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Transcrição da apresentação:

Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A Análise Março| 2015 Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A Relatório de Comunicação Digital BIC BRASIL

Resumo do mês Análise Março| 2015 O mês de março foi marcado por mudanças impostas pelo próprio Facebook. Houve uma alteração na forma da contagem do número de curtidas, e por isso, ele passou a não contabilizar mais as contas desativadas ou memorializadas (pessoas falecidas). Com isso, notou-se uma grande redução do número de fãs de todas as páginas. E o mesmo aconteceu com a BIC, com uma queda de pouco mais de 6 mil fãs. Apesar disso, as redes sociais da BIC seguem com bom resultado. Os investimentos nos posts da série de Páscoa para BIC Bond foram os grandes responsáveis pelo aumento de engajamento da página do Facebook. Já o Twitter, mantém crescimento com 33 novos seguidores. No último mês, destacamos os posts institucionais com linguagem adaptada para o público jovem e com foco em assuntos quentes, como a Páscoa. O objetivo da comunicação é trabalhar o conceito de “brand lover” (#BICLovers). Chamamos a atenção para os conteúdos sobre os produtos das variadas categorias da BIC elaborados com mensagem lúdicas. No mês de março, abordamos o maior número possível de produtos, com destaque para a linha Colorir, papelaria, Pimaco, acendedores e barbeadores, inserindo-os em contextos divertidos e informativos.

Total Compartilhamentos Alcance Geral – Pessoas Únicas (média/dia) Facebook Análise Março| 2015 6.389 fãs Total Comentários Queda dos seguidores Total Posts 55 81 Total Compartilhamentos 174 Total Curtidas 4.213 Principais assuntos: Vídeos Traquitana Série de posts de Páscoa (Bic Bond) Datas Comemorativas Institucional Incentivo a escrita à mão Alcance Geral – Pessoas Únicas (média/dia) Setembro: 34.291 fãs (34.291), 61 posts, 703 com, 1467 share, 5874 likes, 12.641.969 alcance Outubro: 159.679 fãs (28.135), 61 posts, 326 com, 794 share, 2518 likes, 13.008.437 Novembro: 196.211 fãs (36.532), 50 posts, 241 com, 319 shares, 1719 likes, xx alcance Dezembro: 233.832 fas (37.621) , 53 posts, 476 com, 212 shares, 797 likes. 4.460

Análise de crescimento Facebook Análise março| 2015 Análise de crescimento É importante ressaltar que a queda do número de fãs de BIC tem a ver com a iniciativa do Facebook de remover contas não ativas ou memorializadas (pessoas que já morreram). Isso fez com que muitas páginas perdessem fãs.

Destaques do mês Análise março| 2015 O post que obteve o melhor resultado em março recebeu investimento no dia 25 de março. Ele foi visualizado por mais de 66 mil pessoas únicas, recebeu 2.013 curtidas, 14 comentários e 20 compartilhamentos. O post pago da série de publicações de BIC Bond para a Páscoa obteve o melhor resultado do mês.

Destaques do mês Análise março| 2015 O post sobre as diferenças entre os estojos atuais e de antigamente foi a publicação que obteve o melhor resultado do mês, entre os posts orgânicos, ou seja, que não receberam investimento. Foram obtidas 65 curtidas, 7 compartilhamentos e o post foi visualizado por 2.050 pessoas únicas.

Menor destaque Facebook Análise março| 2015 O post publicado no dia 26 de março apresentou o menor desempenho do período. O conteúdo foi visualizado por apenas 524 pessoas únicas, tendo sido curtido 14 vezes. Para o resultado baixo, deve-se levar em consideração a diminuição do alcance dos posts no Facebook.

Concorrência Análise março| 2015 O gráfico abaixo analisa a evolução da fan page BIC Brasil e das páginas dos principais concorrentes. A BIC se mantém na sétima posição.

33 Twitter Aumento de seguidores novos seguidores Principais assuntos: Análise março| 2015 33 novos seguidores Aumento de seguidores Principais assuntos: Série de posts da Páscoa (BIC Bond) Institucional Datas Comemorativas Série de vídeos da Traquitana Agosto: 1979 Setembro: 1979 Outubro: 1983 Novembro: 1997 Dezembro: 1994

Concorrência Análise março| 2015 O perfil da BIC Brasil no Twitter ocupa a sétima posição quando comparado aos perfis dos principais concorrentes, conforme o gráfico abaixo demonstra.

Datas comemorativas Análise março| 2015 Listamos abaixo as datas comemorativas referentes aos meses de abril e maio que sugerimos trabalhar nas redes sociais. Abril 07/04- Dia Mundial da Saúde 13/04 – Dia do Beijo 15/04- Dia Mundial do Desenhista 18/04- Dia do Amigo 19/04- Dia Nacional do Índio 22/04 – Dia do Descobrimento do Brasil 29/04 – Dia Internacional da Dança Maio 01/05 – Dia do Trabalho 10/05 – Dia das Mães 22/05 – Dia do Abraço 30/05 – Dia da Decoração

Considerações Finais Análise março| 2015 Produzir conteúdo interessante para o público da BIC e posts quentes é preocupação constante da G&A. O objetivo é inserir a BIC em situações e oportunidades de viralização oferecidas pela internet. Desta forma, obtemos engajamento de forma espontânea. Insistimos na importância de fazer investimentos em Facebook Ads, por siso, enviaremos nova proposta juntamente com este relatório. Além disso, lembramos da necessidade da criação do Instagram da BIC, conforme documento enviado no início do ano. A nossa proposta é revisar o planejamento de Comunicação Digital da BIC para ampliar os resultados. O foco é criar um conteúdo ainda mais assertivo ao público e ampliar o engajamento e relacionamento com os seguidores. O objetivo é manter o monitoramento das mensagens recebidas em nossos canais e continuar conversando com os blogueiros e demais influenciadores digitais de relevância para novas campanhas.

Obrigado! Equipe de Comunicação Digital G&A Victor Hugo Alves Análise março| 2015 Equipe de Comunicação Digital G&A Victor Hugo Alves Coordenador de Comunicação Digital victoralves@gaspar.com.br Beatriz Bianco Analista de Comunicação Digital beatrizbianco@gaspar.com.br