Gestão de Projetos Professor Marcos Silva “ Mudanças e instabilidades são oportunidades. Podem ser vistas como ameaças e dificuldades para muitos- mas todas precisam ser exploradas como uma oportunidade- para fazer algo diferente, novo e, acima de tudo, fazer algo melhor, mais estruturado, produtivo e lucrativo” Prof. Peter Druker
Matriz Curricular (Teórica 24h e Prática 12h) POS240Gerenciamento de Projetos Estrutura de Gestão de Projetos; A prática de implementação de projetos; Processos de Iniciação, Planejamento, Controle, Execução e Finalização de Projetos; Feed-Back, Acompanhamento e Avaliação de Projetos; Projetos Estratégicos. Avaliação de viabilidade de projetos EMENTA
Bibliografia Básica HARVARD Business Review, Gestão e Implantação de Projetos. 1º Edição. São Paulo: Campus KERZNER,H. Gestão de Projetos. 2º Edição. São Paulo: Bookman THIRY-CHERQUES,H.R, Modelagem de Projetos. 2º Edição. São Paulo: Atlas Vargas, R.V.”Manual Prático do Plano de Projetos”. 3º ed. Rio de Janeiro: Brasport, Bibliografia Complementar Portny, Stanley E. “Gerenciamento de projetos para leigos: Tornando tudo mais fácil”. 2º ed. São Paulo: Alta Books, Dismore, Paul Campbell. “Gerenciamento de projetos: como gerenciar seu projeto com qualidade dentro do prazo e custos previstos”- Rio de Janeiro: Qualitymark, Keeling, Ralph. “Gestão de projetos: uma abordagem global”- São Paulo: Saraiva, Dismore, Paul Campbell. “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos:livro base de preparação para certificação PMP-Project Management Professional”. 2º ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, Referência Bibliográfica
Gestão de Projetos Uma abordagem global Cenário e alinhamento conceitual. Definição de projeto. O que constitui um projeto; O que é um projeto? Projetos e seu gerenciamento. O ambiente onde os projetos acontecem. Ciclo de vida do projeto. O gerente de projetos. Mandamentos do gerenciamento de projetos. Características e benefícios da gestão de projetos.
O Novo Mundo da Gestão “ Embora confortável e previsível, a antiga vida organizacional está desaparecendo rapidamente. A nova lógica não é como os modismos que permearam a administração durante as últimas décadas. Ao contrário, representa uma mudança fundamental na forma como as organizações atuarão no futuro. As pessoas capazes de desenvolver as habilidades organizacionais que seguem a nova lógica sobreviverão. Os que não desenvolverem essas habilidades se tornarão tão obsoletos quanto operários desqualificados em uma indústria de alta tecnologia.” Edward Lawler
Um primeiro pensamento. No momento em que o aumento das taxas de desemprego é uma realidade em todo o mundo, sobretudo pela forte redução dos postos de trabalho no setor secundário da economia(produção industrial), a área de serviços ganha força e relevância para o desenvolvimento econômico e social dos países. No entanto, diferentemente dos setores primário e secundário- intensivos em mão-se-obra- o setor de serviços-intensivo em conhecimento-exige das pessoas e dos grupos de trabalho grande capacidade intelectual e muita criatividade para o desenvolvimento de alternativas e de soluções inovadoras.
Um desafio. Se por um lado o setor de serviços representa inúmeras oportunidades de negócios para as empresas, por outro lado, fatores como abertura de mercado, estabilização da moeda e a concorrência contribuem para a ampliação do poder de escolha dos consumidores e impõem desafios à competitividade das empresas brasileiras.Frente a essas contingências, percebe-se que no Brasil o setor de serviços vem há algum tempo experimentando um processo contínuo de redefinição de suas estratégias e adequação de suas práticas.
A mudança. Nesse contexto socioeconômico, os atores no setor de serviços necessitam cada vez mais encontrar alternativas criativas e concretas que possibilitem a melhoria constante e sistemática da qualidade, da produtividade e da inovação, garantindo, assim, a geração de vantagens competitivas sustentáveis para sua empresa.
Uma constatação Os serviços estão presentes na vida de cada cidadão, todos os dias: serviços de alimentação, comunicação e de emergência, para ficar em apenas algumas categorias. Nosso bem estar e a saúde da nossa economia baseiam-se atualmente nos serviços. Atividades como a manufatura e a agricultura serão sempre necessárias, mas o fato é que existem limites para o que podemos consumir e usar, tanto de alimentos quanto de produtos. Já os serviços são amplamente experimentáveis e exploráveis, e o nosso apetite por eles será sempre ilimitado.
Liderando num mundo de mudança, ou em mudança?Mudança. O que está acontecendo agora e quais mudanças estão à vista?Princípios. A quais princípios eu posso recorrer para fazer as melhores escolhas?Escolha. Quais as minhas escolhas e a que resultados elas levam? Liderando num mundo de mudança, ou em mudança?Mudança. O que está acontecendo agora e quais mudanças estão à vista?Princípios. A quais princípios eu posso recorrer para fazer as melhores escolhas?Escolha. Quais as minhas escolhas e a que resultados elas levam?
O papel dos serviços na economia “Os serviços estão no centro da atividade econômica de qualquer sociedade” Serviços de infra estrutura são pré-requisitos para evolução até a industrialização. Na economia industrializada serviços são mais baratos e eficientes. Empresas de serviços são mais focadas que as de manufatura. Fundamental para funcionamento da sociedade e melhor qualidade de vida. Funções estritamente domésticas são motivos para prestação de serviços. Serviços públicos essenciais são fundamentais para que a economia prospere.
A importância dos Serviços na economia “ É imperativo reconhecer que os serviços não são atividades meramente periféricas, mas, sim, parte integrante da sociedade; estão presentes no cerne da economia e são fundamentais para que esta se mantenha sadia e funcional.”
Definição de Serviços “Muitas definições de serviços contêm um tema comum quanto a intangibilidade e consumo simultâneo.” Serviços são atos, processos e o desempenho de ações. (Valerie A. Zeithaml e Mary Jo Bitner, Services Marketing, MCGraw-Hill, New York, 1996,p.50 Um serviço é uma experiência perceptível, intangível, desenvolvida para um consumidor que desempenha o papel de co-produtor (James Fitzsimmons) Uma definição precisa de bens e serviços deve distingui-los com base em seus atributos. Um bem é um objeto físico tangível ou produto que pode ser criado e transferido;ele tem uma existência através do tempo e, desse modo, pode ser criado e usado simultaneamente ou quase simultaneamente. Embora o consumidor não possa conservar o serviço real após ele sido produzido, o efeito do serviço pode ser mantido.(Earl Sasser,R. Paul Olson e D.Daryl Wyckoff, Management of Service Operations, Alyn e bacon, Boston, 1978,p.8)