Planejamento Estratégico FACOM – etapa de levantamento de informações Caros colegas, a partir da proposta de metodologia desenvolvida pelas professoras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação de Projetos I
Advertisements

Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Planejamento geral de um curso
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Iº Seminário de Avaliação da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado Roberto Carvalho – Diretoria de Ensino e Serviços.
Plano de Desenvolvimento da Escola
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Planejamento e projetos sociais:
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Disciplina: Estágio Supervisionado I
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Missão, Visão e Objetivos
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Currículo Quais são as finalidades do curso?
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Introdução ao Serviço Social
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
PLANEJAMENTO DE ENSINO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico FACOM – etapa de levantamento de informações Caros colegas, a partir da proposta de metodologia desenvolvida pelas professoras Alda e Célia e das discussões na reunião da última quarta-feira, tomei a liberdade de montar uma planilha por GTS, com os objetivos de informações a serem levantadas, as metas desses insumos para nosso Planejamento Estratégico e os integrantes de cada GT. Alguns quadros, como verão, estão incompletos, pois não anotei todos os nomes e peço que preencham e complementem o que falta. Quem não estava na reunião também pode e deve se integrar nesse esforço inicial de levantamento e sistematização de insumos para que possamos ter condições de realizar uma análise competente de nossa realidade e assim compreender e apontar onde estamos e para onde queremos ir. Lembro que temos o compromisso de entregar as informações referentes a cada grupo até o dia 8 de maio. Espero ter ajudado. Abraço a todos. Rosane

Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT FACOM.Identificar o que já foi construído sobre a visão, a missão e a filosofia da Faculdade (PE anterior, PPC anterior e atual), Plano comunicação Facom 2010);. Levantamento de infra- estrutura atual (documentos existentes e checagem) – laboratórios, salas, equipamentos). Levantamento de recursos humanos (funcionários);. Prospecção de defasagem atual.. Levantamento de informações do cenário local/regional de cursos de comunicação. Contribuir com informações para a construção do diagnóstico interno da Facom; da análise de cenário e na discussão da visão, missão e filosofia da faculdade. Carolina Venturini Rosane Steinbrenner Brenda Taketa

Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT DOCENTEDiagnosticar o perfil do corpo docente; Identificar áreas de atuação do docente (academia e mercado); Identificar os locais de atuação do docente na UFPA; Identificar professores e áreas de atuação de outras unidades que prestam serviços (aulas) na Facom; Contribuir para identificar as forças e fragilidades de nosso corpo docente, as atuais parcerias com outras faculdades e instituições e as potenciais diante do que apontar os objetivos estratégicos do PE. (por favor preencher, pois não anotei os integrantes de todos os GTS)

Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT DISCENTE Identificar o perfil do aluno por meio de dados da PROGEP e outros, considerando: indicadores socio-econômicos, local de moradia, cotistas e não cotistas, idade ingresso, gênero; tempo de permanência no curso; índices de evasão; Identificar a evolução do tempo de entrega de tccs; Identificar o perfil do egresso e sua atuação por meio de questionário enviado para ex- alunos por amostragem não aleatória (direcionada); Levantar descrição conceitual do PPC anterior e atual (em discussão); Contribuir para identificar o perfil atual de nossos alunos e egressos; as mudanças desse perfil na última década e as perspectivas, desafios e demandas futuras para a formação dos discentes da Facom. E assim, ajudar a responder a pergunta: que profissional de comunicação queremos e devemos formar? Pedro Paes Loureiro Rosane e Brenda (apoio) Brunella e Cristopher

Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT PPC Mapear as disciplinas do campo teórico e prático; Identificar a funcionalidade dos laboratórios; (creio que seria importante complementar os objetivos quanto ao levantamento de informações a partir da discussão dos integrantes do GT) Contribuir para diagnosticar se o PPC está cumprindo as suas diretrizes; E para avaliar se está em consonância com a sociedade contemporânea e as demandas regionais. (por favor preencher, pois não anotei os integrantes de todos os GTS)

Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT Projetos (Pesquisa e Extensão) Mapear os projetos de pesquisa e extensão na Facom; Levantar a produção científica dos projetos; Levantar número de bolsistas, técnicos e colaboradores dos projetos; ( sugiro incluir aqui as dissertações já defendidas no PPGCOM e as previstas) Contribuir para reconhecer e dimensionar o cenário atual da Extensão e da Pesquisa na FACOM e PPGCOM (quem pesquisa, o que pesquisa e com quem pesquisa (parcerias, financiadores, colaboradores); Contribuir para identificar perspectivas e oportunidades de expansão e evolução nos dois campos. Netília Seixas Élida Cristo (foi quem anotei)

Levantamento de informações para fins de avaliação de cenário e diagnóstico interno da FACOM GTObjetivosMetaIntegrantes GT Cursos Identificar potenciais de novos cursos na Facom (nova habilitação ?); Levantar possibilidades e oportunidades de cursos de interiorização pela Facom; Identificar demanda, oportunidade e condições necessárias para a oferta de cursos de especialização; Relação Facom e PPGCOM. (importante detalhar mais o que se quer levantar de informação nesse ítem e com que finalidade) Contribuir para o entendimento se a oferta de novos cursos deve se constituir como um dos objetivos estratégicos da FACOM; Contribuir para a elaboração de possíveis ofertas de novos cursos. (por favor preencher, pois não anotei os integrantes de todos os GTS)