Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
F ÓRUM N ACIONAL DE S ECRETARIAS DO T RABALHO C URITIBA, 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 A Câmara Federal em Defesa da Rede SINE.
Advertisements

Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
Plano Municipal de Saneamento Básico
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Painel: Aspectos destacados
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Comitê de Programa P3 – Resíduos Sólidos CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO GRAND ABC O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne os sete municípios do Grande.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – PMS MUNICÍPIO DE PIÇARRA – PA
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
PLANOS MUNICIPAIS E REGIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSBs e PRSB) DOS MUNICÍPIOS ENTES DO CONSÓRCIO CIMASAS.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Prefeitura Municipal de Erechim
Elaboração dos Planos Municipais
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
MOBILIZAÇÃO SOCIAL COM O AUXÍLIO DA CARTILHA “O MUNICÍPIO QUE QUEREMOS: ENTENDA POR QUE SANEAMENTO É BÁSICO E SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE” Aline.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO DE DIADEMA SANED - Companhia de Saneamento de Diadema.
4. FIRS 4. Forum Internacional de Resíduos Sólidos PAINEL Aspectos Jurídicos da aplicação da Lei /10.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO Janaína Silva de Mattos Filipe Franz Teske Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de.
Ministério do Meio Ambiente
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Eng.º Geraldo Leite Botelho, Msc Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Seminário.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013

1. Apresentação: O PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento da Política de Saneamento Básico do município que deve ordenar os serviços públicos de saneamento considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação e a fiscalização, controle social, o sistema de informação conforme o Decreto 7.217/2010, de 21/06/2010 e em consonância com a Lei /2010, de 02/08/2010 e seu regulamento n° 7.404/2010, de 23/12/2013. Desta forma o município de Santa Cruz/Rn, na atual gestão inicia a formulação da Política Municipal de Saneamento Básico com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento. Após assumir a municipalidade a atual gestão inicia ações voltadas para efetiva elaboração com a participação popular, desenvolvendo e estruturando o Plano em integral consonância com as diretrizes da Lei. Apesar da Política esta instituída pela Lei Federal do ano de 2010, o município de Santa Cruz tinha tão somente assinado o Convenio com a FUNASA sem ter desenvolvido nenhuma ação ou participação popular efetiva apesar do prazo de vigência ser de 09 nove meses.

O PMSB, contempla quatro componentes do setor de saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza, urbana e manejo de resíduos sólidos, manejo e águas pluviais, a atual gestão opta por elaborar inicialmente o Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos Sólidos – PMGIRS, em obediência a Lei n /2010 que apraza para dezembro de 2013 a elaboração do referidos Plano de Resíduos sólidos, sob pena do município não receber recursos federais, caso não elabore seu plano neste prazo. Isto posto, o município realiza a primeira audiência pública sobre Resíduos Sólidos em parceria com Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, através do Deputado Tomba Farias, em data de 13/05/2013, no teatro Candinha Bezerra, as 09 horas, deu-se a primeira discussão de caráter democrático e participativo, onde envolve a população na discussão dos problemas de salubridade ambiental do município, portanto um dos quatro componentes do Plano estabelecido em Lei.

Este evento contou com a participação dos técnicos da Suécia da cidade de Boras, o senhor Tony Zetterfeldt – Diretor Executivo da Biogás System Nordic AB – Suécia e da senhora Jessica Magnusson – Gerente de Mercado emergentes – Membro do Grupo de gerenciamento do lixo SP – Instituto técnico de Pesquisa de Boras – Suécia. Institui-se o Grupo de Acompanhamento Local – GAL, formado por técnicos da prefeitura para deflagrar o processo de elaboração. A coordenação deste grupo fica a cargo da Chefe de Gabinete da Prefeitura senhora Marcela Ravena de O Pereira.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – NOV / 2013 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 04/11/2013Santa Cruz/RnPlano de Mobilização/Diagnostico Resíduos sólidos com Coordenação Local 13 e 14/11/2013 Natal/Rn FUNASA Seminário Regionalizado sobre Plano Municipal de Saneamento Básico- participou o técnico Irismar Vasco dos Santos do SAAE 20/11/2013Teatro Candinha Bezerra Sta Cruz/RN 1ª Audiência – Apresentação do Diagnóstico: Reunião para Aprovação do Plano de Trabalho Aprovação do Regimento Interno Apresentação do Comitê Executivo Escolha dos Delegados/Comitê de Coordenação - 28/11/2013 Legitimação dos Comitês Municipais

