Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Comunicação de Risco, Saúde e Ambiente: uma agenda em construção
Regina Célia Baptista Belluzzo
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Estrutural Institucional
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Desafio das novas tecnologias
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Escolhendo o nosso Futuro
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna

O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Faculdade Piaget - Brasil
twitter.com/funasa.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI Caroline Kraus Luvizotto

Caroline K. Luvizotto Doutora em Ciências Sociais pela Unesp Docente do Mestrado em Educação da Unoeste Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2273673575861970

Caroline K. Luvizotto carol.luvizotto@hotmail.com Blog: http://carolineluvizotto.wordpress.com @carol_luvizotto

1 A Escola como uma instituição social 2 A Modernidade e suas características 3 Gestão Escolar: Os dilemas e a construção do saber no Século XXI

1 A Escola como uma Instituição Social

ESCOLA ENVOLVENTE MEDIATA Demografia Meio Ambiente ENVOLVENTE IMEDIATA Utilizadores e beneficiários diretos e indiretos Fornecedores ÁREAS FUNCIONAIS Cultura Fatores sociais Logística ESCOLA Objetivos, Estratégias Políticas, Comunicação, Informação e Avaliação Sindicatos Infra- estrutura Recursos Humanos Política Economia Projeto Pedagógico Instituições do Governo Comunidade Opinião Pública e Meios de Comunicação Social Ciência Tecnologia

2 A Modernidade e suas características

O que é Modernidade? Uma visão de mundo (ou um período histórico) que se consolidou com a Revolução Industrial e normalmente está relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo. É um processo de mudanças ininterruptas que afetam as bases da sociedade. É um período de profundas transformações e conflitos.

Características da Modernidade Inovação Tecnológica constante Desenvolvimento da indústria bélica Natureza transformada p/ servir ao homem Desenvolvimento do Capitalismo

Características da Modernidade Crises Econômicas Fome Comunicação instantânea Automação da sociedade Progresso Fé na indústria e na tecnologia Materialismo Poluição Violência Globalização Corrupção Incertezas Competitividade Produção & Consumo Crises Políticas

3 Gestão Escolar: Os dilemas e a construção do saber no Século XXI

A escola, como qualquer outra instituição social, é atingida por todas as transformações, crises, conflitos e tendências que se abatem sobre a sociedade. O desafio de todos os envolvidos na condução da escola é compreender esse contexto social e pensar a GESTÃO e a EDUCAÇÃO como um processo amplo, dinâmico e interdependente dos demais processos sociais.

A Sociedade está presenciando... Dilemas e construção do saber no Séc. XXI A Sociedade está presenciando... Aumento das desigualdades sociais; Mudança no papel da família e crise da família patriarcal; Desemprego estrutural, flexibilização do trabalho, sub-emprego; Competitividade e Globalização; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

As instituições escolares... Dilemas e construção do saber no Séc. XXI As instituições escolares... ... Adquirem uma dimensão própria, enquanto espaço organizacional, e a equipe de trabalho deve estar atenta a(s): Novas culturas e tendências culturais Mobilização do conjunto de profissionais Gestão participativa: professores e direção devem trazer comunidades locais para dentro da escola

Dilemas e construção do saber no Séc. XXI Os gestores... ... Precisam ter a capacidade de: Gerenciar um ambiente cada vez mais complexo Trabalhar em equipe Comunicação Manejo de tecnologias emergentes Assumir responsabilidade pelos resultados Atualização permanente

Dilemas e construção do saber no Séc. XXI Os gestores... ... Devem: Reconhecer e respeitar as diferentes concepções de gestão Preocupar-se com a aprendizagem dos alunos Desenvolver competências e habilidades como: Reflexão Auto avaliação Ação Reconhecer e respeitar as diferentes concepções de ensino-aprendizagem

Dilemas e construção do saber no Séc. XXI O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. Deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade

“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que respondem melhor às mudanças”. Charles Darwin

Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI Caroline Kraus Luvizotto Obrigada pela Atenção!