LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – IPTU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
IV Encontro Regional Paulista de Administrações Tributárias Municipais Elementos para Eficácia da Administração Tributária Municipal RIBEIRÃO PRETO – JUNHO/2012.
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Imposto Territorial Rural (ITR)
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
FUNDOS DE INVESTIMENTOS REGIONAIS
Impostos de competência privativa Impostos do Município.
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
AUTONOMIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA NOS MUNICÍPIOS: UMA NOVA VISÃO
Como navegar pelas telas de explicação?

Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
Audiência Pública Planta Genérica de Valores
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Oficina: Palestrante: Aspectos técnicos da Planta de
Organização dos cadastros
Administração Tributária
AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina.
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO TRIBUTO
Legislações - Visibilidade do Outeiro e do Convento da Penha Audiência Pública Vitoria, 2009 Prefeitura Municipal de Vitória Secretaria de Desenvolvimento.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
PRESTAÇÃO DE CONTAS NOVEMBRO/14
Planejamento na Gestão Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
Instrumentos Urbanísticos
IPTU 2011 Por Alexandre Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Arquitetura ou Engenharia civil ?
30 DE MARÇO DE 2011 FORTALEZA-CE. Alexandre Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
Prof. Alessandro Lucas Santos
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Dieter Janssen Prefeito de Jaraguá do Sul Presidente da AMVALI.
Professor Espec. Leonardo Pereira. Dispõe sobre os preços a serem praticados nas operações de compra e de venda de bens, serviços ou direitos efetuados.
SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
Licitação Lei 8.666/93.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
SPED CONTÁBIL SEMINÁRIO SPED CPM / Fazesp.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 1 APRESENTAÇÃO Módulo 1  Introdução  Perfil da Construção – Pesquisa SENAI / CNI  Estudos de Viabilidade.
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
DIREITO ADMINISTRATIVO
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil.
Instrumentos de indução do desenvolvimento urbano
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta.
Marília, 25 de Novembro de 2010 Análise Evolução do IPTU no Município de Marília - SP.
Fernando Bonfá de Jesus
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
A PROPOSTA CAPIXABA DE CONTROLE EXTERNO DA ESTRUTURA LEGISLATIVA, FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL.
Transcrição da apresentação:

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – IPTU ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – IPTU Carlos Barbosa - RS 1

PLANTA GENÉRICA DE VALORES 2

LEGISLAÇÃO LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966 – Código Tributário Nacional SEÇÃO II Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana Art. 33. A base do cálculo do imposto é o valor venal do imóvel. E, segundo o que nos ensina De Plácido e Silva, em sua obra Vocabulário Jurídico (Editora Forense, 3a Edição, pág. 456), é o mesmo que valor venal: VALOR VENAL. É o valor de venda, ou o valor mercantil, isto é, o preço por que as coisas foram, são ou possam ser vendidas. No mesmo sentido é também o entendimento de Aliomar Baleeiro (in Direito Tributário Brasileiro, Editora Forense, 10a Edição, pág. 157): Valor venal é aquele que o imóvel alcançará para a compra e venda à vista, segundo as condições usuais do mercado de imóveis. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

TCE/RS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL RELATÓRIO DE AUDITORIA ORDINÁRIA TRADICIONAL ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO Nº 01/2009 (final) PROCESSO Nº 4848-0200/09-7 ORDEM DE AUDITORIA Nº 805/2009 UNIDADE AUDITADA: Executivo Municipal MUNICÍPIO: Carlos Barbosa ADMINISTRADOR RESPONSÁVEL: Fernando Xavier da Silva EXERCÍCIO EXAMINADO: 2009 PERÍODO DE VERIFICAÇÃO: 10/05 a 14/05/2010 RELATÓRIO ELABORADO MEDIANTE: Verificação in loco EQUIPE DE AUDITORIA: Elson Varela Schemes    Marco Antonio Schmitz      Volmir Cagol ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL VOTO DO RELATOR (Conselheiro Iradir Pietroski): [...] Por tais motivos, afasto a glosa sugerida pela área técnica, entretanto, anuindo em parte com o parecer do Órgão Ministerial, ADVIRTO OS GESTORES ACERCA DA NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO DA TABELA DE IPTU, de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras, Segurança e Trânsito. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

