Gestão da Tecnologia da Informação

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Gestão da Tecnologia da Informação Profª MSc. Lucinéia Maia

Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação Como usar os sistemas de informação para conquistar vantagem competitiva

Modelo das forças competitivas de Porter Novos entrantes no mercado Produtos substituídos Novas empresas podem desfrutar de várias vantagens. Paradoxalmente, essas vantagens são também sua fragilidade Quanto mais produtos e serviços substitutos houver em seu setor, menos controle sobre os preços você terá e menores serão suas margens de lucro. A empresa Concorrentes Fornecedores Clientes Quanto mais fornecedores tiver uma empresa, maior controle poderá exercer sobre eles em termos de preço, qualidade e prazos de entrega O poder dos clientes cresce quando eles podem facilmente mudar para os produtos e serviços de um concorrente UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Estratégias de sistemas de informação para lidar com as forças competitivas Estratégia básica: alinhe a TI com os objetivos de negócios Identifique a estratégia e as metas de seu negócio Transforme essas metas estratégicas em atividades e processos concretos Defina de que maneira irá avaliar o progresso em direção às metas do negócio (ou seja, as métricas) Pergunte-se: como a tecnologia de informação pode me ajudar a progredir rumo às metas empresariais e de que maneira ela vai aprimorar os processos e as atividades de negócio? Avalie o desempenho atual. Deixe que os números falem. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Estratégias de sistemas de informação para lidar com as forças competitivas Liderança em custos Utilização de sistemas de informação para alcançar os mais baixos custos operacionais e os menores preços. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Estratégias de sistemas de informação para lidar com as forças competitivas Diferenciação do produto Utilização de SI para facilitar a criação de novos produtos e serviços, ou torne significativamente mais conveniente para o cliente usar seus atuais produtos e serviços. SI para criar serviços e produtos que se ajustem à especificações precisas de clientes individuais. Customização em massa UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Estratégias de sistemas de informação para lidar com as forças competitivas Foco em nicho de mercado Utilização de TI para estabelecer um foco de mercado específico e atenda a esse estreito alvo melhor do que a concorrência. SI produzem dados que permitem técnicas de venda e de marketing perfeitamente afinadas. Tratam a informação como uma mina de recursos que a organização pode “explorar” para aumentar a produtividade e a penetração no mercado. SIs habilitam as empresas a analisar precisamente os modelos de compra, os gostos e preferências dos clientes, de modo que elas possam lançar com eficiência campanhas de propaganda e marketing dirigidas a mercados-alvo cada vez menores. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Estratégias de sistemas de informação para lidar com as forças competitivas Intimidade com o cliente ou fornecedor SI para estreitar laços com fornecedores e aumentar a proximidade com os clientes UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Conceitos de estratégia competitiva Forças competitivas Novos concorrentes Ameaça de substitutos Clientes Fornecedores Concorrentes Diferenciação Liderança de custo Inovação Estratégias competitivas Crescimento Aliança Outras estratégias UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Usos Estratégicos da TI Reduzir custos Usar a TI para reduzir substancialmente o custo de processos empresariais Usar a TI para reduzir os custos dos clientes e fornecedores Diferenciar Desenvolver novos dispositivos de TI para diferenciar produtos e serviços Utilizar dispositivos de TI para reduzir as vantagens de diferenciação dos concorrentes Utilizar dispositivos de TI para concentrar-se em produtos e serviços em nichos de mercado Inovar Criar novos produtos e serviços que incluam componentes de TI Fazer alterações radicais nos processos empresariais utilizando TI Desenvolver novos mercados ou nichos de mercado exclusivos com a ajuda de TI Promover crescimento Utilizar TI para administrar a expansão dos negócios regional e mundial Utilizar TI para a diversificação e a integração em outros produtos e serviços Desenvolver alianças Utilizar TI para criar organizações virtuais de parceiros comerciais Desenvolver sistemas de informação interorganizacionais conectados pela Internet, extranets ou outras redes que apoiem relações empresariais estratégicas com clientes, fornecedores, subcontratados e outros. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Empresas e estratégias competitivas Outros usos estratégicos da Tecnologia da Informação Desenvolver sistemas de informação interempresariais cuja conveniência e eficiência criam custos de troca que isolam clientes ou fornecedores. Fazer importantes investimentos em aplicações avançadas de TI que erguem barreiras à entrada de concorrentes internos ou externos ao setor. Incluir componentes de TI em produtos e serviços para dificultar a substituição de produtos ou serviços concorrentes. Alavancar investimentos em pessoal, hardware, software, bancos de dados e redes de SI de utilização operacional em aplicações estratégicas. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

O impacto da Internet na vantagem competitiva Força Competitiva Impacto da Internet Produtos ou serviços substituídos Permite que novos substitutos surjam com novas abordagens para atender necessidades e executar funções Poder de barganha dos clientes A possibilidade de informações globais sobre preços e produtos leva o poder de barganha para o consumidor Poder de barganha dos fornecedores A Internet tende a aumentar o poder de barganha sobre os fornecedores. Os fornecedores também podem se beneficiar das barreiras reduzidas à entrada e da eliminação de distribuidores e de outros intermediários entre eles e suas clientela Ameaças de novos entrantes A Internet reduz as barreiras à entrada nos mercados, bem como a necessidade de uma força de vendas, acesso a canais e estrutura física. Ela oferece tecnologia direcionadora do processo de negócio que torna as demais tarefas fáceis Posicionamento e rivalidade no setor Amplia a abrangência geográfica do mercado, aumenta o número de concorrentes e reduz as diferenças entre concorrentes, tornando mais difícil manter as vantagens operacionais, pressionando para a competição por preço UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Referência Laudon, C. Kenneth. Laudon, P. Jane. Sistemas de Informação Gerenciais. 9a Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. O'BRIEN, J. A. Sistemas de Informaçao e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 3ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2010. UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia

Exercícios Como uma empresa poderia utilizar a tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em TI para constituir uma plataforma estratégica que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seu mercado? UFOP/ICEA/DECEA - Sistemas de Informação. Gestão da Tecnologia da Informação. Profª MSc. Lucinéia Maia