Motivação e satisfação no trabalho

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Transcrição da apresentação:

Motivação e satisfação no trabalho KRUMM P. (2005) PSICOLOGIA DO TRABALHO: uma introdução a psicologia industrial/organizacional

MOTIVAÇÃO Energia, Orientação e sustentação da comportamento no trabalho (bom desempenho; Inferida dos comportamentos observáveis das pessoas no trabalho, mas não é a mesma coisa do desempenho medido; Motivação é diferente de desejo, pois implica em ter capacidade para o comportamento motivado; As primeiras teorias supõem que os empregados se motivam para a satisfação das necessidades.

TEORIAS DA NECESSIDADE O COMPORTAMENTO MOTIVADO DECORRE DO DESEJO DE ELIMINAR UMA DEFICIÊNCIA. Maslow

...continua ERG – existência, relacionamento e crescimento -(Alderfer) Teoria da necessidade de realização de McClelland – 3 necessidades Realização Poder Afiliação A teoria da necessidade de realização de McClelland difere das duas anteriores por afirmar que o desejo de auto realização não é inato e pode ser aprendido e por focalizar a motivação no âmbito do trabalho. Maslow e Aderfer entendem o comportamento no trabalho apenas como parte da motivação pela vida. FRAGILIDADES: falta de definição clara do que seja necessidade, método de avaliação (TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA - TAT)

FATORES MOTIVACIONAIS TEORIAS DO PLANEJAMENTO DE CARGOS – ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO – Teoria dos dois fatores de herzberg Fatores de higiene FATORES MOTIVACIONAIS Ambiente de trabalho Supervisão Relações Interpessoais Condições físicas Salário Política e administração Benefícios Segurança no cargo Conteúdo do trabalho Resultados do trabalho Realização Reconhecimento Responsabilidade Progresso

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO CARGO TEORIAS DO PLANEJAMENTO DE CARGOS – ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO – Teoria das características do cargo – HACKMAN E OLDHAN CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO CARGO Variedade de habilidades Identidade da tarefa Significância da tarefa Autonomia Feedback MPS=( Variedade de habilidade + identidade da tarefa + Significância da tarefa) x Autonomia x Feedback 3

Resultados Pessoais e Do trabalho Dimensões Centrais do cargo Estados Psicológicos Variedade Identidade significância Percepção do Significado do trabalho Motivação interna Do trabalho elevada Alta qualidade no Desempenho Satisfação Elevada Baixo absenteísmo Percepção da Responsabilidade Pelos resultados Autonomia Dimensões Centrais do cargo Feedback Força de necessidade De crescimento

HACKMAN E OLDHAN outros fatores Força da necessidade de crescimento Conhecimento e habilidade Satisfação com o contexto (fatores de higiene de Herzberg)

TEORIAS COGNITIVAS Focalizam as atividades mentais e as percepções pelas quais as pessoas determinam sua motivação. São baseadas no modelo cognitivo de aprendizagem. A proporção que as pessoas passam pela vida, processam experiências e as utilizam em situações posteriores.

Teoria da equidade de adams Mudança de input Mudança de resultados Saída da situação Mudança de comportamento em relação a trabalhadores comparáveis Distorção da situação Mudança de comparação Trabalhadores sensíveis a equidade Trabalhadores benevolentes – Menores resultados com maior esforço Trabalhadores intitulados – maiores resultados com menor esforço

TEORIA DA VALÊNCIA –INSTRUMENTALIDADE – EXPECTIATIVA (VIE) – vroon O resultado no trabalho – Positivo e negativo Valência – valor subjetivo Instrumentalidade – desempenho e resultado Expectativa – esforço pessoal e resultado Força - combinação dos fatores VIE

Teoria do estabelecimento de metas – locke e latham Baseia-se nos pressupostos de que metas conscientes, difíceis e específicas propiciam maior desempenho no cargo. Metas difíceis propiciam melhor desempenho. Determinadas metas difíceis propiciam melhor desempenho do que nenhuma meta ou metas vagas tipo: “faça o melhor que puder”. Altos níveis de compromisso com as metas melhoram o desempenho. Feedback específico sobre os resultados do cumprimento da meta O estabelecimento de metas pode ser prejudicial se as metas forem estabelecidas por um motivo errado ou se houver metas conflitantes.

moderadores Habilidades Variáveis de Personalidade Complexidade da Tarefa Fatores Situacionais Controle interno X Controle externo

TEORIAS COMPOTAMENTAIS As conseqüências positivas ou negativas dos comportamentos determinam se um comportamento será repetido ou interrompido. TEORIA DO REFORÇO – Positivo e negativo, extinção e punição