BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

CENÁRIO ATUAL GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS ABERTURA ECONÔMICA
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Projetos.
Estudo e Distribuição do Trabalho
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Sistemas de Informação Valor da informação e suas características
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
Administração Financeira III
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
ARRANJO FÍSICO- Exemplos
Produtividade & Desempenho
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Análise de Projeto do Sistema Produtivo
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Balanceamento de Linhas
Logística Interna.
Fundamentos de Administração
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
BENCHMARKING.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade II 2ª Parte
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Contabilidade de Custos
Conceitos Básicos de Estoques
Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Layout OS&M Layout.
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Estudo e Distribuição do Trabalho
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Avaliação de Desempenho
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Sistemas de Informações de RH
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMPRO Simulação de Gerência de Operações Marketing B2B Mkt & Logística.
Teoria Geral da Administração
Profº Eduardo Batman Júnior
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
Técnico em Administração
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Algoritmos e Programação I
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
PRODUTIVIDADE.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Etapas do processo orçamentário
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
6.1 Tecnologia de produção
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
LAYOUT INDUSTRIAL EM LINHA DE MONTAGEM
Estudo e Distribuição do Trabalho
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
Sistemas de Planejamento de Produção
Módulo: Qualidade e organização da produção
BALANCEAMENTO DE LINHA Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna.
Prof. Wesley Vieira Borges
INDICADORES DE DESEMPENHO
Layout de Empresas Industriais
PRODUTIVIDADE Bibliografia IMPORTANTE
Eficiência Global do Equipamento Overall Equipment Efficiency (OEE)
Sistemas de Medição e Desempenho Aplicados Dentro da Porteira Bibliografia utilizada Gestão do Sistema de Produção Agropecuário – Gestão Qualidade Emater.
Transcrição da apresentação:

BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA PRODUTIVIDADE CUSTOS COMPETITIVIDADE LUCRO CRESCIMENTO

BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS Balanceamento de Linha é a distribuição de atividades seqüenciais por postos de trabalho, de modo a: permitir uma elevada utilização de trabalho e equipamentos; minimizar o tempo em vazio; Evitar formação de estoques

Como pode ser feito o balanceamento de linhas de produção? Encontrar o menor número de postos de trabalho necessários Agrupar da melhor maneira os postos de trabalho de acordo com os tempos.

÷ tempo de trabalho do período. Exemplo A linha de produção a seguir deverá produzir 500 peças/dia com 500 minutos por dia de trabalho. Sabe-se que o tempo total de fabricação médio da peça é de 4 minutos (soma-se todos os tempos da linha). 1° passo: calcular o número mínimo de estações necessárias: Tempo Padrão da peça x Programa de produção no período ÷ tempo de trabalho do período. Ou seja: 500 x 4 ÷ 500 = 4 estações de trabalho

2° passo: Determinar o tempo padrão balanceado: Exemplo 2° passo: Determinar o tempo padrão balanceado: Tempo Padrão da peça ÷ Número de estações. Ou seja: 4 minutos ÷ 4 estações = 1 minuto por estação Logo cada posto de trabalho deverá ter um minuto para executar a atividade.

3° passo: Balancear a linha: Exemplo 3° passo: Balancear a linha: 0,2 min 0,5 min 0,4 min 0,3 min 1 min 0,4 min 0,7 min 0,5 min

3° passo: Balancear a linha: Exemplo 3° passo: Balancear a linha: 0,4 min 0,2 min 0,4 min 0,7 min 0,3 min 0,5 min 0,5 min =1 min =1 min 1 min =1 min

Exemplo 2 A linha de produção a seguir deverá produzir 400 peças/dia com 500 minutos por dia de trabalho. Sabe-se que o tempo total de fabricação médio da peça é de 5 minutos (soma-se todos os tempos da linha). Faça o balanceamento da linha sabendo que possui os seguintes postos e tempos: 0,75 min 1min 0,5 min 1,25 min 0,25 min 0,5 min 0,25 min 0,5 min

Exemplo Reposta: 1,25 min 0,5 min 0,25 1min 0,5 min 0,75 min 0,5min

Exemplo 3 Certa empresa funciona 7 horas por dia e a taxa de saída da linha é de 600 unidades por dia, levando em conta a linha abaixo faça o balanceamento da linha produtiva:

Exemplo 4 A montagem de um produto requer as operações que serão mostradas no quadro do slide a seguir. Sabe-se que a produção necessária é de 180 unidades por turno de 8 horas e que o tempo de produção por disponível por turno é de 450 minutos. faça o balanceamento de linha e encontre a eficiência da linha.

Exemplo 4 (Cont.)

Exemplo 5 A montagem de um produto requer as operações que serão mostradas no quadro do slide a seguir. Sabe-se que a produção necessária é de 400 unidades/dia com um turno de 8 horas/dia. faça o balanceamento de linha e encontre a eficiência da linha.

Exemplo 5 – Cont.

