SEJAM BEM-VINDOS!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
reunião DE PAIS SEJAM BEM VINDOS
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Decisões.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Setor Administrativo Catia – Diretora Sergio – Financeiro
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientações sobre o Estágio II
Didática da alfabetização
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PEI – Programa Educacional Individualizado
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
SEJAM BEM-VINDOS!.
SEJAM BEM-VINDOS!.
Fundamental II. PAUTA  CONHECENDO NOSSA EQUIPE  SISTEMA DE AVALIAÇÃO  MATERIAL DIDÁTICO  NORMAS DISCIPLINARES  TIRANDO DÚVIDAS.  CONHECENDO NOSSA.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Formação continuada ANO 2015
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

SEJAM BEM-VINDOS!

REUNIÃO PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 2016

“Se há amor, a obediência é espontânea e natural “Se há amor, a obediência é espontânea e natural. Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos.” Augusto Cury

Equipe Diretiva: Direção: Ilze S. Chiarello Coordenadora Ed. Infantil: Marli Wojeicchowski Supervisão Pedagógica: Giselle Santore Orientação Educacional: Miriane S. Tesser Secretária: Silvana Salamoni Revisora de Provas: Pâmela Agostini Colaboradora: Andressa Faria

Professores das Turmas: Berçário - Prof. Eliane dos Passos Haros Infantil 1A - Prof. Franciane Pezzole Infantil 1B - Prof. Patrícia Kowalcziki Infantil 2A - Prof. Marcela Fernandes Infantil 2B - Prof. Cleunice Granemann de Mello

Professores das Atividades Complementares: Capoeira - Prof. Joel Caetano Dança - Prof. Kathellen Klein Ed. Física - Prof. Jaqueline Telis de Souza

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS O Colégio de Aplicação da UNIARP entende educação como uma construção constante, que se dá a partir de interações que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. O conhecimento que se constrói a partir destas relações mobiliza, no indivíduo, a significação e a ressignificação de conceitos construídos, levando a novas investigações. As crianças e os adolescentes são protagonistas dessa aprendizagem, sujeitos históricos e sociais, que exercem papel ativo, com características próprias de sua idade e do contexto onde se inserem.

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRESSUPOSTOS: Nenhuma prática pedagógica é neutra; apoia-se numa concepção de aprendizagem. A concepção de aprendizagem que embasa o trabalho da Educação Infantil é denominada interacionista, também chamada de construtivismo, sócioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Esta concepção se fundamenta nos psicólogos clássicos: Piaget, Vygotski e Wallon. Esta concepção coloca o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento, considerando a PARCERIA/INTERAÇÃO com seu grupo social: adultos, professores e familiares. Afirma que as crianças se desenvolvem em situações de interação social.

PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: PROPOSTA PEDAGÓGICA: A proposta da Educação Infantil favorece dinâmicas de aprendizagens interativas, a fim de atingir avanços no desenvolvimento físico, intelectual e social da criança. PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: Propiciar situações de aprendizagem que garantam a troca entre crianças e adultos num ambiente acolhedor. Cabe ao professor a MEDIAÇÃO entre o saber e a criança para que ela se aproprie do conhecimento.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E OS EIXOS DO CONHECIMENTO: Identidade e autonomia Corpo e movimento Linguagens da arte Natureza, cultura e diversidade Relações matemáticas Cultura oral e escrita Avaliação.

Elementos importantes no desenvolvimento infantil: a imitação o faz-de-conta a linguagem a imagem corporal a brincadeira A partir destes elementos a criança abstrai, interpreta e entende a realidade.

Material Didático do Sistema Positivo de Ensino: BERÇÁRIO: A proposta adotada segue as orientações metodológicas do Positivo, abrangendo estimulação visual, auditiva, sensitiva e corporal envolvendo a afetividade e a socialização. INFANTIL 1 E 2: O Material do Positivo é composto por: Agenda 1 livro de Registros e Memórias 1 livro Registrando Acontecimentos 2 livros de histórias 1 Prancheta de experimentação.

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA: O Material Didático Positivo está organizado por UNIDADES DE TRABALHO, possibilitando um manejo integrado entre as diferentes áreas do conhecimento e articulado pelas intervenções pedagógicas do professor. As Unidades de Trabalho são uma forma de organização didática que o Sistema Positivo Ensino priorizou para o trabalho com o saber escolar, visando a fornecer condições para um bom planejamento: a organização dos saberes em função das crianças, isto é, atendendo a necessidades, possibilidades e interesses das crianças. a continuidade das experiências, possibilitando a integração de eixos de conhecimento, sem interrupções. O OBJETIVO maior é colocar os alunos em situações nas quais aprendam a expressar ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados, que lhe permitam elaborar e reelaborar as aprendizagens, interagindo socialmente estabelecendo vínculos afetivos com outras crianças e adultos. Por meio do BRINCAR, conhecem e exploram manifestações culturais, expressam emoções e pensamentos, demonstrando respeito e aprendendo a valorizar.

