Estratégias de Comunicação

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis

Composto da Comunicação Propaganda e Publicidade Venda Pessoal Promoção de Vendas Relações Públicas Merchandising Marketing Direto

Marketing Direto

( Direct Marketing Association) Definição “Sistema interativo de marketing que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta e/ou transação mensurável em qualquer localidade” ( Direct Marketing Association) “Utilização de venda pessoal ou diversos veículos de propaganda como mala direta e telemarketing para solicitar pedidos dos consumidores em seu local de trabalho ou residência” (CHURCHIL & PETER) Banco de dados sobre clientes é essencial

Objetivos do Marketing Direto Apoiar um plano amplo de comunicação integrada de marketing (CIM) Alinhar metas e estratégias utilizadas junto aos clientes com as estratégias de comunicação Estabelecer um relacionamento direto com o público alvo Obter resposta imediata Segmentar clientes como indivíduos

Objetivos dentro do plano de CIM Retenção de clientes atuais Indução à experimentação do produto Troca de marca Aumento das vendas ou uso Vendas por meio de resposta direta

Principais Meios Telemarketing Mala Direta Marketing Online

Telemarketing Descreve o uso de operadores de telefone para: atrair novos clientes entrar em contato com clientes atuais determinar níveis de satisfação anotar pedidos O operador de telemarketing deve ter treinamento e saber vender o produto com entusiasmo. Nomes de clientes devem ser cuidadosamente selecionados Banco de Dados é essencial

Vantagens Pessoal e Interativa Flexibilidade Otimização Foco Abrangência Resposta imediata

Desvantagens Indisposição do Cliente Invasivo Banalização da Marca

Consiste em enviar uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa num endereço específico Ex: cartas, folhetos, folders, fitas de áudio, fitas de vídeo, CDs. A mala direta tem também outros objetivos como: produzir clientes potenciais de peso fortalecer relacionamentos com o cliente informar os clientes sobre as últimas ofertas

Vantagens Seletividade dos nomes na lista Peças personalizadas Pouca ou nenhuma concorrência pela atenção do cliente Fácil avaliação de sua eficácia Capacidade de fornecer elementos de atratividade para que a atenção do cliente seja obtida.

Desvantagens Produção é cara Menor efetividade em relação a outros meios de marketing direto

Internet A internet é uma das ferramentas que pode ter mais sucesso para o processo de comunicação se a empresa souber utilizá-la. Através dessa nova forma de marketing cria-se um ambiente mais ágil para criação de um banco de dados A interpretação desses dados pode ser revertida na criação de uma mensagem personalizada ao cliente-alvo e público específico.

Vantagens Os contatos são mais baratos São facilmente atualizados É mais fácil conseguir informações sobre clientes na internet Muitas formas de mensuração da propaganda e interatividade com o cliente Marketing Um a Um Distribuição Irrestrita de informação Aumento do número de usuários Convergência de mídias

Desvantagens Sobrecarga de informações Dificuldade de retenção e processamento das informações Audiência relativamente pequena Dificuldade de constatar o tamanho do mercado

MERCADO BRASILEIRO DE MARKETING DIRETO TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO (ÚLTIMOS 7 ANOS) Crescimento Médio (últimos 7 anos) = 12,8% a.a. Indicadores ABEMD Fonte: Simonsen Associados, empresas consultadas

Promoção Pontos de Venda Internet Mídia extensiva Merchandising (Revistas Especializadas , Eventos) Internet Mídia extensiva (Ações Indoor e Outdoor) Merchandising Programas Estratégias Colunas especiais Produto * Embalagem * Logo * Slogan * Ambientação Força de Vendas * Campanhas de incentivo * Treinamento Propaganda TV, Jornal, Revista, Rádio, Outdoors, Cinema Distribuidores * Revendedores * Varejistas * Decoração * Folhetos * Catálogos Meios Intangíveis Estímulos: Sonoros Visual Olfativos Trade (Cartazes, Vitrines, Exposição, Demonstrações) Promoção Boca a Boca Relações Públicas Líderes de Opinião