TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O Início da Comunicação
Sítio dos miúdos
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
Síndrome de Asperger.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Orientação & Mobilidade
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento
Estilos e Abordagens.
ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM TGD NAS CLASSES ESPECIAIS
TEACCH Treatment and Education of Autistic Children and Related Communication Handicapps (Tratamento e Educação de Crianças com autismo e patologias da.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
SPO Alunos.
Rotina na Alfabetização:
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Técnicas da Intervenção Pedagógica
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Análise de uma ferramenta ou recurso
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Projeto Brincar para Vencer
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Terapia comportamental
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Ensino Especializado em TGDs
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PEI – Programa Educacional Individualizado
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
ESTRATÉGIAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
Sistemas de Aprendizagem
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
O computador como Meio e como Fim...
Tendências atuais do ECLE
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Perturbações da Comunicação) Ppautismo Dr.ª Sofia Pedrosa APPDA-Lisboa 20 Setembro 2006

Ppautismo Prof. Eric Schopler e seus colaboradores (1971) Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Ppautismo Prof. Eric Schopler e seus colaboradores (1971) Resposta às necessidades dos pais de pessoas com autismo Para atender às dificuldades: Gestão dos imprevistos Capacidade de abstracção e simbolismo Memória sequencial e generalização Processo de aprendizagem orientado pelas necessidades de estruturas externas Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O programa TEACCH porque… Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Ppautismo O programa TEACCH porque… Respeita e se adequa às características de cada criança Centra nas áreas fortes encontradas no autismo Adaptado à funcionalidade e necessidades de cada criança Envolve a família e todos os que intervêm no processo educativo Diminui as dificuldades ao nível da linguagem receptiva Aumenta as possibilidades de comunicação Permite diversidade de contextos Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo A intervenção deve atender aos seguintes aspectos : Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Ppautismo A intervenção deve atender aos seguintes aspectos : Estruturação física e visual do ambiente de aprendizagem Objectivos realistas e bem definidos Rotinas e regras explicitas Áreas fortes e de interesse Organização prévia É importante ter os seguintes conhecimentos: Autismo e do desenvolvimento em geral Métodos comportamentais e programas de intervenção específicos (métodos alternativos / aumentativos de comunicação) Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo Vantagens para os professores e outros técnicos: Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Ppautismo Vantagens para os professores e outros técnicos: Estabelecer objectivos Planificar actividades Avaliar competências adquiridas Estruturar e objectivar a intervenção educativa Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Relação entre défices específicos e estratégias educativas propostas pelo modelo TEACCH DÉFICES ESTRATÉGIAS Cognitivos Ensino individualizado 1:1 Estruturação física Clarificação do objectivo da tarefa Sequência de actividades Facilita a generalização Áreas fortes e interesses Sensoriais Suporte visual Redução de estímulos distractores Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Estimula a generalização Facilita a linguagem receptiva Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH DÉFICES ESTRATÉGIAS Comunicacionais Informação visual Estimula a generalização Facilita a linguagem receptiva Trabalha conceitos em contextos naturais Comportamentais Estruturação física Rotinas e regras explicitas Redução de estímulos distractores Sociais Promove a ligação com a comunidade Adequa os requisitos sociais a cada criança Estimula actividades da vida diária Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

É importante não esquecer que… Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Ppautismo É importante não esquecer que… … quanto mais estruturado e organizado for o ambiente de um aluno com autismo, maior a previsibilidade … … quanto maior a previsibilidade, menor a ansiedade, maior a motivação, maior o sucesso Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

As Quatro Componentes Principais do Ensino Estruturado O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH As Quatro Componentes Principais do Ensino Estruturado Segundo Schopler, são quatro as componentes principais do ensino estruturado: Estruturação Física Informação Visual Plano de Trabalho Pistas Facilitadoras do Desempenho Ppautismo Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Estruturação Física Ppautismo se Disposição física da sala O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo se Estruturação Física Disposição física da sala Áreas de trabalho definidas consoante a actividade que nela se desenvolve (delimitações físicas ou visuais) Focalizar a atenção nos aspectos importantes da tarefa Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo se A distribuição das áreas de trabalho deve ter em consideração certos aspectos: Decoração utilizada ao mínimo Longe de janelas, espelhos ou outros motivos de distracção Estantes altas ou cortinas nas janelas para evitar a dispersão Estantes para que o material esteja acessível para utilização Estruturas para facilitar a aprendizagem, dependendo da função desse espaço (ex.: localização da casa de banho) Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo Necessidades individuais colmatadas com recurso a “estratégias” físicas personalizadas: Marcar no chão o local da cadeira frente à secretária Mesa de trabalho virada para uma parede branca Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