TCE/RS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL RELATÓRIO DE AUDITORIA ORDINÁRIA TRADICIONAL   ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO Nº 01/2011 (Final)   PROCESSO Nº 0971-0200/11-4 ORDEM DE AUDITORIA Nº 374/2011 UNIDADE AUDITADA: Executivo Municipal MUNICÍPIO: Carlos Barbosa ADMINISTRADOR RESPONSÁVEL: Fernando Xavier da Silva EXERCÍCIO EXAMINADO: 2011 PERÍODO DE VERIFICAÇÃO: 05/03 a 09/03/2012 RELATÓRIO ELABORADO MEDIANTE: Verificação in loco. EQUIPE DE AUDITORIA: Volmir Cagol Eduardo Boff Cruz       Osmar Pessotti ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TCE/RS A Lei Municipal nº 2.310/2009, que estabelece o Código Tributário Municipal e consolida a legislação tributária municipal (fls. 281 a 293), disciplina, como regra geral, que a base de cálculo do IPTU é o valor venal total do imóvel, devidamente corrigido pelo estado de conservação e pelo fator de comercialização (artigo 9º - fls. 281, 282 e 289). Ainda, assim determinam seus artigos 10 e 21, e seus respectivos § 3º e parágrafo único (fls. 283 e 285): Art. 10 – O valor venal do terreno, base de cálculo do tributo, será calculado de acordo com as fórmulas de cálculo constantes do Anexo I desta Lei, qual seja, pelo produto da área real do terreno, pelo valor unitário padrão do m² (metro quadrado) por face de quadra, segundo o estabelecido na Planta de Valores Genéricos de Terrenos, constante no Anexo II desta Lei e pelos respectivos fatores de homogeneização constantes do Anexo I desta Lei. [...] § 3º. O valor unitário padrão do m² por face de quadra de que trata este artigo deverá ser revisto e atualizado anualmente, com base nas variações de preços de mercado. Art. 21 – Para fins de avaliação venal da edificação será fixada uma Planta de Valores Genéricos das Edificações com os valores unitários por m² de área construída para os diferentes padrões construtivos das edificações, constantes do Anexo III desta lei, bem como serão estabelecidos índices genéricos e critérios para sua classificação e normas gerais de aplicação. Parágrafo Único. Os valores unitários padrão de que trata [sic] este artigo deverão ser revistos e atualizados anualmente, com base nas variações de preços de mercado. (destacou-se) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TCE/RS CONCLUSÃO: [...] Necessita, portanto, a Administração, proceder a imediata revisão da planta de valores e a atualização do cadastro imobiliário municipal, sob pena de responsabilização, pois a manutenção da base de cálculo do tributo em valores comprovadamente defasados tende a caracterizar potencial renúncia de receita, prática reprovável e combatida pelo legislador, nos termos definidos no artigo 70 da Constituição Federal e no artigo 14 da Lei de Responsabilidade na Gestão Fiscal. JULGAMENTO EM 05/11/2013 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

REVISÃO DA PLANTA 9

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL AVALIAÇÕES ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