Horários de Funcionamento Tarde: 13h15min às 17h30min Chegadas tardias e saídas antecipadas Será permitida a entrada atrasada de alunos em sala de aula somente com justificativa dos pais e/ou responsável, via agenda. A tolerância para atrasos sem justificativas, é de 5 minutos, o aluno que chegar após essa tolerância deverá aguardar, na sala de aula o sinal da 2ª aula (14h05min), nos dias em que for atividade complementar. As saídas antecipadas só serão permitidas com autorização dos pais e/ou responsável, anotada na agenda. Comunicamos que o portão lateral (cantina) estará disponível para acesso ao Colégio nos horários de entrada e saída.

Uso do Uniforme O uniforme é uma forma de identidade visual do Colégio, que reflete a sua filosofia e sua linha pedagógica de atuação. O uso do uniforme completo será obrigatório a partir do Infantil I, em todas as atividades do Colégio. Para as atividades complementares como Ed. Física será obrigatório vir de tênis. Paras aulas de Capoeira e Dança será obrigatório o uniforme específico. Os pais serão comunicados, via agenda, em caso de reincidência da falta de uso do uniforme. Obs.: Os uniformes estão disponíveis para compra nas lojas Supera e Loja Sete.

Uso da Agenda Escolar A agenda escolar é um meio de comunicação entre pais e escola e deve estar com o aluno diariamente. Pais, olhem a agenda de seu filho colocando o visto diariamente, pois os comunicados, cardápios e anotações serão via agenda. A primeira página da Agenda Escolar apresenta os dados pessoais do seu (a) filho (a) e devem ser preenchidos no ato do recebimento.

Medicamentos De acordo com a Resolução RDC nº 344 (12/05/1998), assim como o Decreto do COREN 50.387 em seus artigos 2º e 15º proíbem a administração de medicamentos sem receita médica. O Colégio de Aplicação cumpre esta Resolução por compreender que estamos ajudando também na conscientização sobre o perigo da automedicação. Obs.: Caso o aluno (a) apresente febre ou dores agudas a família será acionada, via telefone e, imediatamente, os pais deverão buscar seu (a) filho (a) na escola.

Eventos Dia das Mães: A comemoração, será no Auditório da Reitoria, com horário específico para cada turma, enviado anteriormente. Dia dos Pais: Segue o mesmo formato do Dia das Mães. Festa Junina: Será nas dependências do Colégio, no horário de aula, somente com professores e alunos. Os pais serão convidados para as apresentações de seus filhos (as).

Lançamento do Livro Jovens Ideias: (Infantil 5) Durante o primeiro semestre os alunos realizam produções textuais, que passarão por uma comissão avaliadora e serão selecionados para compor o livro. Noite Cultural: A organização será de responsabilidade do professor de dança, capoeira, com o apoio dos professores de artes e educação física.

Avaliações A avaliação em todos as turmas é descritiva e semestral. Durante o semestre os pais serão chamados para uma conversa com a professora, referente ao desenvolvimento do aluno. No Calendário Anual estará especificada a data de entrega de boletins e a presença dos pais é indispensável.

Pedido aos Pais: A entrega do Livro Integrado (Apostila do Positivo) será feita somente mediante pagamento, conforme contrato de matrícula. Não é permitida a reprodução de apostilas e livros literários. Os pais serão comunicados, via e-mail, em caso de inadimplência. Não trazer brinquedos, álbuns, joias e/ou qualquer objeto valioso ou que tire a atenção do aluno durante o período que estiver no Colégio. Os alunos terão o Dia do Brinquedo na sexta-feira. Solicitamos especial atenção para qual brinquedo seu filho poderá trazer.

Solicitamos atenção ao Cardápio do lanche coletivo, para que respeitem o pedido da professora, à qualidade, quantidade e pontualidade da entrega do lanche. Respeitem a individualidade do desenvolvimento de seu filho (a). A professora estará disponível para qualquer observação ou dúvida que possa ocorrer. Para o período de adaptação do aluno é de extrema importância a postura dos pais, quando se refere à escola. Estamos à disposição para conversar sobre qualquer assunto pertinente a seu (a) filho (a): rendimento escolar e colocações específicas que reportem ao aluno (a).

“Educar é crescer e crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” Anísio Teixeira

ACREDITAR NO PODER DA EDUCAÇÃO. Acreditar na imaginação, na criatividade, na curiosidade e na superação como importantes recursos para que a educação de qualidade e para a vida seja alcançada. O Colégio de Aplicação agradece a presença dos senhores pais. (Visita Guiada)