RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Portfólio de matemática
O conteúdo.
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
II Orientação Técnica PCAGP.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Análise de uma ferramenta ou recurso
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Uma abordagem curiosa e divertida
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Inclusão que bicho é esse?
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
O computador como Meio e como Fim...
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.
Softwares Educacionais
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM Autores: Rudyard Alves de Oliveira Isis Gabriella Quinteiro Josinalva Estacio Menezes

Introdução O PIBID realiza as ações entre Universidades e Escola Pública de forma a contribuir para otimizar e dinamizar o trabalho já desenvolvido pela comunidade escolar, visando obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, bem como contribuir com os trabalhos de caráter formativo para os professores e a gestão escolar.

Introdução Visa promover a execução de miniprojetos onde os alunos desenvolverão seus conhecimentos matemáticos a partir de diversas ferramentas, como softwares educativos de geometria dinâmica, oficina de arte com construções geométricas, gincanas matemáticas como questões que exijam a interdisciplinaridade entre as ciências e jogos.

Material e métodos Para desenvolver este trabalho, foi realizado reuniões periódicas (no mínimo quinzenais) nas escolas selecionadas, com os alunos e o professor supervisor com o objetivo de discutir as questões levantadas na escola de modo a construir soluções para a problemática apresentada, conhecer a realidade da escola, levantar as dificuldades dos professores da escola relativamente à sua prática pedagógica e à aprendizagem dos alunos.

Metodologia e métodos Um dos objetivos é ofertar oficinas no horário regular de aula, e decididas em comum acordo com o professor da disciplina da escola, além de atividades/ oficinas extras aos alunos das escolas tais como: resolução de questões explorando a interdisciplinaridade da Matemática com outras ciências e a utilização de jogos matemáticos, por exemplo o STOP MATEMÁTICO, na abordagem do conteúdo “Quadriláteros e Polígonos” dados em sala.

JOGO DO STOP MATEMÁTICO Objetivo do jogo: desenvolver raciocínio lógico e visual; conceitos da geometria plana; Números de jogadores: indeterminado; Como jogar: construir uma tabela em papel sem pauta, colocar o tema a ser jogado, desenvolver itens correspondentes à geometria plana. Regras: Estabelecendo-se uma ordem para o sorteio das fichas.

JOGO DO STOP MATEMÁTICO A questão sorteada deve ser lida em voz alta para todos. O jogador que terminar primeiro o preenchimento da coluna deve dizer em voz alta “STOP”. Assim os demais devem parar de escrever, independente de terem acabado ou não. Cada acerto equivale a 1 (um) ponto para a equipe que falou STOP, cada erro é 1(um) ponto para outras equipes. A somatória das colunas deve ser colocada na coluna total de acertos.

Resultados O jogo despertou grande interesse por parte dos alunos e, durante ele, os mesmos tiveram interesse, atenção e muita agilidade em responder as questões. Neste jogo puderam lembrar quase todos os conteúdos abordados em sala para ser aplicada pelo professor após o término do jogo e do questionário.

Resultados A grande maioria gostou do jogo STOP MATEMÁTICO, e suas justificativas forma marcantes como: “além de ajudar a relembrar detalhes para a prova, foi uma forma legal de aprender e ao mesmo tempo se divertir”. Outros disseram que o jogo adicionou ao conhecimento já existente, a maior parte do restante mostra que se tornou todo conhecimento, uma vez que não tinham estudado o assunto para a prova.

Resultados Nas reuniões quinzenais foram expostas as dificuldades enfrentadas durante a execução as atividades planejadas pelos bolsistas. Também acontece nele: troca de experiência e exposição de idéias para atividades do próximo ciclo.

Discussão Das dificuldades encontradas, as que mais penalizaram este trabalho são as subidas de aula feitas pelos professores da escola, devido à falta de alguns professores em dias de aula. Por outro lado, estas são oportunidades para serem executadas as atividades planejadas pelos bolsistas; uma vez que o professor tem um conteúdo anual a cumprir, e com isto, o tempo é curto para a aplicação da atividade planejada por eles.

Discussão Também os bolsistas enfatizarão as atividades deles planejadas em dinâmicas e jogos matemáticos, para assim os alunos terem um maior aprendizado na matemática, uma vez sugerido pelos mesmos.