INSCRICAO IMOBILIARIA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ITBI’s INSCRICAO IMOBILIARIA ENDERECO BAIRRO TER. VALOR REAL M² (R$) VALOR LOTE PADRÃO 360,00M² VALOR PGV DIF G/H (%) 103009700080000 Rua Joao Spader Aparecida 300,00 108.000,00 88,98 32.032,80 237,15% 103004800190000 Rua Ciro Mantovani 285,00 102.600,00 76,26 27.453,60 273,72% 103009800030000 Rua Zanetti 210,00 75.600,00 69,91 25.167,60 200,39% 103004400060000 Rua Tiziano Da Fre 195,00 70.200,00 57,18 20.584,80 241,03% 103004200030000 Rua São Pedro 222,00 79.920,00 50,84 18.302,40 336,66% 286,00 102.960,00 275,03% 103004200100000 Rua do Imigrante 283,56% 103004200130000 103010100070000 Rua Vereador Estevão Baseggio 255,64 92.030,40 38,13 13.726,80 570,44% 103003400350000 Rua Monte Castelo 364,54 131.234,40 421,44% 103004600200000 Rua Carlos Breda 297,23 107.002,80 63,55 22.878,00 367,71%   VALOR MÉDIO 255,04 91.813,42 62,97 22.670,18 305,00% 206000400120000 Rua Guerino Piacentini Arcoverde 57,00 20.520,00 22,89 8.240,40 149,02% 206000700140000 Av. Padre Pedro Piccoli 92,00 33.120,00 31,77 11.437,20 189,58% 206000300420000 110,00 39.600,00 380,56% 206000300120000 96,00 34.560,00 202,17% 88,75 31.950,00 27,33 9.838,80 224,73% 105007200040000 Rua Fidencio Mantovani Aurora 225,00 81.000,00 293,49% 105003100090000 Rua Duque de Caxias 205,00 73.800,00 222,58% 105001600150000 Rua Ildo Meneghetti 220,00 79.200,00 82,61 29.739,60 166,31% 104008800050000 Rua Humberto Accorsi 450,00 162.000,00 190,67 68.641,20 136,01% 105005500060200 364,69 131.288,40 91,27% 104008800060000 523,14 188.330,40 174,37% 105003400190000 Rua Presidente Kennedy 358,51 129.063,60 88,03% 335,19 120.668,91 138,0028571 49.681,03 142,89% 104009600210000 Rua Renato Misturini Bela Vista 290,00 104.400,00 407,17% 105000600030000 385,00 138.600,00 95,33 34.318,80 303,86% 104007300050000 Rua Érico Veríssimo 108,04 38.894,40 108,26% 104007500110000 Rua Vinicius de Moraes 238,00 85.680,00 114,42 41.191,20 108,01% 104006400240000 104010500090000 193,23% 104006700120000 Rua Cecilia Meireles 216,00 77.760,00 142,75% 104007500100000 200,00 72.000,00 74,79% 289,00 104.040,00 405,42% 254,00 91.440,00 91,10 32.795,20 178,82% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 102002500090340 Rua 15 de Novembro Centro 530,00 190.800,00 317,82 114.415,20 66,76% 101010000180000 255,00 91.800,00 127,09 45.752,40 100,65% 101010000190000 264,00 95.040,00 107,73% 101010000200000 275,00 99.000,00 116,38% 103000900150000 Rua Salgado Filho 556,00 200.160,00 355,94 128.138,40 56,21% 103000900160000 102000700050000 Rua Garibaldi 325,00 117.000,00 165,26 59.493,60 96,66% 104005100200000 Rua Buarque de Macedo 715,00 257.400,00 228,80 82.368,00 212,50% 104007100030000 Rua Fernando Ferrari 277,00 99.720,00 152,54 54.914,40 81,59% 101010000160000 Rua Presidente Getulio Vargas 256,00 92.160,00 54,91% 104007100280000 Rua Castro Alves 270,00 97.200,00 190,67 68.641,20 41,61% 104007200200000 Rua Almirante Tamandare 250,00 90.000,00 114,42 41.191,20 118,49% 105000200080000 Rua Julio de Castilhos 1997,91 719.247,60 381,34 137.282,40 423,92% 101007600230000 Rua Presidente Getúlio Vargas 545,00 196.200,00 53,12% 104008700060000 Rua Presidente Kennedy 400,00 144.000,00 343,23 123.562,80 16,54% 103002600090000 Rua Floriano Peixoto 410,00 147.600,00 101,68 36.604,80 303,23% 12,38% 101006500280000 Rua Elisa Tramontina 450,00 162.000,00 136,01% Av. Presidente Kennedy 435,00 156.600,00 26,74% 102002500090110 386,94 139.298,40 21,75% 103001000160400 Rua Assis Brasil - Mauricio Cardoso 654,05 235.458,00 444,92 160.171,20 47,00% 105001300060130 Rua Dr. Carlos Barbosa - Antonio A. Guerra 104008500010000 464,86 167.349,60 46,27% 102001000210000 890,17 320.461,20 150,09% 105002800270000 Dr. Carlos Barbosa 275,15 99.054,00 20,26% 105001900130000 582,08 209.548,80 52,64%   VALOR MÉDIO 502,85 181.027,52 268,90 96.805,52 87,00% 101003300210000 Rua 21 de Abril Navegantes 220,00 79.200,00 76,26 27.453,60 188,49% 101001600030000 Rua