1 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Desempenho da AGB Retenção e atração de talentos Alavancagem de Recursos de outras fontes de captação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena | TCE-RS XII Encontro Regional de Controle e Orientação ERCO 2015 Gestão e Fiscalização Contratual.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Planejamento Estratégico IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
Audiência pública MP 684/2015 (Lei , de 31 julho de 2014)
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal) Dispositivo público para um novo modelo de gestão Arthur Chioro.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Portal da Agricultura Familiar Andre Marchetti Coordenação de Relações Institucionais e Gestão do Sibrater.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

1 Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Desempenho da AGB Retenção e atração de talentos Alavancagem de Recursos de outras fontes de captação e de parcerias Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Certificações de Qualidade Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Desempenho dos Comitês de Bacia Hidrográfica

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia.

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portfólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência ;* aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência. *aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros Prestação de contas (financeiro/social) Aprovar/pagar Acompanhar a execução Contratar a execução Realizar licitação Repasse efetivo dos recursos Aprovação pelo CBH Elaboração da proposta do PAP pela AGB *dificuldade em traduzir a demanda em ação; *falta de articulação no CBH para priorizações na bacia buscar o nivelamento quanto aos anseios dos interessados falta de planejamento estratégico do CBHestabelecer o planejamento estratégico para os CBH operantes burocracia, falta de agilidade no repassebusca de procedimentos mais ágeis *mercado restrito, normas pouco flexíveis *fornecedor pouco disposto a fechar contrato sob regras do poder público. *ter normas adequadas. * fortalecer a imagem da AGB-PV *pesquisar o mercado e aperfeiçoar o TDR TDRs detalhada, pressões externas, dificuldade de orçamento pelas empresas banco de TDRs, banco de projetos, custos, prestadores de serviço com avaliação equipe pequenacontratação de empresa gerenciadora irregularidade fiscal, atraso entrega, baixa qualidade produtos burocracia, sobrecarga, retrabalho, falta de estratégia e comunicação promover seminário com áreas jurídica, auditoria e administrativa dos envolvidos visando melhor entendimento do funcionamento das AGB. * nivelamento contínuo de procedimento entre a agência e o poder público. Definição de procedimentos e critérios * não possuir uma referência aplicável/ jurisprudência. * avaliar procedimentos mais ágeis de acordo com o arcabouço jurídico e administrativo do país; Equipe técnica capacitada *falta de garantia quanto ao combinado nas relações de trabalho. *insegurança nas relações de trabalho (ingerência externa); * Quadro deficitário, qualitativo e quantitativo; * buscar garantia de cumprimento dos contratos de trabalho* definição clara dos papeis; * rever plano de carreira* quadro capacitado e com atualização contínua. maior acompanhamento e fiscalização por parte da agência. *aplicação de medidas positivas por descumprimento contratual Demandas do CBH *ausência de consenso sobre prioridades; *direcionamento das demandas sem obediência a critérios técnicos( prevalência do político sobre a técnica). *desnivelamento do conhecimento relativo às questões da bacia. * priorizar ações de interesse coletivo. * buscar o nivelamento dos interessados quanto ao conhecimento das questões da bacia. Cumprimento da aplicação dos recursos financeiros

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias Estruturar a governança dos projetos e parcerias Elaborar termos de contrato / parceria Identificar modelos de parceria Elaborar folder / material para divulgação Elaborar Plano de Marketing/ relações públicas Identificação das fontes/parceiros Elencar projetos necessários plano de recursos hídricos desatualizado manter atualizado os planos de Recursos hídricos desconhecimento do universo de atores sistematizar a busca de fontes e parceiros impedimentos legais culturas organizacionais distintas * transparência dos procedimento; * planos de aplicação consistentes Identificar as necessidades de melhoria *possuir uma boa assessoria jurídica *ter referenciabilidade / reputação Priorizar projetos confundir o urgente com o importante estabelecer metod. / critérios para priorização AGB Atuar de forma eficiente Possuir um banco de projetos/ideias Possuir um banco dados completo da bacia Possuir um conhecimento das fontes de investimento ausência de um plano estratégico *possuir plano de equipe específica não ter o conhecimento das fontes e possibilidades desenvolver um plano de ações não possuir uma equipe específica estruturar a equipe Concorrer editais projetos fora do padrão estabelecido contratar especialista para elaboração de projetos para os editais Prestar serviços falta de equipe e da definição dos serviços a serem ofertados contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos Buscar doações Projetos não atrativos *contratar equipe e definir produtos a serem oferecidos *ter referenciabilidade /reputação Alavancagem de recursos de outras fontes de captação e de parcerias

