo de fatores determinantes daquilo que a organização define como “desempenho” Quantidade Qualidade Conhecimentos Cooperação Iniciativa Etc.
Etapas da Avaliação Diálogo de estabelecimento de metas Coaching periódico Diálogo de verificação do progresso Diálogo de avaliação do desempenho
Etapas da Avaliação Define as metas pessoais; Diálogo de estabelecimento de metas Fomenta a compreensão dos objetivos da empresa / área; Define as metas pessoais; Define o desenvolvimento pessoal; Repassa as áreas de responsabilidades chaves; define os indicadores de desempenho;
Feedback estruturado; Discussão do resultado da auto-avaliação Etapas da Avaliação Diálogo de verificação do progresso Feedback estruturado; Discussão do resultado da auto-avaliação Acordo sobre ações corretivas e o apoio necessário; ( 1 vez p/ ano de maneira informal )
Etapas da Avaliação Avaliação do “Coaching”; Diálogo de avaliação do desempenho Avaliação do desempenho; Avaliação do “Coaching”; Reconhecimento e formalização;
Etapas da Avaliação “Coaching” periódico Supervisores oferecem orientação e apoio no que se refere às metas que cada indivíduo se comprometeu a atingir; - Orientação Formal; - Orientação Informal;