TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Estudando com Profª Simony
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Estudo de Mercados.
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
O ambiente organizacional
COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE R.H.
Daciane de Oliveira Silva
Administração Estratégica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Administração de Sistemas de Informação II
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
dizendo que participou deste encontro.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
TRADE MARKETING.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Ênfase em Indicadores Março / 2009
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão por Competências
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Planejamento Estratégico
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Inovação no Setor de Serviços
Instituição de Ensino São Francisco
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
MATRIZ BCG.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Douglas Pereira da Silva
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Balanced Scorecard.
O ambiente organizacional
Micros e Pequenas Empresas
Gestão de Pessoas.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
INDICADORES DE DESEMPENHO
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Aula 4 – Clima organizacional e desempenho organizacional

Conteúdo Programático desta aula Entender que Clima Organizacional é mais uma ferramenta disponível de utilização pelo gestor, para buscar maximizar desempenhos nos processos organizacional e administrativo das empresas. Compreender que existe estreita ligação entre desempenho organizacional e gestão de pessoas, e como estes são afetados pela mudanças no ambiente dos negócios.

Clima Organizacional O Clima Organizacional está relacionado diretamente com a forma como se comporta os colaboradores em seu ambiente de trabalho. E o ambiente da organização afeta diretamente a motivação dos colaboradores em seu ambiente de trabalho. E o clima se reflete na motivação para o aprendizado, seja por necessidades ou por experiência. O importante é saber que isto impacta diretamente na capacidade de inovação. Sabemos, também, que motivação repercute no empreendedorismo interno e este ambiente favorece a capacidade de produzir inovações que vão contribuir para gerar diferenciais competitivos.

Clima Organizacional – um exemplo O Google é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar já pelo quarto ano consecutivo, exatamente, pelo fato levar muito a sério a política interna da empresa, em ofertar espaços de convivência do tipo “sinta-se na sua casa”, de modo que aumente o seu nível de motivação e isto favoreça a capacidade de inovação do colaborador.

Desempenho Organizacional Buscar melhor desempenho dos indicadores operacionais e financeiros, tem sido um exercício permanente para as empresas diante de ambientes de negócios mais voláteis, onde elas constroem os seus processos de decisão marcados por maiores ondas de incerteza. Nesse ambiente, o resultado é maior nível de exigência para melhoria continua do preparo da diretoria, gerentes e colaboradores em geral. Ser competitivo não passa somente por ter melhores equipamentos com a última tecnologia, mas ter capital humano bem preparado para gerenciar sob condições de incertezas permanentes, decorrentes do processo atual de financeirização da economia, que tem provocado problemas com grande impacto desestabilizador nas economias dos países.

Desempenho Organizacional – um exemplo Numa reportagem da revista Veja, de 12.06.13, tendo como fonte o ranking da consultoria A.T. Kearney, mostra que entre os países emergentes, o Brasil aparece como o melhor ambiente de negócios para o comércio. As razões decorrem do significativo tamanho e potencial de crescimento do mercado consumidor, a melhoria do nível de renda dos assalariados, a concorrência não tão acirrada, favorecendo o ambiente de negócios para quem é do ramo, comparando o setor varejista entre os 30 países emergentes. Percebemos que, igualmente, os setores que estão ligados a produção de bens populares, estão sendo favorecidos pela entrada dos recursos do Bolsa Família, que somente em 2013, está orçado em R$ 23 bilhões que virarão receitas das empresas que estiverem atendendo a este segmento de consumidores.

CONCLUSÃO O clima organizacional depende diretamente da colaboração das pessoas em contribuírem com a melhoria das condições ambientais do ambiente de trabalho. A área de Gente pode e deve adotar vários programas dirigidos nessa direção. Mas é o comprometimento de todos que levará ao sucesso e a efetiva melhoria do clima. Lembrando sempre que o exemplo vem de cima, ou seja, da alta administração. Percebemos que o Desempenho Organizacional está intimamente relacionado na forma com as empresas reagem às mudanças no ambiente de negócios e o grau de importância estratégica que é dada a área de Gestão de Pessoas. Comprometer os colaboradores e buscar o seu engajamento é o caminho adotado pelas empresas bem sucedidas em seus mercados de atuação.