Seguridade Social - Conceito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
4 a 6 de dezembro de 2009 Brasília - DF. Os desafios para alcançar a universalização da seguridade social Renato Francisco dos Santos Paula Ministério.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Direito Constitucional II
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Direito Tributário Sergio Karkache
Fundamentos de Economia
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
“A importância da participação e representatividade dos Aposentados no Congresso Nacional e no Movimento Sindical”
Profª Maria Cecilia Ziliotto
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
IAPE Seção Bahia I CONGRESSO DE SEGURIDADE SOCIAL
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
Políticas Públicas Municipais
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
Evolução Social do Trabalho
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
Seguridade Social Orçamento da União Fontes de financiamento
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
– Análise financeira do período 1995 – 2006
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Previdência Complementar 2012
Aula 6– PREVIDÊNCIA SOCIAL E ASSISTÊNCIA SOCIAL
I Encontro Norte-Riograndense sobre Previdência Social (OAB/RN)
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
REFORMA SANITÁRIA.
A Politica de Assistência Social
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Roteiro da Aula Convivência
Direito Previdenciário Aula 2
Categorias específicas do Direito Urbanístico
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Direito Previdenciário
Fundamentos de Economia
Direito à saúde e defesa do consumidor
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Lei orçamentária anual - loa
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
DIREITO À SAUDE.
AULA 2015 Direito Previdenciário
A IMPORTÂNCIA DO DIREITO PREVIDÊNCIÁRIO
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
AULA 2015 Direito Previdenciário
. O que é uma política pública?
A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILANTROPIA A NOVA LEI DE FILAa nova NTROPIA Legislação de Assistência Social – Impacto nas entidades 23 de outubro.
Profa. Silvia Bertani.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Gestão Sindical Gestão Financeira PESQUISA IBOPE – ÍNDICE DE CONFIABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Seguridade Social - Conceito Resumo: A seguridade social é o conjunto de ações e instrumentos por meio do qual se pretende alcançar uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos. Essas são diretrizes fixadas na própria Constituição Federal no artigo 3º. Ou seja, o sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência, provendo-lhe a assistência e recursos necessários para os momentos de infortúnios. É a segurança social, segurança do indivíduo como parte integrante de uma sociedade.

SEGURIDADE SOCIAL (Segurança Social) – (Constituição Federal, artigos 194 e seguintes). A seguridade social é definida na Constituição Federal, no artigo 194, caput, como um “conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. É, portanto, um sistema de proteção social que abrange os três programas sociais de maior relevância: a previdência social, a assistência social e a saúde.

Seguridade Social As bases do financiamento CONSTITUIÇÃO DE 1988 Artigo 195: A Seguridade será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados e Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I – do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a folha de salários (...) a receita ou o faturamento o lucro II – do trabalhador (...) III – sobre a receita do concurso de prognósticos

As bases do financiamento Previsão de outras fontes de receita, além da contribuição sobre a folha de salários: “Como lembrado e determinado pelo Legislador Constituinte, num país com vasta mão-de-obra agrícola ou urbana com baixos salários e ocupação precária, não é possível conceber um sistema de amparo à velhice, morte ou invalidez baseado exclusivamente em contribuições regulares dos trabalhadores.” Seguridade e Desenvolvimento: Um Projeto para o Brasil, ANFIP, Janeiro de 2003

Mundo do Trabalho e Desafios Neoliberalismo Quebra do Estado de Bem Estar Social Visão negativa do estado promovida pelos neoliberais (elefante branco) Predomínio das concepções de mercado

Cenário consequente Fim da base para manutenção de direitos, em virtude da: Poucos empregos formais e predomínio da informalidade Corrupção generalizada em governos e empresários

Desafios para os Sindicatos e a manutenção de direitos Sindicato e Projeto de Sociedade inclusiva na concepção de direito universal de toda pessoa; Organização Social, Política e Financeira capaz de assegurar um estado que ampare o cidadão na suas dificuldades; Papel do Sindicalismo combativo numa sociedade de cunho capitalista neoliberal

A Ação Sindical Desafiada pela necessidade de estarmos presente em vários espaços; Situação de cegueira situacional provocada pelo sistema Cidadão está desatento ao papel do estado Há muita reclamação, mas pouca ação para reverter o viés de mercado que perpassa o estado brasileiro

Nos sindicatos Preparar mais dirigentes para a intervenção Dotar as bases para enfrentamento das situações de ataque aos direitos Conhecer os instrumentos constitucionais de defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs. A luta pelo emprego formal O risco do pseudo-assistencialismo (sindicatos assumir assistência a saúde)

A defesa da Seguridade Social Advem de muito estudo; Presença no cotidiano dos/as trabalhadoras Visão mais ampla de projeto de sociedade Muita mobilização social O MOMENTO É DESAFIADOR AO MOVIMENTO SINDICAL

OBRIGADO! Gilmarsoares.ferreira@gmail.com