Aula 7 – 12/09/2011 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK
Aula 7 – 12/09/2011 Competências 1, 2, 3 e 6
Marketing Digital Competências da Unidade Curricular NºDescriçãoNível 1 Identificar e conceituar a internet como mídia de comunicação e sua base tecnológica. F 2 Implementar o marketing digital no contexto das ferramentas disponíveis na Web. F 3 Analisar o poder das mídias sociais como ferramenta de marketing.F 4 Identificar a importância e a utilização dos buscadores numa estratégia de posicionamento no mercado. F 5 Utilizar as ferramentas de pesquisa on-line.N 6 Realizar o Plano de Marketing Digital.N 7 Analisar o fenômeno Google e sua importância no marketing digital.N 8 Analisar os resultados das ações de marketing em mídias sociais.I 9 Implementar o gerenciamento e monitoramento do marketing digital I 10 Identificar os principais componentes do Mobile marketing.I
Conteúdo Programático Competência Plataforma tecnológica da Web; 1.2 Conceitos da linguagem e hyper texto; 1.3 Web 2.0, tags, Web sites e portais; 1.4 Relevância do conteúdo. Competência 2 2.1Marketing de conteúdo, banners; 2.2 marketing; 2.3 Viral; 2.4 Blogs e micro blogs; 2.5 Youtube; 2.6 Flickr; 2.5 Podcast, videcast.
Competência Blog e blogesfera; 3.2 Twitter; 3.3 Orkut; 3.4 Fcebook, Myspace, Linkedin; 3.5 Seis graus; 3.6 Conectividade e redes sociais. Competência Mecanismos de busca; 4.2 Importância e poder dos buscadores; 4.3 Relevância; 4.4 SEO e SEM; 4.5 Busca orgânica; 4.6 Adwords; 4.7 Adsense; 4.8 Links patrocinados.
Competência Trends; 5.2 Search for trends; 5.3 Ferramentas de pesquisa; 5.4 Filtragem dos dados. Competência Marketing de conteúdo; 6.2 Publicidade on-line; 6.3 A imagem de marca; 6.4 Banners; 6.5 Hot sites; 6.6 Marketing nas mídias sociais; Competência Busca orgânica, links patrocinados; 7.2 Google Analyics; 7;3 Webmasters; 7.4 iGoogle 7.5 Google Maps; 7.6 Google alertas; 7.7 Uso do Google em campanhas.
Competência 8 Estratégias em redes sociais; Comportamento humano descentralizado; SMM; SMO; Redes sociais e e-commerce; Gestão de crises. Competência 9 Aplicações de análise de visitação; Mensuração do impactos das ações digitais; Landing pages; Captura de informações; CRM através do marketing digital. Competência 10 RFID; Bluetooth; SMS e MMS; GPS; Mobile Tagging, realidade aumentada, virtual e mista; Aplicativos móveis, QR Code; Mobile TV.
Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site Login e senha Como usar
Ao final o que levaremos ? INTERNET MÍDIAS SOCIAIS PLANO DE MARKETING DIGITAL
Material adicional Livro; “Para entender as mídias sociais” Dia 05/09 até pág. 92 Vamos responder a avaliação.
O que responder Ações de Marketing digital nas mídias sociais.
Para a próxima aula... Pesquisar para a próxima aula: Como montar um blog no Wordpress ou Blogger e montar uma fan page do facebook Criar conta no Twitter para o grupo Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar
Analisar o poder das mídias sociais como ferramenta de marketing
Resumindo, as tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência.... Que mais?
Marketing digital
Um processo de e-tudo tem que resultar em... Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios
Estrutura do marketing digital ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamentoMarketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Orku, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing direto marketing Nwes letter Promoções Lançamentos SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda BrandingPublicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado BrandingPesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping
Casos Camiseteria Suplemente Mario Persona Dos arquivos
Juntando tudo... Uso prático das ferramentas
Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie
Ferramentas digitais Web, portais, sites, blogs, Mídias e redes socias Telefonia móvel, smartphone Buscadores...