São Vendelino 303,00 109.080,00 63,55 22.878,00 376,79% 101003500010000 Rua Jose Raimundo Carlotto 198,00 71.280,00 95,33 34.318,80 107,70% 101001300070000 195,00 70.200,00 155,70% 101007700040000 Rua Amalia Sfoggia 335,88% 101008300060000 Rua Marau 225,00 81.000,00 195,04% 101002700070000 200,00 72.000,00 109,80% 101001100080000 257,00 92.520,00 304,41% 101001100070000 271,00 97.560,00 326,44% 101007700030000 240,42 86.551,20 278,32% 101001900170000 Rua São Sebastião 320,86 115.509,60 320,74% 101002900070000 Rua Pinheiro Machado 286,24 103.046,40 200,26% 104006800050000 Rua Expedicionário Dalardino Deitos 296,15 106.614,00 191,26% 253,05 91.098,55 77,73 27.981,97 225,56% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 103000300130000 Rua Joao Pessoa Planalto 445,00 160.200,00 108,04 38.894,40 311,88% 103002100020000 Rua Presidente Castelo Branco 300,00 108.000,00 127,09 45.752,40 136,05% 102003500060000 Rua Rio Branco 500,00 180.000,00 177,95 64.062,00 180,98% 103001300260220 364,69 131.288,40 186,95% 103002300120000 Rua Pe. Anchieta 420,00 151.200,00 165,26 59.493,60 154,14% 102003600110000 670,34 241.322,40 228,80 82.368,00 192,98% 102003900120000 Rua Borges de Medeiros 257,35 92.646,00 44,46 16.005,60 478,83% 102003600120000 613,01 220.683,60 190,67 68.641,20 221,50% 103002300100000 Rua Walter Jobim 456,96 164.505,60 101,68 36.604,80 349,41%   VALOR MÉDIO 447,48 161.094,00 141,23 50.841,60 216,85% 105004900200000 Rua Fioravante Baldasso Ponte Seca 270,00 97.200,00 57,18 20.584,80 372,19% 103005400110000 Rua Imigrante 198,00 71.280,00 50,84 18.302,40 289,46% 103005900060000 Rua Angela Melere 395,00 142.200,00 88,98 32.032,80 343,92% 103005100030000 Rua Irma Antonio Venturini 271,00 97.560,00 204,56% 103007300020000 Rua Portugal 329,00 118.440,00 95,33 34.318,80 245,12% 105006500100000 Rua Pedro Guerra 357,00 128.520,00 180,90% 103010800200000 381,00 137.160,00 328,19% 105008000070000 Rua Rosalina Canal Baldasso 360,00 129.600,00 709,72% 103006100060000 407,88 146.836,80 114,42 41.191,20 256,48% 103012100060000 Rua Santa Helena 247,01 88.923,60 76,26 27.453,60 223,91% 105008200140000 Rua Domingos Canal 229,15 82.494,00 38,13 13.726,80 500,97% 103007600170000 Rua Suíça 461,17 166.021,20 418,29% 334,90 120.563,82 79,97 28.788,90 318,79% 103008900170000 Rua Itália N. S. Fátima 256,26 92.253,60 188% 188,00% 107000700070000 Estrada Jose Chies Santa Clara 140,00 50.400,00 19,05 6.858,00 634,91% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 104000500210000 Rua Joao Demartini Triângulo 220,00 79.200,00 76,26 27.453,60 188,49% 104004900420000* Rua Nossa Senhora do Caravaggio 540,00 194.400,00 114,42 41.191,20 371,95% 10400490002000* Rua N. S. do Caravaggio - R$ 1553,00   0,00 104001900190000 Rua Madre Paulina 223,00 80.280,00 69,91 25.167,60 218,98% 104002800030000 Rua Irmão José Otão 390,00 140.400,00 101,68 36.604,80 283,56% 104004600410000 Rua Independência 245,00 88.200,00 108,04 38.894,40 126,77% 104004900010000 342,02 123.127,20 198,92% 104000700140000 Rua Mascarenhas de Moraes 393,60 141.696,00 63,55 22.878,00 519,35% 104002500070000 323,03 116.290,80 217,69% VALOR MÉDIO 334,58 120.449,25 96,04 34.575,20 248,37% 101005300120000 Rua Alberto Pasqualini Vila Nova 278,00 100.080,00 50,84 18.302,40 446,81% 101009500050000 Rua Bento Goncalves 200,00 72.000,00 162,26% 101009600070000 293,39% 230,00 82.800,00 352,40% 101009600090000 272,00 97.920,00 435,01% 243,00 87.480,00 55,08 19.827,60 341,20% 101007000010000 Rua Nova Brescia Vitória 282,00 101.520,00 88,98 32.032,80 216,93% 102000300160000 Rua Osvaldo Aranha 275,00 99.000,00 209,06% 102000500130000 Rua Rui Ramos 465,20 167.472,00 422,81% 102000600210000 Rua Walter Jobim 182,32% 102000300130000 319,19 114.908,40 258,72% 332,88 119.838,24 94,068 33.864,48 253,88% São Paulo 250,00 90.000,00 44,46 16.005,60 462,30% 103009000100000 Rua Buarque de Macedo 219,10 78.876,00 392,80% 234,55 84.438,00 31,77 427,55% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

