1 Uma leitura dos diagnósticos de EA em 5 estados e um bioma do Brasil Estudo elaborado para a Rede Brasileira de Educação Ambiental Relatório Preliminar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
GRUPO DE TRABALHO PARA COOPERAÇÃO EM SITUAÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Cultura Viva – Participação do IPEA 1. Apresentação do conjunto das avaliações – 1.1 Cultura Viva – avaliação do programa arte educação e cidadania – 1.2.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Pioneiro de uma concepção ampla e diversificada de patrimônio cultural e de sua documentação e promoção, Mário de Andrade foi um dos mentores da criação,
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

1 Uma leitura dos diagnósticos de EA em 5 estados e um bioma do Brasil Estudo elaborado para a Rede Brasileira de Educação Ambiental Relatório Preliminar Isabel C. M. Carvalho V Fórum de EA, novembro, 2004

2 O estudo: uma leitura da EA Fonte: dados gerados pelos diagnósticos 4 redes de EA: Rede Paulista - REPEA (SP); Rede Sul – REASUL (PR, SC e RS); Rede Aguapé (MT e MS/Pantanal); Rede Acre – RAEA (AC) Contexto: Os diagnósticos constituíram-se em projetos das redes, aprovados em edital do FNMA/MMA visando alimentar o SIBEA

3 Abrangência: 5 estados e 1 bioma do Brasil. 4Estados: AC, SP, PR, SC, RS; 4MT e MS = bioma pantanal Regiões: sudeste (parcialmente representada), sul (totalmente representada), centro oeste (parcialmente representada) e norte (parcialmente representada); 4Biomas/ecoregião: estiveram de algum modo representados nas áreas pesquisadas: Mata Atlântica; Mata Atlântica/Floresta de Araucárias; Pantanal; Floresta Amazônica.

4 Período de coleta de dados REPEA: mai/2003 a nov/2003 REASUL: out/2002 a nov/2003 Rede Aguapé: dez/2002 a abr/2003 REAE:out/2003 a fev/2004

5 Considerações metodológicas Pesquisa de natureza exploratória. Instrumento de pesquisa: questionários sobre –Instituições; –atividades; –educadores /pesquisadores e –especialistas. Analise quanti e qualitativa da problemática estudada, sem a pretensão de tratamento estatístico

6 Objetivos deste estudo Apresentar uma sistematização dos dados comuns pesquisados em cada Rede; Verificar se é possível, a partir consolidação dos dados nas regiões pesquisadas, pensar as características para da EA para as regiões evidenciando pontos comuns e diferenças relevantes; Destacar desafios, limites e oportunidades que se evidenciam no momento presente do desenvolvimento da EA Sugerir recomendações

7 Conhecendo a EA no conjunto das 4 redes Dados consolidados por rede de EA

8 1. Instituições que atuam em EA –REPEA 435 –REASUL 263 –Rede Aguapé 36 –RAEA 11

9 –REPEA 202 –REASUL 369 –Rede Aguapé 50 –RAEA Atividades em EA

10 Educadores/especialistas/ pesquisadores –REPEA 592 –REASUL 685 –Rede Aguapé 60 –RAEA 73

11 Cursos : Pós-Graduação (lato e estrito senso) –REPEA 6 –REASUL 13 (inclui 1 Mestrado em EA/FURG, único Pós-Graduação estrito senso no Brasil) –AGUAPÉ 3 –REAEA nenhum

12 Outros cursos (capacitação, extensão etc) –REPEA 77 –REASUL 27 –AGUAPÉ 14 –RAEA 8

13 As instituições de EA estão presentes em maior número nos estados de SP e do Sul

14 Educadores e atividades estão concentrados na região SE Os dados relativos a educadores e atividades, também acompanham esta tendência de concentração na região SE do Brasil, com destaque para RS e SP Devemos considerar aqui o fator demográfico, pois os estados que compõem estas regiões são também os mais populosos do país.

