COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL Prof. Cassimiro Nogueira Junior
Comunicare = “por em comum”. COMUNICAÇÃO Comunicare = “por em comum”. Pressupõe o entendimento das partes envolvidas
Conceitos de Comunicação “É o processo de transmitir informações de pessoa para pessoa através da fala, da escrita, de imagens e sons com o objetivo de gerar conhecimentos”. Paulina Kurcgant (1991)
Conceitos de Comunicação “A comunicação como parte do papel da enfermagem, constitui uma técnica como a da aplicação de injeções ou troca de curativos cirúrgico” Murray (1989)
Finalidades da Comunicação Coleta de dados / informações Instruir/esclarecer Trocar idéias Registro de informações Troca de informações. Relacionamento
Elementos do processo de comunicação Estímulo Canal Estímulo Emissor Receptor Mensagem Feedback
Formas de Comunicação (Verbal X Não verbal) “As ações muitas vezes falam mais alto que as palavras.” (Potter,1999)
Verbal (Palavra Falada e Escrita) Clareza e Concisão Vocabulário Significado Denotativo e Conotativo Ritmo Oportunidade e Relevância Humor
Não Verbal (expressão facial, gestos, postura... ) Aparência pessoal Entonação Expressão Facial Postura e Marcha Gestos Toque Figuras Objetos
Tipos de Comunicação (Fluxo e Instrumentos) Comunicação Ascedente Dos subordinados aos níveis superiores. (Ex.: Anotações de Enfermagem) Comunicação Descendente Dos níveis superiores aos subordinados. (Ex.: Normas, rotinas) Comunicação Horizontal Lado a lado nos mesmos níveis. (Ex.: Prontuário) Comunicação Diagonal Cruza diagonalmente a cadeia de comando. (ex.: Reuniões, relatórios)
Fluxo de Informação Caminho que a comunicação percorre para atingir o receptor. Circulo Canais Roda Em Y Cadeia X X X X
Canais / Meios de Comunicação ERA DA INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE “... conjunto de componentes que atuam de forma integrada por meio de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no Sistema de Saúde. Seu propósito é selecionar dados pertinentes e transformá-los em informações para aqueles que planejam, financiam, provêem e avaliam os serviços de saúde.” (OMS)
Os Sistemas de Informação... Integrados no ambiente que compõe; Possuem Canais/meios de comunicação; Possuem um Fluxo - obtenção de dados para a construção da informação e posterior conhecimento; Necessitam Interação Social - São compostos de pessoas, pessoas que se relacionam e fazem todo este processo acontecer
Clima Favorável para a Comunicação Ouvir atenciosamente Transmitir aceitação Dar informação (apropriada e direta / clara e concreta) Usar canais múltiplos (Visão, audição, ...) Escuta ativa Empatia Sigilosidade Ambiente adequado
Fatores que afetam a Comunicação Emissor Dificuldade na fonação Estado físico e emocional Conhecimento dos símbolos
Fatores que afetam a Comunicação Mensagem Dificuldade de expressar Emissão de duas mensagens conflitantes
Fatores que afetam a Comunicação Receptor Problemas auditivos Nível cultural Integridade física e do processo fisiológico Fator emocional
Fatores que Interferem na boa Comunicação Presunção Não-Enunciada Apresentação Confusa Credibilidade Distância Física Defensidade (Falsas esperanças julgamentos, mudança de assunto)
Comunicação Informal Está dentro do fluxo de comunicação da organização; Surge da interação entre as pessoas (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL); Existem basicamente três formas: Linguagem por sinais Linguagem por ações (movimentos do corpo) Linguagem por objetos (representação de ambientes, objetos)
O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Relacionamento Interpessoal e a Comunicação As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação (COMUNICAÇÃO). Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO ( S).
É IMPORTANTE RELACIONAR-SE ?
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Forças que Impulsionam Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem + Vaidade + Apatia + Dependência + Timidez + Manipulação
É realmente importante relacionar bem com as pessoas?
RELACIONAMENTO X SUCESSO...
O relacionamento entre os membros de um grupo, sejam de simpatia e amizade ou de antipatia e confronto, resulta na criação ou na destruição de sua eficácia como equipe.
A valorização dos relacionamentos vem tomando força no perfil profissional que as organizações exigem. Onde se buscava, acima de tudo, a experiência técnica, hoje ganhou-se o espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade etc.
É fácil ?
PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO ASSISTIR CUIDAR INVESTIGAR EDUCAR Como articular os diferentes processos de trabalho, respondendo às necessidades de saúde da população, os anseios dos profissionais e o que o mercada espera da enfermeira. Geralmente enfermeiras buscam conjugar o cuidar e o gerenciar – gerenciar se sobrepõe. Como buscar com que este gerenciar responda ao cuidado e a educação? GERENCIAR
Auxiliar de Enfermagem Enfermeiro Médico Nutricionista Téc. em Laboratório Farmacêutico Téc. de RX Fisioterapeuta Assistente Social Bioquímico
ARTICULAR AS DIMENSÕES DO CUIDAR desenvolver competências; liderança; cuidado como essência; gerenciar, ensinar, pesquisar e executar o cuidado – cuidando. LIDERAR A EQUIPE PARA UM CUIDADO TERAPÊUTICO E COM COMPROMISSO DE TODOS
PAPEL ENFERMEIRO GERÊNCIA DO CUIDADO ASSUMIR GERÊNCIA DO CUIDADO, COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA FUNÇÃO. Entendemos que uma das dificuldades em desenvolver o papel gerencial, suplantando a administração direta, técnica e operativa do processo de trabalho, está na lacuna que os enfermeiros tem em sua formação no que se refere à coordenação das relações interpessoais – dificuldade no gerenciamento de conflitos, lembrando que hoje os enfermeiros tem atuado em diferentes áreas, assumido papéis de destaque na gestão dos serviços básicos – secretarias municipais e estaduais de saúde. Lembrar ainda que a negação das atividades gerenciais é decorrente do modelo de formação, que tem priorizado o cuidar como ação própria da enfermeira, em detrimento do gerenciar e do educar.
COMPETÊNCIAS/ RELAÇÕES INTERPESSOAIS Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.
Reflita sobre a sua forma de agir.
Competência/ Relacionamento Interpessoal X Enfermagem CUIDAR 1 - Mudança na forma de se relacionar com o paciente. 2 - Relação Terapêutica X Relação pessoal