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn - Dezembro 2013 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 05/12/20132ª Audiência Pública no auditório do SENAIApresentação e discussão da versão Preliminar do PMGIRS - Prognóstico 12/12/2013Prefeitura MunicipalReunião Técnica para discussão da versão preliminar do PMGIRS – Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos com o Grupo Local 17/12/2013 Assinatura do Termo de Aditivo entre a FUNASA e a municipalidade visando prorrogar a vigência do convenio para data de 25/12/ /12/2013 Encaminha a Promotoria os Relatórios preliminares, bem como documentação solicitada no Ofício nº 273/ ª Promotoria de Justiça, através do Ofício nº 326/2013-GAB 19/12/2013Prefeitura MunicipalReunião Técnica para discussão do Plano de Diagnostico participativo 19/12/2013 Encaminha a FUNASA os Relatórios preliminares, bem como Plano de Mobilização e Cronograma de Execução através do Ofício nº 330/2013- GAB 20/12/2013Auditório da IFRN3ª Audiência do PMSB – Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduo Sólido Apresentação e discussão do Plano PMGIRS (Final) 20/12/2013 Decretado aprovado o PMGIRS – Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduo Sólido Decreto nº 1677/2013

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO SANTA CRUZ/RN – FEVEREIRO – 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 06/02/2014 Auditório do SENAI Santa Cruz/Rn 4ª Audiência Pública para apresentação aos membros dos comitês a atual caracterização do sistema de abastecimento municipal 11/02/2014 Reunião com catadores de materiais recicláveis do município de Santa Cruz/RN Secretaria Municipal de Assistência Social Primeiro contato com os catadores do município objetivando a organização, a inclusão social das pessoas que sobrevivem da atividade mostrando a importância e que o serviço da logística reversa que prestam é de grande valor ao Meio Ambiente. 24/02/2014 Reunião de Assessoramento Sta Cruz/RN Reunião Técnica com Membro do NICT/FUNASA

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – MARÇO/ 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 12/03/2014 Rádio Santa Cruz – AM / 1410 Apresentação e discussão do PMGIRS – PMSB Entrevista divulgando o Trabalho de elaboração e construção dos Planos no município. 26/03/2014Prefeitura MunicipalReunião Técnica para discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, com o Comitê local 31/03/2014 Secretaria Municipal de Assistência Social Reunião Técnica para discussão do Intercambio com os Catadores em Natal /RN CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – MARÇO/ 2014 DATA LocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – ABRIL / 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 08/04/2014 Prefeitura Municipal de Santa Cruz/Rn Estudo para elaboração da Minuta do Projeto de Lei que regulamentará a coleta de resíduos sólidos na cidade 29/04/2014Sede da COOPCICLA Rua Projetada Antigo Lixão – Cidade Nova Natal/Rn Intercambio Técnico com os catadores do município e a COOPCICLA

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – Maio / 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 07/05/2014 Prefeitura MunicipalReunião com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RN objetivando a parceria com a municipalidade 08/05/2014 Prefeitura Municipal de Santa Cruz/Rn Estudo para elaboração da Minuta do Projeto de Lei que regulamentará a coleta de resíduos sólidos na cidade e reunião técnica com o Comitê de coordenação. 16/05/2014 Casa da Cultura Goianinha/Rn Oficina sobre a Elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduo sólidos da Região Agreste – PIRS e do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – Junho / 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO Junho Prefeitura Municipal e SAAELevantamento e coleta de dados para Diagnostico de Saneamento e Estudo para elaboração da Minuta do Projeto de Lei que regulamentará a coleta de resíduos sólidos na cidade 26/06/2014 Prefeitura Municipal de Santa Cruz/Rn Reunião técnica com Empresa que presta Assessoria – Planenge e o Comitê de coordenação

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – Julho / 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO Julho Prefeitura Municipal e SAAELevantamento e coleta de dados para Diagnostico de Saneamento e Estudo para elaboração da Minuta do Projeto de Lei que regulamentará a coleta de resíduos sólidos na cidade 15/07/2014 Prefeitura Municipal de Santa Cruz/Rn Reunião Técnica para definir providencia para realização da Audiência Pública juntamente com assessoria

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – Agosto / 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO Agosto Prefeitura MunicipalElaboração final da Minuta do Projeto de Lei que regulamentará a coleta de resíduos sólidos na cidade e reunião técnica com o Comitê de Coordenação 20/08/2014Prefeitura MunicipalResposta da Enquete 06/08/2014Auditório do SENAI5ª Audiência Pública para apresentar o diagnóstico

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO Santa Cruz/Rn – Setembro / 2014 DATALocalOBJETIVOS/ OBSERVAÇÃO 22/09/2014 Secretaria Municipal de Educação Reunião Técnica com dois membro do NICT- Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica da Superintendência Estadual da FUNASA sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. 23/09/2014Auditório da IFRNOficina Interestadual