WORKSHOP Gestão de Pessoas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Advertisements

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
LIDERANÇA.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
Valor Consultoria Empresarial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Gestão do desempenho de pessoas
Coaching lcz.
Avaliação de vendedores
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Motivação e Expectativas
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
- Minister (subordinação ou obediência)
Empreendedorismo pode ser aprendido
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Aprendendo a ser empreendedor
O aluno elaborando conceitos
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Gestão por Competências
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Administração de Recursos Humanos II
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança

Empreendedorismo.
FEEDBACK.
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
6 QUALIDADES GLOBAIS DO FUNCIONÁRIO DESEJADO VISIONÁRIO FORMADOR DE
Inquietações, indagações,
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Mercado de Trabalho.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Processos Administrativos Aula 1
Liderança Contingencial
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Mentoring Coaching.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
A Liderança transformacional
Gestão de Pessoas no Setor Público
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Transcrição da apresentação:

WORKSHOP Gestão de Pessoas

Video

Dinâmica Inicial Fósforos/ Expectativas.

“ Pessoas não podem ser gerenciadas, mas sim lideradas”. GERÊNCIA E LIDERANÇA “ Pessoas não podem ser gerenciadas, mas sim lideradas”.

GERÊNCIA - ÊNFASE NOS PROCESSOS (GERENCIA COISAS) O poder do Gestor vem da Empresa... LIDERANÇA – ÊNFASE NAS PESSOAS (LIDERA PESSOAS) ...o do Líder vem das Pessoas!

LIDERANÇA Peter Drucker – O grande guru da administração. "A única definição de líder é: alguém que possui seguidores.Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.

O LIDER NASCE FEITO? Peter Drucker afirmava que: sim, existem líderes natos, mas que a liderança pode – e deve – ser aprendida.

Equipes e pessoas Processos são realizados por equipes; Equipes são constituídas por pessoas; Pessoas são diferentes, complexas, variáveis e imprevisíveis; Para gerenciar processos, você precisa entender de pessoas.

Video Youtube Sapateado e Liderança – (Tempo 5’40).

Que tipo de Liderança você prefere exercer? Exercício Que tipo de Liderança você prefere exercer?

Dinâmica “Embradier” - (Construindo aviões.)

Ferramentas de Gestão

1- Ciclo PDCA Melhorias contínuas, Gestão de conhecimento.

2- DINÂMICAS DE GRUPO Conjunto de técnicas e metodologias que tratam do fenômeno do comportamento humano em grupos. Sua orientação é a busca de mudanças de comportamento, tendo em vista a afetividade do desempenho grupal.

3 -LIDERANÇA SITUACIONAL A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade. Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:

3.1 - Direção A liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança

3.2 - Orientação Este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.

3.3 - Apoio O líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.

3.4 - Delegação Ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças.

4 - GESTÃO POR COMPETÊNCIA Competência - capacidade de uma pessoa gerar resultados de acordo com os objetivos organizacionais, está baseada numa tríade conhecida como: C.H.A. Conhecimento+Habilidade+Atitude=Resultado

Prática/Vivência/Domínio do conhecimento (saber fazer) C.H.A. C = Formação acadêmica/Conhecimento teórico (o que devo fazer) H = Prática/Vivência/Domínio do conhecimento (saber fazer) A = Emoções/Valores/Sentimentos/Comportamento humano (querer fazer)

5 - ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO Os dados extraídos dessa conversa podem sinalizar a revisão das competências dos pares e do gestor desse colaborador que está se desligando.É uma oportunidade para a empresa avaliar seus processos, suas lideranças e, por que não dizer, suas estratégias de negócio.

6 - FEEDBACK É informação, verbal ou não, que ajuda a perceber como o seu comportamento está afetando os outros. É uma oportunidade que temos de nos vermos com os olhos dos outros. Quando bem dado, funciona como uma poderosa fonte de crescimento pessoal.

Dando e Recebendo Feedback Dando - Ser descritivo; - Referir-se ao comportamento; - Abrir alternativas para o outro. Recebendo - Ouvir; - Esclarecer; - Agradecer.

Os 4 Cs do Feedback Cessar de fazer. Continuar a fazer. Começar a fazer. Corrigir o jeito de fazer.

A falta que o espelho faz “Quando não sabemos como somos vistos pelos outros , aumentamos os riscos de repetir os mesmos comportamentos que estão impedindo nosso crescimento”.

7 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos colaboradores, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho.

7.1 - Dicas para entrevista de avaliação Estimule a comunicação em duas vias; Sempre, mencione primeiro os pontos fortes; Concentre-se no desempenho com fatos e dados; Obtenha um acordo claro. Evite: Críticas destrutivas; Julgamentos; Contaminar-se pelos sentimentos pela pessoa; Basear-se apenas em opiniões; Contaminar-se com fatos recentes.

8 - Coaching Representa as atuações do líder voltadas para ajudar os seus subordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento, atuando como facilitador e acompanhando e ajudando cada subordinado a descobrir a forma de expressar melhor os seus talentos de forma a melhor atingir os objetivos pessoais e coletivos.

8.1 – Coach é alguém que... - Faz você compreender algo que lhe abre novos horizontes; Ajuda você a descobrir um talento, uma habilidade adormecidos, que você não percebia que tinha; O encoraja a buscar superação; Enriquece-o com idéias e informações; Rebate suas idéias sem ferir seu ego;

8.1 – Coach é alguém que... Acredita em você e incentiva-o a olhar além; Ensina-lhe o valor de uma atitude positiva e estimula seus comportamentos nessa direção; Investe no seu desenvolvimento e sente prazer em vê-lo crescer; Mostra-lhe, com seu exemplo, o valor de aprender continuamente!

“ O futuro está nas mãos daqueles que souberem oferecer às gerações vindouras, razões de vida e de esperança. Teillard Chardin

Motivando com Criatividade – Daniel Godri Video Final Motivando com Criatividade – Daniel Godri