PLANTAS DE TERRENOS E EDIFICAÇÕES ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA IMOBILIÁRIAS LOCAIS CONSTRUTORAS DO MUNICÍPIO ITBI´s ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

PLANTA DAS EDIFICAÇÕES INCC - M KAFER JG TIPOLOGIA CATEGORIA UNIDADE VALOR FUTURO VALOR ATUAL VARIAÇÃO   vu/m2 CASA DE MADEIRA ECONÔMICO m² 200,00 104,69 91,04% 112,46 140,00 SIMPLES 300,00 194,42 54,31% 208,86 220,00 MÉDIO 500,00 373,87 33,74% 401,65 400,00 MÉDIO-ALTO 1.000,00 508,48 96,66% 546,24 600,00 ALTO 1.500,00 598,2 150,75% 642,64 800,00 CASA ALVENARIA 224,33 78,31% 240,99 270,00 523,43 14,63% 562,31 550,00 747,76 33,73% 803,30 900,00 MÉDIO ALTO 1016,95 47,50% 1.092,49 1.200,00 1.800,00 1196,41 50,45% 1.285,28 1.600,00 CASA MISTA 280,00 164,51 70,20% 176,73 180,00 380,00 343,97 10,47% 369,52 630,00 553,33 13,86% 594,44 6,99% 897,3 11,45% 963,96 APARTAMENTO 299,11 234,33% 321,32 1000,00 450,00 672,98 722,97 1200,00 1.400,00 56,02% 1400,00 1.700,00 1121,63 51,57% 1.204,95 1700,00 2.000,00 1345,96 48,59% 1.445,94 2000,00 LOJA 1500,00 777,66 28,59% 835,43 1800,00 2400,00 2.300,00 70,88% 3000,00 3.000,00 2018,94 2.168,91 4000,00 2.200,00 CENTRO DE COMPRAS 2.500,00 SALA 269,19 289,19 350,00 44,58% 822,53 45,89% 883,63 950,00 42,65% 2300,00 2500,00 BOX 160,00 149,54 160,66 700,00 448,66 481,98 658,02 51,97% 706,90 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

