Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
EVOLUÇÃO HISTÓRICA RH Orientador(a) – Daciane de Oliveira Silva
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Administração de Produção e Operações
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de pessoas: Histórico no Brasil
Gestão de pessoas: gestão estratégica de pessoas
Gestão de Pessoas: Motivação
Profa: MS. Nhandeyjara de Carvalho Costa
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração – Principais correntes
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Principais características da Escola de Relações Humanas
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
MODELO DE GESTÃO.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Os maiores empregadores do Brasil
Prof(a): Patrícia Braz
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Gestão da Qualidade – Motivação
Profº MsC Angelo Polizzi Filho
Abordagem Clássica da Administração
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Evolução da Teoria e da Prática nas Organizações
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Teorias Modernas de Gestão
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Escola Clássica da Administração
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Disciplina: Recursos Humanos I
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Gestão em saúde Bruno Silva
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Modelos de Gestão/Clássicos de organização
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Teorias administrativas
Gestão Organizacional
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Escola Relações Humanas
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Introdução à Administração
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Gestão Com Pessoas.
Escola Relações Humanas
Como Administrar na Sociedade Moderna
Professor: José de Oliveira Nascimento Uberlândia
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
Escola das Relações Humanas
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
ADMINISTRAÇÃO ORIGEM EVOLUÇÃO E
GESTÃO DE PESSOAS OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
Administração Conceito:
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Gestão de pessoas Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Gestão de pessoas Gestão de pessoas ou administração de RH? Uma transformação das áreas e de seus escopos de atuação; Houve mudança ou é somente semântica; Qual a ideia básica por trás desta mudança?

Gestão de pessoas Uma definição: “o conjunto de políticas, práticas, padrões atitudinais, ações e instrumentos empregados por uma empresa para interferir e direcionar o comportamento humano no trabalho” (FISCHER, 1998, p.51).

Gestão de pessoas Gestão de pessoas: Não somente um critério técnico de condução de RH; Promove a gestão de talentos e de potencial humano; As pessoas tornam-se parceiras do processo; É um forte elemento estratégico para as empresas modernas.

Pessoas: recursos X parceiros Pessoas como recursos Pessoas como parceiros Colaboradores agrupados em equipes Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com normas e regras Preocupação com resultados Subordinação ao chefe Atendimento e satisfação do cliente Fidelidade à organização Interdependência com colegas e equipes Dependência da chefia Alienação à organização Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Ênfase na especialização Executores de tarefas Fornecedores de atividade Ênfase em destrezas manuais Ênfase no conhecimento Mão de obra Inteligência e talento

Administração de RH Para contrapor ADM de RH e gestão de pessoas: Histórico da ADM de RH; Pontuar as transições; Semântica ou necessidade? Por que gestão de pessoas?

Cenários econômicos-gerenciais

Histórico da ADM de RH Pré industrial Industrial Administração Científica, de Frederick W. Taylor (1856-1915), nos Estados Unidos, e de Henri Fayol (1841- 1925), na França; tornar mais científicos os métodos de trabalho e seu controle era a “palavra de ordem”

Histórico da ADM de RH O taylornismo fundamentava-se na racionalização do trabalho: “estudo de tempos e movimentos”. O fayolismo atribuiu ao chamados de subordinados, uma capacidade técnica: Para tal era necessário:conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Histórico da ADM de RH Fordismo (Henry Ford, 1863-1947): Defendia a produção em massa como meio de maximizar o trabalho de cada empregado; Tecnologia + produção em massa; E daí? Ficou assim: Trabalho=pressão+pressão=produtividade Surpresa: o caso Western Electric Company.

Histórico da ADM de RH Em meados de 1920: Western Electric Company - que era uma empresa moderna em sua gestão de pessoas da época: Começou a ter resultados decrescentes; 30 mil empregados; Usava os modelos de Ford, Fayol, Taylor; Pessoas estavam descontentes.

Histórico da ADM de RH A intervenção de Elton Mayo foi fundamental, pois consolidou os fundamentos da: Teoria das relações humanas (conclusões): capacidade social do trabalhador; incapacidade de os trabalhadores atuarem isoladamente o grupo informal pode criar suas regras de funcionamento e definir objetivos e recompensas

Teoria das Relações Humanas Descoberta! A dinâmica do grupo permite o crescimento do indivíduo; a integração dos RH na empresa é o único caminho para melhores resultados; a fragmentação das tarefas e a excessiva especialização não levam à eficácia; o grupo autogerenciado encontrará as suas próprias regras de funcionamento; “A emotividade, mesmo se irracional, é um fator preponderante para a construção de verdadeiras relações humanas no trabalho”.

Histórico da ADM de RH Elton Mayo após o experimento Hawthorne - fundou a escola de Relações Humanas; Sindicatos se fortalecem – 1950; Abrahan Maslow – 1954; Desenvolveu um modelo de necessidades humanas Douglas McGregor (1906 - 1964); Desenvolveu a teoria X e Y.

Histórico da ADM de RH Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972) Introduziu a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) nos Recursos Humanos; Comportamento probabilístico; Parte de um todo (uma sociedade maior); Interdependência entre as partes; Autorregulação + adaptabilidade; Fronteiras ou limites; Morfogênese.

Histórico da ADM de RH Após a Era da Competitividade (a partir de 1990): ênfase na excelência empresarial (eficiência + eficácia); busca atender aos interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas;

Histórico da ADM de RH Era do conhecimento e Informação: A nova realidade de negócios impõe: acirramento da concorrência; aceleração da revolução tecnológica; equilíbrio internacional cada vez mais precário; necessidade permanente de agregar valor ao resultado global e, paralelamente, superação das expectativas dos acionistas.

Histórico da ADM de RH A nova realidade de negócios impõe: tendência de desregulamentação e altíssima competitividade, aliada a uma dinâmica, extremamente acelerada, de mudança de paradigmas; Riscos+competitividade=rápida tomada de decisões

Questões E no Brasil? Quais foram as principais mudanças da GRH no Brasil?

Bibliografia FISCHER, André Luiz. A constituição do modelo competitivo de Gestão de Pessoas no Brasil – um estudo sobre as empresas consideradas exemplares. São Paulo: Universidade de São Paulo - FEA/USP, 1998 (Tese de Doutorado). MAYO, Andrew. O Valor Humano da Empresa: valorização das pessoas como ativos. São Paulo: Prentice Hall, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.