MINISTÉRIO PÚBLICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I
Advertisements

Objeto e legitimação ativa
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Conhecendo o MPF e a PRR-3
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
- Justificativas teóricas clássicas: relevância política e jurídica de algumas autoridades; maior imparcialidade dos Tribunais; Justificativa oculta: os.
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Bases jurídicas para uma boa Administração
Garantias Fundamentais
Ministério Público Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo- lhe a defesa da ordem.
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Sheila Pitombeira Apresentação ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
Tópico III – Princípios Fundamentais
Diálogo Público 2005 Qualidade dos gastos públicos: contribuições dosQualidade dos gastos públicos: contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas
DEFENSOR PÚBLICO Art A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa,
Avaliando a Prova Passada Como será que vai sair o Edital 2012?
A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor.
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Unidade 2 - Direito Constitucional
(Primeira ação de planejamento para a área fim do MP)
Direito Constitucional
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
POSSIBILIDADE DE CONDUÇÃO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
Direito constitucional i
AUTONOMIA MP CF ART. 127 CE ART. 109/110 LEI 8625 ART. 1/4 LEI
3.o Congresso Internacional da Abraji – Belo Horizonte – 10/05/08 Introdução ao Direito para jornalistas.
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
ÓRGÃOS ESSENCIAIS À JUSTIÇA
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
LEITURA COMPLEMENTAR - MP
Aula 10: Remédios ou Garantias do Direito Constitucional
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
REVISÃO JUSTIÇA DO TRABALHO Fundamento Fundamento: Art. 92, IV Órgãos Órgãos: Art. 111 Composição do TST Composição do TST: Art. 111-A – 27 Ministros –
Direito processual do Trabalho
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Estatuto da OAB Aula 14.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
PODER JUDICIÁRIO.
Ciência Política e Teoria Geral do Estado Prof. Marcelo Thimoti 1.
ADVOGADO.
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
PODER JUDICIÁRIO PROFA. MARIA TERESA CASADEI DIREITO CONSTITUCIONAL II.
GARANTIAS ESPECÍFICAS DA MAGISTRATURA (ART. 95 DA CF) GARANTIAS ESPECÍFICAS DA MAGISTRATURA (ART. 95 DA CF)
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO PÚBLICO

O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO É COMPOSTO Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Militar; Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Os Ministérios Públicos dos Estados (MPE).

MINISTÉRIO PÚBLICO Cada ramo do MPU, na respectiva área de atuação, defende os interesses da sociedade e zela pelo respeito à lei sociedade e zela pelo respeito à lei. A organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União divergem do Ministério Público dos Estados. Enquanto o MPU é regido pela Lei Complementar nº 75/1993, o MPE rege-se pela Lei nº 8.625/1993.

O QUE O MPU FAZ? a) defesa da ordem jurídica, ou seja, o Ministério Público deve zelar pela observância e pelo cumprimento da lei. FISCAL DA LEI, atividade interveniente. b) defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso. DEFENSOR DO POVO. c) defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

O QUE O MPU FAZ? d) controle externo da atividade policial. Trata-se da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Os membros do MPU têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

MINISTÉRIO PÚBLICO INSTRUMENTOS DE ATUAÇÃO DO MPU (alguns exemplos) a) promover ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade; b) promover representação para intervenção federal nos Estados e Distrito Federal; c) impetrar habeas corpus e mandado de segurança; d) promover mandado de injunção;

MINISTÉRIO PÚBLICO e) promover inquérito civil e ação civil pública para proteger: direitos constitucionais; patrimônio público e social; meio ambiente; patrimônio cultural; interesses individuais indisponíveis, homogêneos e sociais, difusos e coletivos.

MINISTÉRIO PÚBLICO f) promover ação penal pública; g) expedir recomendações, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública; h) expedir notificações ou requisições (de informações, de documentos, de diligências investigatórias, de instauração de inquérito policial à autoridade policial).

GARANTIAS DOS MEMBROS DO MPU Vitaliciedade; Inamovibilidade (impossibilidade de remover compulsoriamente o titular de seu cargo, exceto por motivo de interesse público) Independência funcional (liberdade no exercício das funções); Foro especial; Irredutibilidade de vencimentos.

VEDAÇÕES AOS MEMBROS DO MPU Recebimento de honorários ou custas; Exercício da advocacia; Participação em sociedade comercial; Atividade político-partidária.

MINISTÉRIO PÚBLICO O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal; Nomeado pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, cabe a ele, dentre outras atribuições nomear o procurador-geral do Trabalho, o procurador-geral da Justiça Militar e dar posse ao procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS O Ministério Público define-se como órgão constitucional autônomo, inserido entre as funções essenciais à prestação jurisdicional, incumbido de zelar pela defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais e individuais indisponíveis e do próprio regime democrático;

MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS Para exercer essas relevantes funções públicas, os membros da Instituição gozam de prerrogativas de independência funcional equiparadas às dos membros da magistratura. A Instituição goza de autonomia administrativa e funcional, exercendo a iniciativa privativa dos projetos de lei sobre a definição dos direitos, deveres, prerrogativas e subsídios de seus membros e dos vencimentos do seu pessoal de apoio.

MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS No Estado da Bahia, o Ministério Público é chefiado pelo Procurador Geral de Justiça, escolhido pelo Governador do Estado dentre os integrantes de lista tríplice formada pelo voto de todos os Procuradores e Promotores de Justiça do Estado.