PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESTABELECE UM POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO AO AMBIENTE LIDA COM FATOS, IDEIAS, PROBABILIDADES TERMINA COM UM PLANO ESTRATÉGICO SISTEMA DE PLANEJAMENTO -
Empresa como sistema
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Objetivo — é um ponto no futuro a ser atingido; Meta — é um ponto intermediário a ser atingido na direção de seu objetivo; Estratégia — é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global, visando a atingir objetivos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Instrumento e metodologia gerencial abrange toda a organização que está inserida em um contexto social. O cenário do ambiente externo das empresas – macroambiente- são as fontes de informações para a construção e implantação do seu proces- so.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSO DE PLANEJAR X QUESTIONAMENTOS COMO QUANDO QUANTO PARA QUEM POR QUE POR QUEM ONDE
PENSAMENTO ESTRATÉGICO Visualizar a transformação da empresa Reposicionar os recursos para competir no mercado Avaliar os riscos Monitoramento do que acontece no ambiente social Criatividade e ousadia Conhecimento da organização/suas condições/aspirações e aportes técnicos e tecnológicos
PROCESSO DE FORMULAÇÃO – Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Quatro fases básicas Fase 1- DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Fase 2 – MISSÃO/VISÃO/VALORES Fase 3 – INSTRUMENTOS PRESCRITIVOS E QUANTITATIVOS Fase 4 - CONTROLE E AVALIAÇÃO
Missão • Determinar a sua razão de ser e o papel que exerce na sociedade e no mundo dos negócios além dos propósitos e suas realizações. • Descreve os seus produtos ou serviços.
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO IDENTIFICAÇÃO DA VISÃO ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE INTERNA ANÁLISE DOS CONCORRENTES
VISÃO – racional/análise e emocional/imaginação, intuição e valores Aonde a empresa quer chegar -análise Orientação s/ quais ações devemos adotar hoje -como Quais os meios utilizará para alcançar esse objetivo
Análise do macroambiente Cenário econômico mais provável: Cenário político mais provável: Cenário sócio-cultural mais provável: Cenário legislativo mais provável: Cenário tecnológico mais provável: (Ameaças e Oportunidades)
Análise do mercado Tendências do mercado Observação: Tópico a ser desenvolvido a partir da análise dos seguintes anexos: Tamanho do mercado (últimos 5 anos) Vendas no mercado por região Vendas no mercado por canal de distribuição Sazonalidade das vendas no mercado
Análise do mercado Segmentos de mercado Observação: Tópico a ser desenvolvido a partir da análise dos seguintes anexos: Vendas no mercado por segmento Níveis de preço de mercado por segmento (últimos 5 anos)
Análise do negócio Investimentos promocionais: Investimentos Promocionais (últimos 5 anos) Posicionamento junto aos consumidores: Pesquisa junto aos consumidores - posicionamento Posicionamento junto aos canais de distribuição: Pesquisa junto aos canais de distribuição
Análise do negócio Estratégia de preço: Análise de custos e despesas: Comparação de preços Análise de custos e despesas: Custos / despesas do negócio - estrutura detalhada (último ano) Demonstrativo de resultados do negócio (último ano) Pontos fortes em relação aos competidores: Pontos fracos em relação aos competidores:
Perfil da concorrência Perfil de resposta dos principais concorrentes: Concorrente "A": Concorrente "B": Concorrente "C": Concorrente "D":
. Objetivos Metas Participação de Mercado Volume de Vendas Vendas Líquidas Níveis de Custo Industrial Margem de Contribuição Margem de Lucro Outros(especificar)
Estratégias específicas: Produto Distribuição Preço COMUNICAÇAO/POSICIONAMENTO