As Áreas de Trabalho 1. Aprender Ppautismo se O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH As Áreas de Trabalho São seis as áreas de aprendizagem que, habitualmente, compõem uma sala TEACCH 1. Aprender Área de ensino individualizado 1:1 Privilegia o desenvolvimento de novas aprendizagens Desenvolve a atenção e concentração Facilita a interacção e a focalização do olhar De frente para o adulto e de costas para factores de distracção Ppautismo se Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

2. Trabalhar Ppautismo Área de trabalho individual e autónomo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo 2. Trabalhar Área de trabalho individual e autónomo O gabinete de trabalho permite: Redução de estímulos distractores Focalizar a atenção nos aspectos importantes da tarefa O plano de trabalho indica à criança as actividades a realizar e a sua sequência As tarefas propostas estão organizadas em caixas individuais Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

3. Brincar 4. Computador Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH 3. Brincar Local para brincar e, principalmente, para aprender a brincar Relaxamento, lazer Promove a escolha de brincadeiras e o desenvolvimento de actividades com os pares Possibilita a imitação de actividades da vida diária Brinquedos, almofadas, espelho, música 4. Computador Espaço para o trabalho com o computador Facilita a atenção e a concentração Ppautismo Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

5. Trabalho de grupo 6. Reunião O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo 5. Trabalho de grupo Zona para a promoção da interacção social Estimula a partilha e o trabalho com os pares Fomenta a diversificação de actividades 6. Reunião Zona para a exploração de objectos, imagens, sons e gestos Desenvolvimento de competências ao nível das noções espacio-temporais, autonomia, compreensão de ordens verbais Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Área de Transição Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo Área de Transição Local onde se encontram os horários individuais de cada aluno O aluno dirige-se a esta zona da sala sempre que termine uma actividade ou que necessite de consultar o seu horário individual Cartão de transição indica ao aluno que se deve dirigir a esta zona Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

2. Informação Visual Ppautismo Informação visual da própria sala: O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH 2. Informação Visual Informação visual da própria sala: Áreas de trabalho identificadas Perceber em que espaço vão ser realizadas as tarefas Informação visual do próprio aluno (horário individual) Horários visuais claros auxiliam os alunos com autismo: Minimizam os problemas de memória e atenção Reduzem problemas relacionados com a noção de tempo e organização Compensam as dificuldades ao nível da linguagem receptiva Motivam o aluno a realizar as actividades Ppautismo Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O horário individual do aluno: O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH O horário individual do aluno: Mostra as actividades a realizar e em que sequência Previne a desorganização interior e as crises de angústia Possibilita a independência e autonomia Composto por imagens, palavras, objectos reais Ppautismo Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

3. Plano de Trabalho Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH 3. Plano de Trabalho Mostra as tarefas a realizar na área de trabalho Ajuda a perceber o que é esperado dele, a organizar o seu trabalho e a completar as suas tarefas Composto por imagens, palavras, objectos reais Fornece informações tão importantes como: Que tarefas realizar Quantidade de tarefas a elaborar Noção de sequência temporal Cartão de transição informa o aluno que deverá dirigir-se à área de transição e consultar o seu horário Ppautismo Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

4. Pistas Facilitadoras do Desempenho O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo 4. Pistas Facilitadoras do Desempenho Ferramentas importantes no ensino de crianças com autismo Funcionam como mecanismos que ensinam as crianças a olhar para instruções Oferecem instruções que os alunos com autismo facilmente compreendem Adaptadas consoante os níveis de desenvolvimento Personalizadas relativamente aos objectivos do plano individualizado Leque variado: imagens; cores; palavras; imagens + palavras Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

O Professor Não Deve Esquecer… O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Ppautismo O Professor Não Deve Esquecer… Programa educativo depende da idade, das capacidades e das necessidades da criança Aprendizagem feita passo a passo, por etapas Não se deve passar a outra aprendizagem sem que a anterior esteja bem consolidada Introdução das tarefas na actividade diária de forma coerente com os pontos anteriores Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH JOÃO Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo JOÃO O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo OBRIGADA Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo Princípios Orientadores da Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Ppautismo O Ensino Estruturado na Metodologia TEACCH Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo