Didática Profª Luciana G. Platero

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Plano de Ensino Plano de aula
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Didática e Metodologia no Ensino Superior
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Profª Luciana G. Platero
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Apresentação.
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Portfólios da Prática Pedagógica
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Metodologia da Pesquisa Científica
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
Plano de Ensino Plano de aula
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Crítica à concepção de currículo cristalizado
REPENSANDO A AVALIAÇÃO
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

Didática Profª Luciana G. Platero

Ementa:  Conceito de didática.  Didática e construção da identidade docente.  O papel do professor e o desenvolvimento da autonomia física, moral e intelectual.  Comunidades educativas.  Projeto político pedagógico.  Abordagens de ensino – do tecnicismo ao sócio- interacionismo.  Planejamento e elaboração de planos de curso, aula e seqüências didáticas.  Seleção de conteúdos – fatos, conceitos, procedimentos e atitudes.

O que é didática?  “Aquele professor sabe muuuuito, mas não tem didática nenhuma, daí a gente não entende nada!”  “Não entendi como chegar à sua casa. Explica de novo. E seja mais didática desta vez!”

O que é Didática?  A palavra didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. pedagogiaensinoteoria pedagógica ensinoaprendizagemComeniuspedagogiaensinoteoria pedagógica ensinoaprendizagemComenius  Os elementos da ação didática são:  o professor, professor  o aluno, aluno  a disciplina (matéria ou conteúdo) disciplina  o contexto da aprendizagem, contexto  as estratégias metodológicas  as estratégias metodológicas.estratégias metodológicasestratégias metodológicas

Era uma vez...  "Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também."

Para as próximas aulas...  Texto: 10 Novas Competências para Ensinar  10 grupos (um para cada competência)  Leitura e preparação de apresentação  Apresentação de 15 a 20 minutos