MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

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Transcrição da apresentação:

MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO? Mudanças ambientais e suas relações com o marketing: um novo panorama Economia globalizada “Muitos livros vendidos pelas livrarias dos Estados Unidos eram impressos dentro do país, com equipamentos e suprimentos norte-americanos. Hoje é provável que o autor esteja digitando em um computador fabricado em Taiwan com software desenvolvido na Califórnia. A impressão pode ser feita em uma impressora alemã com tinta coreana e papel canadense. As páginas podem ter sido despachadas para serem encadernadas no México. Depois, os livros retornam aos Estados Unidos e a outros mercados de língua inglesa. Boa arte do preço do livro acaba sendo transferida a pessoas de outros países” Philip Kotler (1998)

Mudanças ambientais e suas relações com o marketing: um novo panorama Diferença de renda – declínio do poder de compra das pessoas Imperativo ambiental e responsabilidade social as organizações Avanços tecnológicos e impactam o modo como as empresas fabricam e vendem seus produtos Poder do consumidor Alterações demográficas e sociais

O que é Marketing? “Processo de atrair e manter clientes” Levitt (1990) “Função gerencial para ajustar oferta e demanda” Rocha e Christensen (1999) “Planejamento execução de idéias para criar trocas visando determinados objetivos” Samenik e Bamossy (1995) “Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição” Limeira (2006)

O que é Marketing? “É a atividade humana dirigida para a satisfação das NECESSIDADES e DESEJOS, através dos processos de TROCA” Kotler “Processo de planejamento e execução, desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços pra criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais” Marcos Cobra

NECESSIDADES DESEJO DEMANDA Estado de privação de alguma satisfação básica (de fisiológicas a auto-realização); DESEJO carências por satisfações específicas para atender as necessidades. (Exemplo: necessidade de comida – desejo de comer frutas.) DEMANDA Desejos por produtos específicos respaldados pelo habilidade e disposição em comprá-los Produto (bens, serviços e idéias) Algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade

Valor, custo e satisfação Valor= estimativa de cada produto, dada pelo consumidor, em função do mesmo satisfazer as suas necessidades Troca Ato de se obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida A troca exige que: Existam pelo menos duas arte envolvidas; Cada parte tenha algo que pode ser de valor para a outra; Cada parte tenha capacidade de comunicação e entrega; Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta; Cada parte acredite que esteja em condições de lidar com a outra. Relacionamento e redes Empresa + stakeholders (consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas, agências de propaganda, etc.)

Relacionamento e redes Empresas e consumidores potenciais Mercado Consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo Consumidor potencial Alguém que a organização identifica como potencialmente disposto e habilitado a se engajar em uma troca de valores Necessidades Desejos demanda Valor, custo e satisfação produtos Troca e transações Relacionamento e redes Mercados Empresas e consumidores potenciais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING “É o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais” KOTLER

Os Quatro Ps e os Os Quatro Cs Mix de Marketing Produto Praça Promoção Preço Conveniência Cliente (Solução para o) Custo (para o Cliente) Comunicação

Produção Produto Vendas Marketing Orientações da Empresa para o Mercado Produção Consumidores preferem produtos baratos e facilmente disponíveis Produto Consumidores preferem produtos inovadores e com melhor qualidade e desempenho Vendas Consumidores só compram produtos que a empresa vende/promove agressivamente Concentra-se nas necessidades/ desejos do mercado-alvo e em fornecer maior valor que a concorrência Marketing