TANQUE DE ARMAZENAMENTO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL GARAGEM ECONÔMICO m² 120,00 89,72 33,75% 96,40   SIMPLES 500,00 373,87 33,74% 401,65 MÉDIO 700,00 523,43 33,73% 562,31 650,00 MÉDIO ALTO 1.000,00 672,98 48,59% 722,97 750,00 PORÃO 220,00 149,54 47,12% 160,66 350,00 224,33 56,02% 240,99 340,00 SOTÃO 630,00 553,33 13,86% 594,44 900,00 747,76 20,36% 803,30 TELHEIRO 75,00 59,82 25,38% 64,26 300,00 194,42 54,31% 208,86 400,00 299,11 321,32 600,00 60,48% 580,00 GALPÃO 380,00 27,04% PAVILHÃO 448,66 481,98 780,00 598,2 30,39% 642,64 1.300,00 73,85% 980,00 ANTENA metálica m concreto PISCINA m³ 73,86% 418,75 138,81% 449,85 450,00 ALTO 1.500,00 234,33% QUIOSQUE 1.200,00 TANQUE DE ARMAZENAMENTO 2.000,00 TERRAÇO MÉDIO-ALTO TOTAL 49.155,00 32.482,46 51,33% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

PLANTAS DE TERRENOS E EDIFICAÇÕES VARIAÇÃO MÉDIA VALOR VENAL TERRENOS 212,28% VARIAÇÃO MÉDIA VALOR VENAL PREDIAL 51,33% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

RESULTADO COMPILADO NA PVG TERRENOS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

PLANTA GENÉRICA DE VALORES TEMÁTICA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ARTIGOS DE PROTEÇÃO AO CADASTRO Art. 31 A repartição competente do Município poderá efetivar inscrição cadastral e o lançamento fiscal “ex-ofício” de imóveis, quando o contribuinte impedir ou restringir a atuação do agente fiscal ou cadastrador. Art. 32 Fica assegurado ao contribuinte, do recebimento do carnê do IPTU até o vencimento da primeira cota única, o direito à ampla defesa e contraditório referente aos valores lançados, podendo, a seu critério, protocolar manifestação junto ao Poder Público Municipal, requerendo revisão dos valores e/ou da base de cálculo, fundamentando suas razões. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ALÍQUOTAS ATUAIS A ALTERAR Quando se tratar de EDIFICAÇÃO, a alíquota para o cálculo do imposto é de 0,3 %   Quando se tratar de TERRENO, a alíquota para o cálculo do imposto é de 0,9 % ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ÍNDICES DE REAJUSTE Art. 46. Fica autorizado o Poder Executivo a, anualmente, a partir de 2015, corrigir monetariamente, por decreto, o valor venal e as respectivas plantas de valores genéricos dos imóveis:   I – edificações: até o limite do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), verificado no período de janeiro a dezembro imediatamente anterior. II – terrenos: até o limite do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), verificado no período de janeiro a dezembro imediatamente anterior. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ISENÇÕES (IMÓVEL RESIDENCIAL ÚNICO BAIXO PADRÃO) V – de ofício, os imóveis cujo valor venal total não ultrapasse o valor correspondente a 255 (duzentos e cinquenta e cinco) Unidades de Referência Municipal (URMs). ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NOVOS PADRÕES (PISCINA) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NOVAS TIPOLOGIAS - QUIOSQUE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NOVAS TIPOLOGIAS - TERRAÇO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NOVAS TIPOLOGIAS – TANQUE DE ARMAZENAMENTO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES SIMULAÇAO FATORES HOMOGENEIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES INCLINAÇÃO DE TESTADA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TABELA DE FÓRMULAS DE CÁLCULO VALOR VENAL DOS IMÓVEIS a) V = VT + VE Onde: V = valor venal total VT = valor do terreno VE = valor das edificações   b) VT = S x q x fp x fpe x ft x fs x fg x fn S = área do terreno q = valor unitário do m² por face de quadra (PVGT) fp = fator de profundidade fpe = fator de pedologia ft = fator de topografia fs = fator de situação fg = fator de gleba fn = fator nível da rua ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES c) VE =  (An x pn x dn x fc) Onde: An = área construída de cada padrão construtivo pn = valor unitário de cada padrão construído (PVGE) dn = fator de depreciação por conservação fc = fator de comercialização ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FATORES DE HOMOGEINIZAÇÃO PARA TERRENOS   d) profundidade (fp) pe = S/t Onde: pe = profundidade equivalente S = área de terreno t = testada Se, pe < 20, use: d.1) fp = (pe/20)0.5 Se, pe > ou = 20 ou pe = ou < 40, então: d.2) fp = 1 Se, pe > 40 ou pe = ou < 110, use: d.3) fp = (40/pe)0.5 Se, pe > 110, use: d.4) fp = 0,60 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES e) Gleba (fg) Se a área do terreno < 7.200,00 m², então fg = 1,00 Se a área do terreno = ou > 7.200,00 m², fp=1 e então fg = 10 x A-0,45 x t0,20 f) Topografia (ft) plano 1,00 aclive (>10%) 0,90 declive(>10%) 0,80 irregular (combinação demais) 0,60 declive acentuado (>30%) 0,50 aclive acentuado (>30%) 0,70 inclinação de testada (>10%) 0,90 inclinação de testada (>30%) 0,70 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

