Planejamento de Campanhas Publicitárias Carlos Freire 2015.1
Apresentação Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011 Corinthiano
Apresentação Temos algum aluno (a) novo (a)?
Apresentação Ementa do curso: Esquema de organização de campanhas de comunicação publicitária. Sistemas de contas publicitárias. Produção e veiculação de campanhas. Análise de pesquisas. Técnicas de planejamento. Posicionamento do produto no mercado. O foco no consumidor. Elaboração de planos e execução de campanhas de publicidade e propaganda. Expectativa de êxitos. Contratos entre agência de Publicidade e Propaganda/veículos/clientes.
Programa do Curso Extra: Planejamento de Mídia Digital
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÊS No. de Aulas OBJETIVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Fevereiro e Março 16 UNIDADE I – Novo cenário de Negócios e o papel do Planejamento nesse contexto. Entender as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos; entender o cenário de negócios atual. 1.1 Histórico do Planejamento no Brasil e no Amazonas. Capacitar os alunos para entendimento do papel da publicidade na gestão de negócios 1.2 Definição e Compreensão de conceitos básicos de Planejamento Capacitar os alunos ao entendimento do processo de Comunicação Social e posicionar-se de forma ética e responsável 1.3 Planejamento de Curto, Mádio e Longo prazo • Conhecer os diversos Conceitos de Planejamento 1.4 Planejamento Estratégico • Conhecer os diversos tipos de Planejamento 1.5 Metodologia dos 4 Ps para planejamento de Campanhas Publicitárias
UNIDADE II - Elaboração do Planejamento de Campanhas Publicitárias Abril e Maio 16 UNIDADE II - Elaboração do Planejamento de Campanhas Publicitárias •Capacitar os alunos para elaboração de Plano de Campanha Publicitária 2.1 O que é e quais são os objetivos de uma Campanha Publicitária • Capacitar os alunos para projetar ações com base em objetivos pré-definidos 2.2 O que é Gestão por Metas . Conhecer o que é e para quê serve um Plano de Marketing 2.3 O que é um Plano de Marketing • Capacitar os alunos à elaboração e análise de briefings 2.4. Metodologias para elaboração de briefingss . Conhecer os procedimentos para realização de um Planejamento de Campanha Publicitária 2.5 Reunião de Planejamento, participação das diversas funções nessa tarefa. • Conhecer o impacto e a importância da Internet no Planejamento de Campanhas Publicitárias 2.6 A Internet como meio de comunicação publicitária
UNIDADE III – Execução do Planejamento de Campanhas Publicitáriasg Junho e Julho 8 UNIDADE III – Execução do Planejamento de Campanhas Publicitáriasg • Compreender a metodologia de elaboração do Planejamento de Campanha 3.1 Tipos e objetivos de Campanha • Conhecer os diversos meios de comunicação e suas características 3.2 Características dos diversos meios de comunicação • •Capacitar os alunos para avaliação de possibilidades de campanha 3.3 Metodologia de análise e integração de meios de comunicação
Aula Inicial – Avaliação Ementa e Plano de Aulas estão em: www.assessoriacommkt.wordpress.com Conteúdo Acadêmico Martha Falcão DeVry Ementas 2015.1 Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Avaliação 1º e 2o Bimestre: Trabalhos em Sala de Aula 2 Pontos Seminário 2 Pontos Prova Escrita: Objetiva (5 questões) 2 Pontos Dissertativa (5 questões) 4 Pontos Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Avaliação 3º Bimestre: Provão 21 pontos - 3 avaliações = Aprovado < 21 pontos = NEF = Nota = 10 – média 3 NPCs Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Avaliação Seminários não precisam ser impressos. Devem ser enviados por email na data acordada. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Faltas: Curso 40h = Máximo 10 faltas Presença = Aluno em sala de aula Compensação de Ausência de acordo com a legislação. Entrada na Secretaria Acadêmica até 48h após a falta. Será definida uma tarefa para Compensação de Ausência. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Blog www. assessoriacommkt.wordpress.com Conteúdo Acadêmico/ Martha Falcão De Vry Disciplinas/ Aulas – Aulas Textos de Aulas – Textos para Leitua email: carlosfreire52@gmail.com Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Até aqui tudo bem? Dúvidas? Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Dicas para ir bem nessa disciplina: Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Dicas para ir bem nessa disciplina: 1. Comparecer às aulas; Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Dicas para ir bem nessa disciplina: 1. Comparecer às aulas; 2. Prestar atenção às aulas; Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Dicas para ir bem nessa disciplina: 1. Comparecer às aulas; 2. Prestar atenção às aulas; 3. Estudar. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial - Faltas Dicas para ir bem nessa disciplina: 1. Comparecer às aulas; 2. Prestar atenção às aulas; 3. Estudar. Simples assim! Carlos Freire - 2012
Aula Inicial Cenário de Negócios Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios A Publicidade e Propaganda estão inseridas em um contexto maior que é o contexto da Comunicação. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios A Publicidade e Propaganda estão inseridas em um contexto maior que é o contexto da Comunicação. Mas não é pura e simplesmente comunicação. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios A Publicidade e Propaganda estão inseridas em um contexto maior que é o contexto da Comunicação. Mas não é pura e simplesmente comunicação. É comunicação empresarial e com objetivos definidos. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios É uma comunicação que visa a realização de negócios, no sentido de trocas entre pessoas e empresas ou destas entre si, de produtos, serviços ou ideias. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios A propaganda existe desde que o mundo é mundo e da maneira como a conhecemos hoje, a partir de 1950, aproximadamente. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Assim como todas as demais atividades, a propaganda vem passando por grandes e profundas transformações. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Quais são essas transformações? Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Internet Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Internet Velocidade Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Internet Velocidade Conectividade Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Internet Velocidade Conectividade Intangibilidade Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Para a próxima aula ler os textos: Blur em Foco e ATL e BTL Textos de Aula – Blog. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Além disso, no plano da Publicidade e Propaganda, a Internet possibilitou o surgimento das mídias digitais. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios O que isso, Mídias Digitais, significa para a área de atividade da Publicidade e Propaganda? Qual o impacto causado pelas Mídias Digitais? Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Novas possibilidades de mídias Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Novas possibilidades de mídias Maior possibilidade de segmentação Maior interatividade Menor custo para anunciantes Possibilidade do consumidor escolher o que interessa e o que não interessa. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Outra infinidade de aspectos. Mudança na relação comercial entre: Veículos x Agências x Anunciantes Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Como surgiu a propaganda? Qual a finalidade? Para que é utilizada a Propaganda na grande maioria das vezes? Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Aumentar as vendas Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Vivemos em uma sociedade capitalista que tem como base o consumo constante e crescente. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Porém, na década de 1960, surgiu o movimento ambientalista que prega a preservação do ambiente como condição básica para a vida. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios E entre outras coisas, prega que o consumo deveria ser responsável e restrito àquilo que fosse necessário. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios A filosofia ambientalista cresceu, ganhou força e hoje toda a sociedade sabe da necessidade de preservação do ambiente. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Nos países mais esclarecidos o consumo consciente já é uma realidade. Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios De que maneira isso afeta a ordem econômica vigente? Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios De que maneira isso afeta o negócio da Publicidade e Propaganda? Carlos Freire - 2012
Aula Inicial – Cenário de Negócios Nesse contexto, como se insere o Planejamento de Campanhas Publicitárias? Carlos Freire - 2012