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores Normalizar Pactuar as ações interdependentes Detalhar os processo destacando os pontos de interdependência Identificar os processos críticos de interdependência entre a Agência e os Órgãos Gestores e Comitê complexidade *pleno entendimento que leva a simplificação *realizar avaliações e monitoramento frequentes complexidade Elaborar a agenda de atividades anuais dos CBHs resistência dos atores Estabelecer a integração entre os líderes da AGB e OGRHs Realizar oficinas para qualificação das equipes técnicas Aderência ao Acordo de Nível de Serviço dos comitês e órgãos gestores

Referenciabilidade/ Reputação/ Imagem

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portfólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Elaborar plano de comunicação e divulgação Agir com transparência Possuir um acervo técnico Atuar efetivamente dentro de sua competência Atuar proativamente na bacia receio de ferir competência e papeis definir claramente os papeis/normativas equipe exigua investimento em capacitação e em um plano de carreira Inércia inicial, capacidade técnica estruturação técnica e física morosidade na produção da informação capacitação e tecnologia falta da implementação do plano de comunicação * capacitação * busca da Informação *articulação com as diversas mídias *articulação com os atores estratégicos da bacia *estabelecer forma de contatos institucionais. *produzir material institucional de divulgação “portifólio” Ser conhecido e reconhecido Associar à entidade de referência e reputação Referenciabilidade/ Reputação/Imagem Referenciabilidade/ Reputação/Imagem

Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Identificação dos stakeholders ter apoio do sistema Valorizar a certificação *não reconhecer o valor da certificação. * falta de comprometimento dos Stakeholders *capacitar *mobilizar e divulgar Contratar empresa de implantação Capacitar para certificação *resistência ao modelo de gestão *não ter motivação e valor econômico elevado Descrever as rotinas gerenciais Descrever as rotinas operacionais desconhecimento do processo seminários/ treinamento com consultoria especializada Implantar auditoria interna Certificações de Qualidade contratar empresa certificadora disponibilidade de recursos humanos resistência ao repasse do capital intelectual disponibilidade de recursos financeiros alavancagem de novos recursos Certificações de Qualidade

Desempenho CBH

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *realizar treinamento com os Conselheiros sobre o regimento interno; *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *realizar treinamento com os Conselheiros sobre o regimento interno; *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *realizar treinamento com os Conselheiros sobre o regimento interno; *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta. *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

Estruturação dos Comitês e Fortalecimento *decisões políticas do Órgão Gestor. * disponibilidade de rec. Financeiros. * qualidade da representação e representatividade *realizar processo de mobilização. *parcerias/ convênios. *mobilização Realizar um entrosamento junto aos municípios da bacia, aos segmentos de usuários de RH e sociedade civil Possuir uma ótima articulação com todos os segmentos de usuários da bacia *falta de dedicação e tempo *pessoas da diretoria com baixa qualificação *desconhecimento do papel dos segmentos, grande maioria é pequeno *elaborar um programa de visitas técnicas. *eleger um grupo de conselheiros com habilidade e qualificação técnica. *realizar visitas aos segmentos e capacitação para ser conselheiros Estabelecimento / atualização do Plano estratégico de trabalho do CBH (agenda estratégica de Atividades) *Não ter pessoas com habilidade de coordenador; *falta de conteúdos; *desconhecimento do regimento interno do Comitê; *Conselheiros são voluntários; *o comitê não possuir recursos financeiros; *falta de planejamento *baixo desempenho dos representantes; *falta apoio OGRHs O Comitê possuir parceiros e convênios Identificação dos indicadores chave falta de metodologia inserção da metodologia nos planos diretores descumprimento do planejamento buscar motivação dos membros para o planejamento anual Funcionamento CBH Implantação da cobrança *resistência dos usuários/pagadores. *falta estrutura das OGRHs *realizar campanhas de esclarecimento e participação. * aumentar o quadro dos técnicos dos OGRHs Divulgação das ações Reconhecimento do Estado como ente público interferência do Comitê nas decisões do Estado demonstrar ações positivas, relatórios de parceria na solução das questões conflitantes Funcionamento adequado das diversas instâncias dos Comitês falta de motivação dos atores divulgação dos resultados Desempenho dos CBHs Avaliação da atuação do CBH Desempenho dos CBHs *possuir membros qualificados e coordenadores das CTs; *capacitar os Conselheiros. *definição clara dos papeis; *definição da pauta.

Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos

Definição dos papeis falta de planejamento Elaborar planejamento Plano de cargos e salários adequado do perfil à atividade implementação efetiva com remuneração atrativa demonstrar a importância do trabalho e resultados Reconhecimento profissional Clima organizacional existência de ambiente competitivo *dinâmicas de recursos humanos Infraestrutura adequada dimensão e complexidade da ação frente a demanda buscar sinergias, alinhamento dos procedimentos Apresentar bons resultados / comunicar Referenciabilidade / reputação percepção / conhecimento da AGB (inclusive nome) plano de comunicação marketing e revisão de nome / logomarca Estabelecer novos desafios ComplexidadeProgramas de capacitação Retenção e atração de talentos