Exemplo 7 A montagem de um produto requer as operações que serão mostradas no quadro do slide a seguir. Sabe-se que a produção necessária é de 1000 unidades/dia com um turno de 7,5 horas/dia. faça o balanceamento de linha e encontre a eficiência da linha.

Exemplo 7

Exemplo 8 A montagem de um produto requer as operações que serão mostradas no quadro do slide a seguir. Sabe-se que a produção necessária é de 300 unidades/dia com um turno de 7,5 horas/dia. faça o balanceamento de linha e encontre a eficiência da linha.

Exemplo 8

DEFINIÇÕES DE PRODUTIVIDADE É a relação entre o produzido (output) e os recursos empregados para produzi-lo (input). É a relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo. É a razão entre o faturamento da empresa e os custos totais incorridos (Taxa de Valor Agregado).

EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE Eficácia: uma decisão ou ação é tanto mais eficaz quanto mais próximos dos objetivos estabelecidos chegaram os resultados obtidos, ou seja, EFICÁCIA = RESULTADOS OBTIDOS / METAS. Produtividade: pode ser definida como a capacidade de produzir partindo-se de uma certa quantidade de recursos.

Calculando a Eficácia da produção: = Produção Efetiva Capacidade Produtiva

Calculando a Eficácia da produção: Exemplo: Uma empresa possui uma capacidade produtiva diária de 1.000 unidades. No dia 5 de março de 2013 a produção foi de 900 unidades. Qual o indice de eficácia nesse dia? 900 1000 Ou seja a eficácia produtiva nesse dia foi de 90%. Ou a empresa foi ineficiente em 10% 90%

Exemplo2: Uma empresa possui uma capacidade produtiva diária de 150 unidades. No mês de outubro a produção foi de 3500 unidades. Considerando que um mês possui 30 dias, Qual o índice de eficácia nesse dia? 3500 4500 Ou seja a eficácia produtiva nesse mês foi de 77%. Ou a empresa foi ineficiente em ___________ 77,77%

FACILIDADES NA MENSURAÇÂO DE PROCESSOS SITUAÇÃO 1) Um operário, trabalhando em uma máquina, produz, em uma hora, 10 peças. 2) Dois operários, trabalhando em duas máquinas, produzem, em uma hora, 20 peças. 3) Melhorando o método de trabalho, um homem opera duas máquinas e produz, em uma hora, 20 peças. PRODUÇÃO 10 peças / hora 20 peças / hora PRODUTIVIDADE 10 peças / homem-hora 10 peças / hora-máquina 20 peças homem-hora 10 peças / hora-máquina

Complete como na tabela anterior: SITUAÇÃO 1) Um operário, trabalhando em uma máquina, produz, em uma hora, 50 peças. 2) Três operários, trabalhando em duas máquinas, produzem, em uma hora, 60 peças. 3) Melhorando o método de trabalho, 2 homens operam quatro máquinas e produzem, em uma hora, 100 peças. PRODUÇÃO peças / hora PRODUTIVIDADE 50 peças / homem-hora 50 peças / hora-máquina 20 peças / homem-hora 30 peças / hora-máquina 50 peças homem-hora 25 peças / hora-máquina

Complete como na tabela anterior: SITUAÇÃO 1) Um operário, trabalhando em uma máquina, produz, em 2 horas, 200 peças. 2) 4 operários, trabalhando em duas máquinas, produzem, em 3 horas, 600 peças. PRODUÇÃO peças / hora PRODUTIVIDADE 100 peças / homem-hora 100 peças /hora-máquina 50 peças / homem-hora 100 peças / hora-máquina

PORQUE MONITORAR A PRODUTIVIDADE NA EMPRESA? AS MEDIDAS DE PRODUTIVIDADE SÃO USADAS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA: verificar o acerto de decisões tomadas no passado sobre mudanças na organização, tais como: introdução de novos produtos; mudanças na política de investimentos; modificações nos processos produtivos; mudanças no arranjo físico, na capacidade produtiva, no balanceamento da linha de produção, etc. atestar a utilidade de programas de treinamento em setores ou atividades específicas; medir a produtividade do sistema de manutenção da empresa, etc.

obter uma idéia global de desempenhos comparados. AS MEDIDAS DE PRODUTIVIDADE PODEM SER USADAS COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO a existência de programas de medida faz com que as pessoas passem a incorporar a produtividade nas suas preocupações rotineiras de trabalho; estimula uma competição sadia entre departamentos e outras unidades operacionais de uma mesma empresa; como meio de recompensar salarialmente a produtividade de pessoas ou grupo de pessoas mais produtivas. AS MEDIDAS DE PRODUTIVIDADE SERVEM PARA COMPARAR O DESEMPENHO DE UNIDADES DE UMA MESMA EMPRESA, COM DIFERENTES LOCALIZAÇÕES GEOGRÁFICAS obter uma idéia global de desempenhos comparados.

CICLO DA PRODUTIVIDADE ESTÁGIO 1 Medida da Produtividade ESTÁGIO 4 Melhoria da Produtividade ESTÁGIO 2 Avaliação da Produtividade ESTÁGIO 3 Planejamento da Produtividade