ADMINISTRAÇÃO – COMÉRCIO INTERNACIONAL ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – Parte I Professora: Neiva Larisane Kuyven

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Empreendimentos Internacionais – Aula XII
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
MODELOS, PARCERIAS E INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS NA SCM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Qual o nosso objetivo maior
Sulamita M.S.Morini - Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: 3211.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 12 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
GRUPO 1997 Responsável: Rodrigo Arantes R08 IGOR FERNANDES Y FERNANDA ALMEIDA X PEDRO CÉSAR X IRENE PROFIRIA Y ALEX BORGES Y RODRIGO ARANTES X.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
Sistemas de informação
Preparação e Planejamento.
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Administração Mercadológica IV
Por que estudar sistemas de informação?
Estratégia – considerações iniciais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Prof. Esp. Wagner Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Planejamento Estratégico
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Seminário Avançado - Eletiva A
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Gestão de Conflitos a difícil arte de lidar com pessoas
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Apresentação do Professor
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
Professor Marcus Soeiro
Prof. Rosângela Kronig 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A Sociedade em Rede Manuel Castells
O que é a Indústria Cultural?
Comportamento Organizacional Introdução
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Marketing de Relacionamento
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Marion Santana Profª: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto/2006.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
The history of logistics The history of logistics.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
12_ESTRATÉGIA DE OPERAÇOES DE SERVIÇOS BIBLIOGRAFIA: Fitzsimmons: Adm.Estratégica de Serviços Corrêa & Caon: Gestão de Serviços.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO – COMÉRCIO INTERNACIONAL ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – Parte I Professora: Neiva Larisane Kuyven

Adm.de Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Neiva L. Kuyven2 Sistemas de Informações Gerenciais  Instrumento administrativo que pode otimizar as comunicações e o processo decisório nas empresas  Sendo estes dois, de acordo com várias pesquisas efetuadas, dois problemas sérios para a eficiência e a eficácia das empresas.

Adm.de Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Neiva L. Kuyven3 Atual contexto da economia global  Mundo começa a perder fronteiras do ponto de vista macroeconômico  O executivo deve entender esta nova lógica do mercado mundial  Amplas e efetivas interações de informações entre diversos países, setores de atuação e empresas  Mercado, tecnologias não estáticas ou estáveis  Ritmo acelerado de mudanças  Tecnologia da informação começa alterar a natureza da administração e afeta, de maneira contundente, o direcionamento e o ritmo das mudanças nas empresas  Mundo passa de uma era de produção em massa para uma nova era de produtos desenvolvidos para as necessidades do mercado.  Cliente é um indivíduo com vontades e necessidades específicas  As empresas se globalizam enquanto reduzem seus tamanhos  A hierarquia funcional cede lugar às interações em redes  A produção em escala transforma-se em capacidade flexível com orientação para o cliente.

Adm.de Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Neiva L. Kuyven4 - o ritmo acelerado das mudanças - o aumento na diversificação - o incremento da complexidade, criam novos desafios em quaisquer campos da atividade de negócios, seja em planejamento, produção, marketing, distribuição, etc. Todas estas tendências

Adm.de Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Neiva L. Kuyven5 Com referência à importância do SIG é necessário lembrar uma citação de Sun Tzu em seu livro A arte da guerra, no qual afirma que, “ se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”.

Adm.de Sistemas de Informações Gerenciais - Prof. Neiva L. Kuyven6 PANORAMA:  Qual é o dilema dos executivos?  A Empresa na era da Informação: Quais as Pressões e Reações?  Por que você precisa conhecer a Tecnologia da Informação?  Por que as Empresas precisam da Tecnologia da Informação?  Quais as mudanças na sociedade causados pela tecnologia?