Planejamento Estratégico FACOM – etapa de levantamento de informações Caros colegas, a partir da proposta de metodologia desenvolvida pelas professoras Alda e Célia e das discussões na reunião da última quarta-feira, tomei a liberdade de montar uma planilha por GTS, com os objetivos de informações a serem levantadas, as metas desses insumos para nosso Planejamento Estratégico e os integrantes de cada GT. Alguns quadros, como verão, estão incompletos, pois não anotei todos os nomes e peço que preencham e complementem o que falta. Quem não estava na reunião também pode e deve se integrar nesse esforço inicial de levantamento e sistematização de insumos para que possamos ter condições de realizar uma análise competente de nossa realidade e assim compreender e apontar onde estamos e para onde queremos ir. Lembro que temos o compromisso de entregar as informações referentes a cada grupo até o dia 8 de maio. Espero ter ajudado. Abraço a todos. Rosane
Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT FACOM.Identificar o que já foi construído sobre a visão, a missão e a filosofia da Faculdade (PE anterior, PPC anterior e atual), Plano comunicação Facom 2010);. Levantamento de infra- estrutura atual (documentos existentes e checagem) – laboratórios, salas, equipamentos). Levantamento de recursos humanos (funcionários);. Prospecção de defasagem atual.. Levantamento de informações do cenário local/regional de cursos de comunicação. Contribuir com informações para a construção do diagnóstico interno da Facom; da análise de cenário e na discussão da visão, missão e filosofia da faculdade. Carolina Venturini Rosane Steinbrenner Brenda Taketa
Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT DOCENTEDiagnosticar o perfil do corpo docente; Identificar áreas de atuação do docente (academia e mercado); Identificar os locais de atuação do docente na UFPA; Identificar professores e áreas de atuação de outras unidades que prestam serviços (aulas) na Facom; Contribuir para identificar as forças e fragilidades de nosso corpo docente, as atuais parcerias com outras faculdades e instituições e as potenciais diante do que apontar os objetivos estratégicos do PE. (por favor preencher, pois não anotei os integrantes de todos os GTS)
Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT DISCENTE Identificar o perfil do aluno por meio de dados da PROGEP e outros, considerando: indicadores socio-econômicos, local de moradia, cotistas e não cotistas, idade ingresso, gênero; tempo de permanência no curso; índices de evasão; Identificar a evolução do tempo de entrega de tccs; Identificar o perfil do egresso e sua atuação por meio de questionário enviado para ex- alunos por amostragem não aleatória (direcionada); Levantar descrição conceitual do PPC anterior e atual (em discussão); Contribuir para identificar o perfil atual de nossos alunos e egressos; as mudanças desse perfil na última década e as perspectivas, desafios e demandas futuras para a formação dos discentes da Facom. E assim, ajudar a responder a pergunta: que profissional de comunicação queremos e devemos formar? Pedro Paes Loureiro Rosane e Brenda (apoio) Brunella e Cristopher
Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT PPC Mapear as disciplinas do campo teórico e prático; Identificar a funcionalidade dos laboratórios; (creio que seria importante complementar os objetivos quanto ao levantamento de informações a partir da discussão dos integrantes do GT) Contribuir para diagnosticar se o PPC está cumprindo as suas diretrizes; E para avaliar se está em consonância com a sociedade contemporânea e as demandas regionais. (por favor preencher, pois não anotei os integrantes de todos os GTS)
Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT Projetos (Pesquisa e Extensão) Mapear os projetos de pesquisa e extensão na Facom; Levantar a produção científica dos projetos; Levantar número de bolsistas, técnicos e colaboradores dos projetos; ( sugiro incluir aqui as dissertações já defendidas no PPGCOM e as previstas) Contribuir para reconhecer e dimensionar o cenário atual da Extensão e da Pesquisa na FACOM e PPGCOM (quem pesquisa, o que pesquisa e com quem pesquisa (parcerias, financiadores, colaboradores); Contribuir para identificar perspectivas e oportunidades de expansão e evolução nos dois campos. Netília Seixas Élida Cristo (foi quem anotei)
Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT Cursos Identificar potenciais de novos cursos na Facom (nova habilitação ?); Levantar possibilidades e oportunidades de cursos de interiorização pela Facom; Identificar demanda, oportunidade e condições necessárias para a oferta de cursos de especialização; Relação Facom e PPGCOM. (importante detalhar mais o que se quer levantar de informação nesse ítem e com que finalidade) Contribuir para o entendimento se a oferta de novos cursos deve se constituir como um dos objetivos estratégicos da FACOM; Contribuir para a elaboração de possíveis ofertas de novos cursos. (por favor preencher, pois não anotei os integrantes de todos os GTS)