8 Ps dp Mktg Digital 1 \ Pesquisa Pesquisa sobre os hábitos do usuário, para traçar um perfil preciso do público-alvo. 2 \ Planejamento A criação do planejamento de marketing digital ideal para sua empresa. 3 \ Produção A transformação do que antes era uma ideia, em uma máquina de vendas. 4 \ Publicação Com conteúdo persuasivo e interessante ao usuário, além de seguir diretrizes de SEO. 5 \ Promoção Campanhas promocionais no ambiente online, gerando resultados a curto prazo. 6 \ Propagação Divulgação em redes sociais, aumentando o tráfego e a presença da marca na web. 7 \ Personalização Estratégias de marketing de relacionamento via web, fidelizando mais clientes. 8 \ Precisão Mensuração do tráfego e metas atingidas no seu site; exibindo os resultados alcançados.
O que vamos fazer ? Montar um Plano de Marketing digital para as empresas indicadas, contemplando: Site, usabilidade, encontrabilidade, confiança, conteúdo; Mídias sociais, uso das principais redes sociais, Youtube, Twiter, Blog, etc integrando as várias mídias; Palavras chaves e tags a serem trabalhadas; Informações a serem coletadas para uso em BI, usando o modelo decisório apresentado em sala; Forma de divulgação e planos para a marca, produtos, promoções e aumentar visitas; Fazer benchmark com concorrentes.
Tópicos Sites de apoio: Google, Youtube, Vimeo, twitter, facebook, Ustream, qik, gengibre, Orkut, slideshare.net, vídeo conferência, chat, Moodle, Wikipedia, Worpress, blogspot, Flickr, formspring, linkedin, Myspace, gengibre, podcast Pesquisas, Adsense, Keywords, etc
Cada martelo tem seu uso !!!
Nunca tivemos tantas ferramentas
Novo tempo Mais individualizado Mais divertido Mais colaborativo Mais construído Mais desafiador...
A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais A cauda longa Free Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento
Notoriedade – Referência - Conteúdo
Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante: Participação Generosidade Lei da reciprocidade Lei da Atenção MPV, Marca pessoal virtual RPV e RSP Influência/audiência Redes passivas e ativas
CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional
Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede
Usos - empresarial MEV Marca empresarial virtal E-business Interação SAC Prosumers Bancos de dados BI
Vamos nos organizar
DIGITAL
Blog Opiniões Comentários Aberto à interação e críticas
Vídeos de divulgação Pesquisas Oficial ou não Comentários Contar histórias Simples humanos
News letter Marketing permissivo Cadastro da comunicação social, formadores de opinião, comitês, partido, amigos Comunicação mais fácil e direta Marketing viral
Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas
iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros
Site Blog Twitter Really Simple Syndication
Não podemos esquecer o celular
Uso da Web
A estrutura
Palavras chave Estabelecer relacionamento Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma
Palavras chave Relacionamento Inter, intra e extranet Blogs, Orkut Comunidades Newsletter E e M-learning Nichos Mobilidade Handhelds Novas Mídias Games Desenvolvimento de produtos com ajuda dos clientes Contact Centers Youtube Google Amazon, iTunes, etc. Wiki
Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento
CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais
Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação
Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto Intenções
Perfil (Facebook, Orkut, Myspace, outros) Comunidade Boca a boca Pesquisas Participação
Inteligência Pesquisas na web Ações “espontâneas” Banco de dados Comunicação social Nós da rede Gerais Coleta de informações
Site Youtube, Flikr, Redes News letter Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções Marketing específico
Avaliação Número de participantes Número de visitas O que está sendo dito Pesquisas
Consumidor Participação Comunidades Rede Divulgação Site Comunidades News letter
BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando , blogs, comunidades, fóruns etc.
Sites
Sites
Fechar os conceitos
Obrigado
BOA NOITE OBRIGADO !!!!