15 A EA está associada predominantemente a ações de sensibilização/mobilização seguidas de capacitação Quanto ao perfil destas atividades, parece haver uma predominância das atividades de mobilização/ sensibilização seguidas pelas atividades de capacitação. Atividades de pesquisa em EA são as menos mencionadas.

16 A EA é iniciativa governamental, da sociedade civil e em menor escala da iniciativa privada grande parte das instituições que fazem EA são públicas (órgãos federais, estaduais e municipais; escolas de ensino médio e fundamental; universidades). Estas vêm seguidas por ou organizações sociais (instituições da sociedade civil o ou mistas como conselhos e consórcios) e finalmente, coma menor parcela, estão as instituições privadas que fazem EA.

17 Projetos e Programas O diagnóstico da REASUL destaca para os três estados o elevado número de projetos (250), seguidos de programas (54) e só então de outras atividades como campanhas, congressos, cursos e outros. A rede Acre identifica 46 projetos e 6 programas. Na rede Aguapé também os projetos (31) são em número bem maior do que os programas (3). O mesmo acontece na PEPEA que levanta mais projetos (67) que Programas (15).

18 Programas e projetos Apesar da predominância da iniciativa governamental verifica-se mais projetos que programas entre as atividades de EA

19 Sociedade civil e estado Hipóteses: Aumento das parcerias do estado com sociedade? Maior ambientalização da sociedade? Precarização das políticas públicas que passam também a funcionar por “projeto”? Provavelmente os três fatores atuam juntos em diferentes combinações para cada caso

20 Predominam cursos de curta duração na formação do educador ambiental Predominam os cursos de curta duração como modalidade mais numerosa entre os levantados pelas redes (126). Os cursos de especialização (21) representam apenas uma pequena fatia das possibilidades de formação em EA em nível de Pós-Graduação e há 1 único curso no Brasil de Pós Graduação estrito senso que é o mestrado em EA da FURG (RS).

21 O que é mesmo uma atividade de EA? O entendimento do que seja uma atividade de EA pode não ser ainda um conceito claro no conjunto das redes. Há variação na interpretação do que seja uma atividade de EA, o que mostra que o conceito de EA encontra-se ainda em um nível pouco consolidado de apropriação pelo conjunto de instituições que são os agentes mais identificados com esta prática em suas regiões.

22 Destacando algumas Recomendações

23 Rumo a um diagnóstico nacional Recomenda-se ampliar a área de abrangência desta etapa de diagnósticos para alcançar um diagnóstico da EA em todo país. Isto significaria a realização de novos diagnósticos, incluindo os estados da região Nordeste, da região Norte e os estados de ES, MG e RJ completando a região SE. Esta meta poderia orientar uma política de pesquisa e produção de dados sobre EA da REBEA/FNMA.

24 Amadurecendo um conceito de EA Recomenda-se o aprofundamento de um conceito comum de EA. Este, mesmo guardando alguma variação relativa à diversidade de ênfases que pode adquirir, necessita constituir- se como conceito operativo, substantivo o bastante para formar uma comunidade de EAs sustentar uma prática educativa consistente. A elaboração e a partilha da reflexão sobre os fundamentos da EA se torna cada vez mais importante no cenário de fortalecimento e profissionalização da EA no Brasil. A REBEA e as Redes regionais são espaços privilegiados para incluir e estimular em seus programas de atividades espaços para formação e aprofundamento que contemplem esta preocupação.

25 Uma agenda para o debate sobre EA e sociedade Para aprofundar a compreensão das relações entre a educação ambiental e seus contextos de inserção Sugere-se o estabelecimento de uma agenda de debates que reflita sobre as condições da prática da EA na sociedade brasileira e no atual contexto internacional de globalização. Isto implica em enfrentar não apenas as questões operacionais, políticas e pedagógicas internas à EA, mas também problematizar a EA no atual contexto sócio-histórico.