Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

BENCHMARKING.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contexto da Informação
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Engenharia de Software
Gestão e Governança de TI Parte 06
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
CRM (Customer Relationship Management
Governança de TI COBIT x ITIL
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Sistemas de Informação
Implementação de Sistemas
BPMO Escritório de Processos
Control Objectives for Information and related Technology
Tecnologia em Marketing
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
GTI Claudia Salles Haddad
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Metodologia de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Professor: Ernesto Junior
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Implementação do ITIL nos Correios
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
Planejamento Estratégico

PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Seu Agente de Mudança..
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Gestão por Resultados
E-commerce e E-business
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
FERRAMENTAS DE MARKETING
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Balanced Scorecard.
Gestão da Tecnologia da Informação
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
Universidade Corporativa Procenge
Introdução Governaça de TI
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
1 Lista de Exercício (Algoritmos de Substituição de Páginas) Prof. Alexandre Monteiro Recife.
1 Governança de TI Exemplos de Modelos Melhores Práticas Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Empreendedorismo Corporativo
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife GOVERNANÇA EM TI Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Apelido: Alexandre Cordel E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.com Site: http://www.alexandrecordel.com.br/posfg Celular: (81) 9801-1878

Definindo um Gerente de TIC É o executivo encarregado de todo o processamento de informação da organização; Responsável pelos projetos, desenvolvimento e operações da área de TIC; Tem a responsabilidade de explicar aos gestores a complexidade e transformações da indústria de TIC nestes últimos anos; Justificar novas despesas é seguramente a parte mais difícil das suas tarefas;

Definindo um Gerente de TIC É (ou pelos menos deveria ser) envolvido na criação de novas oportunidades de negócio através da TIC; É denominado atualmente como CIO (Chief Information Officer); Colaborando com outros executivos, o CIO encontra-se freqüentemente perto do núcleo de desenvolvimento de negócio dentro da organização.

Explicando algumas siglas Chief Executive Officer Chief Financial Officer Chief Operation Officer Chief Information Officer

O que faz um gerente de TIC? Consultor de e-Business, além de responsável por manutenção, integração, operações e segurança Objetivos estratégicos MUDANÇAS E FLEXIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO Marketing & Vendas Finanças Papel do Gerente de TIC Capital Humano Compras Produção Contabilidade Técnico para instalação de rede, hardware e software, entre diversos departamentos Suporte a redes e comunicação da empresa

Exemplo de um bom alinhamento Objetivos da empresa Estratégia de TIC Estratégia do Time CRM(*) Ações do Time CRM Ações do Gerente TIC Crescimento da lucratividade de clientes existentes Crescimento de 2% do market share(**) a cada 4 meses Expansão do mercado global, além de presença nacional Reduzir o custo de processa-mento de transações Desenvolver soluções de suporte a CRM Parceria com provedores globais de e-commerce Investir em desenvolvimento de ferramentas de CRM para força de vendas em campo Estabelecer uma parceria estratégica com acompanhamento de vendas da empresa Revisar opções e implementar novas ferramen-tas Revisar uma lista curta de potenciais parceiros, selecioná-los e contratar um primeiro e segundo fornecedor Treinar força de venda nas novas ferramentas Identificar e selecionar os líderes do projeto Facilitar o desenvolvimento do critério de busca por ferramentas e fornecedores Prover alguns da força de venda com treinamento em como treinar (multiplicadores) (*) CRM – Customer Relationship Managent (**) Market Share – Fatia ou participação no mercado

Avaliação 1. Como CIO (Chief Information Officer) da empresa na qual você trabalha, em trios, elabore um Plano de Ação baseado na ferramenta 5W3H. 2. Realize um brainstorming para alinhar a estratégia e objetivos de TIC 3. Sugiram ferramentas que possam auxiliar o processo de memória organizacional e aprendizagem/retenção do capital intelectual da organização.

Contexto CEO MKT & VENDAS COMPRAS RH TEC FINANÇAS CIO QUALIDADE SUPORTE GP GP TIME TIME TIME TIME

Níveis Organizacionais Estratégico Tático/Gerencial Gerencial Operacional Execução

PDCA

Balanced Scorecard

Objetivo Estratégico “Ser até 2010 uma organização líder de transformação social, orientada para a civilidade no trânsito, através da educação, de iniciativas cidadãs, da valorização do servidor e do usuário, consolidando sua credibilidade, eficiência, facilidade de acesso virtual e excelência no atendimento.”

Indicadores

Metas

Ações

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho

Desdobramento em Plano de Ação

Matriz RACI

Matriz RACI Matriz de responsabilidades R.A.C.I - definição e como usar.  RACI é uma ferramenta utilizada para atribuição de responsabilidades, dentro de um determinado processo, projeto, serviço ou mesmo no contexto de um departamento / função. É referenciada por diversas boas práticas de mercado, tais como ITIL e COBIT. 

Matriz RACI R: Responsável por executar uma atividade (o executor); A Sigla RACI significa: R: Responsável por executar uma atividade (o executor); A: Autoridade, quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade); C: Consultado, quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada; I: Informado, quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada.

Matriz RACI

Exemplo Matriz RACI

Exemplo Matriz RACI

Passo-a-passo PROBLEMA: Elaborar uma Estratégia para aprimorar o Plano de Ação em caso de problemas, incidentes, riscos, etc. Brainstorming para definição de uma estratégia a ser adotada; Mapeamento do Processo de Negócio (Workflow) que estabelece a Estratégia para o Plano de Ação. Organizar as etapas do processo a ser gerenciado passa-a-passo Estruturar o WBS para controle da execução das ações. Diante dos Objetivos Estratégicos estabelecer Metas, Indicadores e Ações (Plano de Ação) Elaborar Plano de Ação - cada ação apresenta seu respectivo 5W3H (Planilha Excell). Produzir a Matriz RACI