LEGISLAÇÃO – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES g) Pedologia (fpe) firme (seco) 1,00 rochoso 0,80 alagável 0,70 inundável 0,70 combinação demais 0,70   h) Situação (fs) normal 1,00 esquina ou mais frentes 1,10 encravado / vila 0,50 i) Nível à rua (fn) (terreno ≈ 90º do nível da rua) ao nível 1,00 abaixo (>=1m e <=3m) 0,80 abaixo (>3m) 0,60 acima (>=1m e <=3m) 0,90 acima (>3m) 0,70 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

SIMULAÇÕES DO IPTU 36

+ DE 1.500 DIFERENTES ANÁLISES DE CADASTROS INDIVIDUALMENTE. 15 DIFERENTES SIMULAÇÕES DOS 10.938 CADASTROS IMOBILIÁRIOS. + DE 1.500 DIFERENTES ANÁLISES DE CADASTROS INDIVIDUALMENTE.

RESULTADOS 43

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL AVALIAÇÃO DA CIDADE VALOR IMOBILIÁRIO DO PERÍMETRO URBANO DE CARLOS BARBOSA (TERRENOS E BENFEITORIAS): 2,50 BILHÕES DE REAIS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NOVAS ALÍQUOTAS PREDIAL TERRITORIAL < 100.000,00 0,15 0,35 200.000,00 0,18 0,36 400.000,00 0,20 0,38 600.000,00 0,22 0,40 1.000.000,00 0,25 0,43 > 0,30 0,45 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DESCONTOS DESCONTOS Art. 43 Pagamentos do IPTU, para o exercício de 2014, terão os seguintes descontos: I – Primeira Cota Única : até 15 de maio – 15% II – Segunda Cota Única: até 15 de junho – 10% III – Pagamentos das parcelas até o vencimento – 5% Parágrafo único. O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado deverá realizá-lo em cinco parceladas mensais consecutivas, sendo o vencimento da primeira em 15 de junho. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ALÍQUOTAS: PROGRESSIVAS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL VALORES GLOBAIS IPTU 2013 4.640.230,13 Predial 3.537.457,89 Territorial 1.102.772,24 ALÍQUOTAS: PROGRESSIVAS IPTU 2014 6.144.570,85 4.800.004,80 1.344.566,05 VALOR C/ DESCONTO 15%   5.222.885,22 ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL RESULTADO CONDIÇÃO IMÓVEIS PERCENTUAL DIMINUEM 3.426 31,32% ATÉ 50% DE AUMENTO 5.316 48,60% DE 50% A 100% DE AUMENTO 1.698 15,52% DE 100% A 150% DE AUMENTO 376 3,44% DE 150% A 200% DE AUMENTO 83 0,76% MAIS DE 200% 39 0,36% TOTAL 10.938 100% CONDIÇÃO C/ DESCONTO 15% 4.427 40,47% 5.213 47,66% 984 9,00% 248 2,27% 44 0,40% 22 0,20% ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DÚVIDAS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL