Sistema de Informações de Marketing (SIM)

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Informações de Marketing (SIM) Pesquisa de Mercado Sistema de Informações de Marketing (SIM)

Necessidade de Pesquisa de Mercado Ambiente de Mkt muda em ritmo cada vez mais acelerado: De mkt local p/ mkt global De necessidades p/ desejos do comprador De competição de preços para competição de valor Pesquisa de Mercado

Profissional de Pesquisa Planejar e desenvolver pesquisas de mercado Coletar, tabular e analisar informações Propor soluções e recomendações baseadas no estudo realizado Estudar e propor novas metodologias Seguir padrões éticos de conduta profissional Pesquisa de Mercado

Organograma Tradicional de Empresa Alta Administração Gerência de Nível Médio Profissionais de Linha-de-Frente Clientes Pesquisa de Mercado

Por que os clientes deixam de comprar das empresas Clientes falecem 1 % Mudam-se domicílio 3 % Melhor preço 15 % Baixa qualidade do produto 14 % Atendimento de má qualidade/descaso 68% “Tente exceder as expectativas dos clientes, não apenas atendê-las” Philip Kotler 2000 Pesquisa de Mercado

Organograma de Empresa Orientada para o Cliente Clientes Pessoal de linha-de-frente Clientes Gerência de nível médio Alta adminis- tração Pesquisa de Mercado

Empresas de Alto Desempenho Públicos Interessados Determinar estratégias para satisfazer aos principais interessados... Processos ...por meio do aprimoramento de processos fundamentais de negócios.... Recursos Organização ...e do alinhamento dos recursos e da organização. Pesquisa de Mercado

Trabalho em Grupo Elaborar um briefing de pesquisa, assumindo a posição de cliente. Briefing (O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente). Objetivo Cenário Mercadológico Problema a ser explorado (Produto/marca/setor ) Público-alvo Região Pesquisa de Mercado

Trabalho em grupo G1- Day free – Quais as disciplinas melhores para 6ª feiras no EAD? G2- Conhecer o nível de responsabilidade social da sala. G3- Aceitação a serviços voluntários (Plantio de árvores, assistência a idosos e etc). G4- Satisfação do Cliente. G5- Perfil sócio econômico. G6- Ação de comunicação. G7- Aceitação de um produto/serviço. Pesquisa de Mercado

Marketing Integrado Quando todos os departamentos da empresa trabalham em conjunto para atender aos interesses dos clientes. Pesquisa de Mercado

Casos Clássicos Indústria Japonesa x EUA no pós-guerra Microsoft x Macintosh Procter & Gamble x Unilever IBM x HP Intell x AMD Nestlé x Danone Yahoo x Google A defesa da atual posição não substitui a criação da futura liderança de mercado Pesquisa de Mercado

A Era da Informação Informação Dados Conhecimento Inteligência de Marketing Pesquisa de Mercado

Informação em tempo real é essencial Na sociedade atual baseada na informação, empresas com melhores sistemas de informações obtêm uma vantagem competitiva. Pesquisa de Mercado

A empresa com informação certa e em tempo-real pode: Escolher melhor seus mercados; Desenvolver melhores ofertas; Executar melhor o seu planejamento de marketing. Pesquisa de Mercado

Exemplos Informações obtidas de Pesquisas de Mercado: Coca-cola – sabe que colocamos 3,2 pedras de gelo no copo Kleenex – sabe que uma pessoa assoa o nariz 256 vezes ao ano Os suiços são os que mais comem chocolate, os gregos queijo; os irlandeses são os que mais tomam chá e os austríacos o que mais fumam Pesquisa de Mercado

Sistema de Informações de Marketing (SIM) Um Sistema de Informações de Marketing (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos, e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing. Pesquisa de Mercado

Fontes de informações para o SIM Registros internos da empresa Atividades de Inteligência de Marketing Pesquisa de Marketing Análise de suporte à decisão de Marketing Pesquisa de Mercado

SIM - Registros Internos da Empresa (dados de resultados) Localização de oportunidades e problemas importantes através da análise dos registros internos de: Pedidos / Vendas Preços / Custos Níveis de Estoque Contas a Receber / Contas a Pagar Etc... Quanto mais rápido o ciclo pedido-pagamento, maior a vantagem competitiva da empresa Pesquisa de Mercado

SIM - Registros Internos da Empresa – Perguntas 1/2 Perguntas úteis aos gerentes: Que decisões você toma regularmente? Que informações você precisa para tomar essas decisões? Que informações você obtém regularmente? Que estudos especiais você solicita periodicamente? Que informações você quer e não está obtendo agora? Pesquisa de Mercado

SIM - Registros Internos da Empresa – Perguntas 2/2 Perguntas úteis aos gerentes (cont..) Que informações você gostaria de obter diariamente? Semanalmente? Mensalmente? Anualmente? Que revistas ou relatórios você gostaria de consultar regularmente? Sobre quais assuntos você gostaria de ser mantido informado? Qual programa de análise de dados você quer? Quais são as 4 principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informação de mkt atualmente em uso? Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Inteligência de Marketing É um conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing. Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Inteligência de Marketing – fontes de informação (1/2): Livros, jornais e publicações setoriais; Conversas com clientes, fornecedores e distribuidores; Participação em reuniões com administradores de outras empresas; Localizar e participar de novos acontecimentos no ambiente de marketing. Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Inteligência de Marketing – fontes de informação (2/2): Motivar distribuidores, revendedores e outros intermediários a repassar informação importante. Aprender sobre concorrentes comprando seus produtos. Promover painel consultivo de clientes. Comprar informações de fornecedores externos como a A.C.Nielsen (Mede sua performance no mercado, Analisa a dinâmica do ponto de venda, diagnostica e resolve problemas de marketing e vendas, e identifica e captura oportunidades de crescimento . Montar um centro de informações de marketing e disseminar informações relevantes. Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Pesquisa de Marketing (dados de mercado) Corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa. Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Pesquisa de Marketing – exemplos: Teste de preferência de produto /marca; Previsão de vendas por região; Avaliação de propaganda; (traduzido de http://www.cscmp.org/Downloads/Resources/glossary03.pdf) Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Pesquisa de Mercado – Etapas: Definição do problema e dos objetivos da pesquisa Desenvolvimento do plano de pesquisa Coleta de informações Análise das informações Apresentação dos resultados Pesquisa de Mercado

Metodologia de Pesquisa Informações Relevantes Definição do Problema 2. Pesquisa Exploratória 3. Formulação de Hipótese Feedback sobre a Eficácia da Decisão 4. Criação do Projeto 5. Coleta de Dados Decisão de MKT 6. Análise e Apresentação Pesquisa de Mercado

SIM – Sistema de Apoio a Decisões de Marketing Conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de suporte, por meio do qual uma empresa coleta e interpreta informações relevantes provenientes dos negócios e do ambiente e as transforma em uma base para a ação de marketing. Pesquisa de Mercado