BENCHMARKING.

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Transcrição da apresentação:

BENCHMARKING

O que é benchmarking? Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas.

É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.

Características: Sistemático, estruturado, formal, analítico e organizado: Trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado. Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas. O estudo sempre obedecerá a um método.

Avaliar, compreender, medir, comprar e apreciar: É um processo de investigação, assim, destina-se à mensuração de dados por seqüência lógica. Prática de negócios, produtos, serviços, processos de trabalho, operações e funções Esta tecnologia não se limita a uma faceta organizacional

Organizações públicas, particulares, instituições em geral É uma técnica de ampla uso e extrema flexibilidade, cujo embasamento teórico se aplica, perfeitamente, a qualquer tipo de organização.

Reconhecidas e identificadas O processo envolve uma investigação inicial que tem por intuito descobrir quem, provavelmente será exminado com detentor das melhores praticas e que portanto, deve possuir informações valiosas para oferecer.

O que Benchmarking é, e o que ele não é: O benchmarking é... •Um processo contínuo

Uma investigação que fornece informações valiosas

Um processo de aprendizagem com outros

Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina

Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo

Benchmarking não é... Um evento isolado

Uma investigação que fornece respostas simples e "receitas"

Cópia, imitação

Rápido e fácil

Mais um modismo da administração

Metodologia de Implementação de um processo de Benchmarking: PLANEJAMENTO; COLETA INTERNA DE INFORMAÇÃO; COLETA EXTERNA DE INFORMAÇÃO; MELHORIA DE DESEMPENHO DO ITEM; Melhoria contínua

Processo de Benchmarking CONTINUO

Tipos de Benchmarking: Benchmarking Competitivo: •Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. •Concorrentes diretos vendendo para uma mesma base de clientes

Benchmarking interno: •A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, unidades operacionais, sedes, etc.).

Benchmarking Genérico: • Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

Benchmarking funcional: • Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou embalagem.

Tem como objetivo a promoção da atividade de investigação em um alvo específico em mira pela organização que aprende. Faz-se, assim, para identificar as melhores práticas relativas a processos, produtos ou serviços, sem levar em consideração a concorrência direta.