Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão da manutenção industrial
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
AUDITORIA.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Gerenciamento da Integração
Control Objectives for Information and related Technology
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Aulas 13 Mantenabilidade ou Manutenabilidade
Projeto: Capacitação em GP
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Gerenciamento da Integração
Auditoria e Segurança da Informação
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Manutenção Baseada na Confiabilidade (MBC).
GESTÃO DE EQUIPAMENTOS
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
MANUTENÇÃO.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
ISO 9000.
Visão Geral da Gestão de Projetos
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gestão da Produção e Logística
ISO9001:2000 Dicas para uma boa Auditoria
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
MÓDULO 2 QUALIDADE.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Distribuidor Autorizado & Service Center Autorizado.
4.4 Implementação e Operação
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
1 Gerenciamento da Qualidade de Fornecedores – Eixo,Motor e Cambio ENCONTRO DA QUALIDADE IQA / MBB VDA 2 Novembro 2014 Paulo Bento.
A Aplicação da Metodologia Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva Gestão da Manutenção Manutenção centrada na confiabilidade

Objetivos da Manutenção Preventiva Aumentar a disponibilidade OEE dos equipamentos; Reduzir o tempo de máquina parada para reparo (MTTR); Aumentar o intervalo entre reparos (MTBF); Reduzir os custos com manutenção; Estabelecer processos e procedimentos para a manutenção; Fornecer informações para projetos de melhoria contínua.

Manutenção Preventiva Combinada com ações de gestão técnica e econômica, a manutenção preventiva visa assegurar aos equipamentos fabris regularidade, qualidade e segurança na produção com o mínimo de custos totais. A manutenção centrada na confiabilidade é a probabilidade de um sistema (componente, aparelho, circuito, cadeia de máquinas, etc) cumprir sem falhas uma missão com uma duração determinada.

Otimização dos Recursos

A manutenção e a ISO 9001:2008 Na versão 2008 da ISO 9001, a manutenção não é apenas realizar a corretiva, os planos de manutenção preventiva ou, se for o caso, implementação de TPM. Conforme fica entendido na norma em sua versão mais recente, a manutenção pode ajudar, e muito, a organização se ela for realizada com um bom planejamento e metodologia, ou seja, com uma boa gestão.

A manutenção e a ISO 9001:2008 “Manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do produto” (item 6.3), ou seja, manter as máquinas e equipamentos funcionando para que a organização seja capaz de atender seus Clientes. “Equipamento adequado” (item 7.5.1.c) remete à manutenção dos equipamentos e máquinas para mantê-los constantemente adequados às suas funções e atividades. “Aprovação de equipamento” (item 7.5.2.b) tem o suporte implícito da manutenção, pois não podemos considerar como aprovado um equipamento em mal estado de conservação ou funcionamento.

A manutenção e a ISO TS 16949:2009 A versão 2009 da ISO TS 16949 exige um planejamento de manutenção preventiva eficiente e eficaz, identificando quais são os equipamentos chave do processo e os componentes críticos destes equipamentos, bem como utilizar-se de indicadores de gestão para propor melhorias contínuas aos equipamentos de produção.

A manutenção e a ISO TS 16949:2009 “A organização deve identificar os equipamentos chave do processo e prover recursos para a manutenção da máquina/equipamento , e desenvolver um efetivo sistema planejado de manutenção preventiva total. Deve incluir no mínimo: Atividades de Manutenção planejadas; Embalagem e preservação de equipamento, ferramental e dispositivo de controle; Disponibilidade de peças de reposição para equipamentos chave de manufatura; e Documentação, avaliação e melhoria dos objetivos de manutenção; A organização deve usar métodos de manutenção preditiva para melhorar continuamente a eficácia e eficiência dos equipamentos de produção”. (item 7.5.1.4)

A manutenção e a auditoria de certificação Em uma auditoria de certificação na manutenção, poderão ser verificadas a sua relação com os demais processos que tenham dependência da manutenção, prazo e efetividade do atendimento, programa de manutenção preventiva e a infra-estrutura da organização. A Gestão da Manutenção oferece menos tempo de parada das máquinas (maior disponibilidade e eficiência) e menos defeitos no produto causado por falhas do equipamento. Como consequência, maior produção, maior lucro e maior capacidade de atender bem ao Cliente.

Manutenção Preventiva Gestão da Manutenção Manutenção Preventiva Planejar a Manutenção O que será feito? Quanto custará? Como será feito? Programar a Manutenção Quem fará? Quando será feito? Em quanto tempo? Controlar a Manutenção Coletar os dados Check List Administrar a Manutenção Normas/Procedimentos Cronogramas

Manutenção planejada conforme PDCA Definir equipamentos Cadastrar os equipamentos Realizar análise técnica Definir cronograma Definir política de peças de reposição Desenvolver indicadores DO Definir check list Definir procedimentos Realizar manutenções programadas Gerar registros e relatórios CHECK Gerar relatório de resultados Gerar indicadores Checar almoxarifado ACTION Avaliar resultados dos indicadores Realizar ajustes técnicos Controlar almoxarifados Manutenção planejada conforme PDCA

Operadores preenchem relatório de funcionamento Cronograma inicial com inspeção sistemática completa e preventiva completa Operadores preenchem relatório de funcionamento Técnico realiza inspeção sistemática, retornando as informações para a HannahTec Em função da inspeção, a HannahTec avaliará o cronograma de preventiva A HannahTec irá solicitar as cotações das peças após receber o check list de inspeção A HannahTec informará a Fercom dos sistemas que necessitarão de reposição na Preventiva e os custos envolvidos (peças) Após aprovação da Fercom, a HannahTec providenciará as peças conforme prazos já acordados com os fornecedores Na data de realização da preventiva, as peças deverão estar disponíveis. A preventiva poderá durar entre 8hs (mínimo) e 16hs (máximo).

Gestão a vista da Manutenção Preventiva (avisos)

Cronograma de Implantação

Conclusão Um dos pontos forte da norma é o atendimento do requisito de Melhoria Continua, forçando a empresa sempre estar em constante atenção para as necessidades de mudança, e estabelecendo uma maior união dos departamentos, tornando a visão de Qualidade em todos os setores da empresa uma questão prioritária.

Obrigado pela atenção!