Painel III – Construindo eficiência nas políticas públicas por meio de evidências Marco de Gastos de Médio Prazo (MGMP) Roland Clarke Banco Mundial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
Advertisements

e gerenciamento da cadeia de abastecimento
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO CENÁRIO FISCAL DE MÉDIO PRAZO Maputo, Maio de 2015.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Definição de Padrões Sessão 2. Cardápio Aquecimento: padrões para definição de regras Definição de padrões Princípios de ‘Melhor Regulação’ Regras contra.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Definição de Padrões Sessão 3. Cardápio Aquecimento: padrões para definição de regras Definição de padrões Princípios de ‘Melhor Regulação’ Regras versus.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Alexandre Giovanini Fuscaldi Diretor 1ª DT - Secex Desenvolvimento
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
Gerenciamento Financeiro de seu Acordo Cooperativo Pretoria, África do Sul 30 de novembro – 3 de dezembro de 2009.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Painel III – Construindo eficiência nas políticas públicas por meio de evidências Marco de Gastos de Médio Prazo (MGMP) Roland Clarke Banco Mundial

O que são políticas públicas baseadas em evidências? Elaboração de políticas baseadas em evidências poderia incluir: Avaliação empírica dos resultados dos programas O uso de experimentos e pilotos comparando uma população tratada com grupos de controle antes de plena implementação A análise detalhada dos fatores que afetam o desempenho (por exemplo, a educação) Fornecimento de uma justificação clara e suposições sobre os custos das novas políticas 2

Exemplos da Austrália (mas talvez relevantes para o Brasil) Benefícios fiscais para pesquisa e desenvolvimento funcionam como uma recompensa para a pesquisa que as empresas teriam feito de qualquer maneira. Incentivos oferecidos pelos estados para atrair investimentos tinham um impacto negativo a nível nacional e em muitos casos não beneficiou o estado de recepção. A redução do número de crianças em sala de aula não melhora a qualidade da educação. Porém, o focus no desempenho individual dos professores, com incentivos para o bom desempenho, é efetivo na melhora da qualidade da educação. 3

O que é o MGMP? É um processo estruturado e interativo baseado em estratégias setoriais, com custos estimados, acordados com os recursos disponíveis num período de 3 ou 4 anos. O processo leva informação suficiente para o governo (gabinete do presidente) para tomar decisões sobre prioridades viáveis e "trade-offs", dada a disponibilidade de recursos. Trata-se de decisões de política transparente e consistente, e Benefícios no primeiro ano de aplicação são limitados. A implementação integral normalmente demora de 5 a 10 anos, e o sistema e os processos precisam expandir-se gradualmente enquanto a cultura e o conhecimento necessários são criados. O MGMP não é um documento ou uma projeção, mas um processo de decisão que abrange todo o governo. MGMP Envelope fiscal de cima para baixo Custos dos programas e políticas de médio prazo de baixo para cima

O qué é a relação entre o MGMP e políticas públicas baseadas em evidências? MGMP é um processo através do qual os políticos concordam em aceitar um conjunto de regras de decisão para garantir que as políticas públicas adotadas sejam consistentes com os recursos disponíveis. O processo requer em algum ponto uma escolha entre “trade- offs”, o que implica abandonar ou modificar algumas políticas existentes ou adoptar novas políticas. Assim, um MGMP requer um acordo sobre as regras para a tomada de decisões da políticas, o que precisaria incluir estimativas de custos das políticas e idealmente uma análise de seus benefícios com a evidência (para ambas as políticas novas e existentes). 5

Principais Componentes de um MGMP EtapasCaracterísticas Marco Fiscal de Médio Prazo (MGMP) Pode ser gerado internamente ou imposto externamente. A presunção é que um MFMP gerado internamente fornece uma base macro-fiscal para a formulação do orçamento; um MFMP imposto externamente pode ou não servir de base para a formulação do orçamento. Marco Orçamentário de Médio Prazo (MOMP) O MOMP especifica tetos de gastos para as agências executoras baseado num compromisso entre disponibilidade de recursos como indicado pelo MGMP (“top-down”) e a necessidade de recursos para financiar planos de gastos dos setores (“bottom-up”). Marco de Desempenho de Médio Prazo (MDMP) O MDMP muda o foco de atenção, para produtos, resultados e performance de programas / agência executora.

Melhorar a situação fiscal; Melhorar a alocação de recursos inter-setorial por meio da conexão entre políticas públicas, planejamento e orçamento; Melhorar desempenho dos programas; Maior credibilidade da tomada de decisões orçamentárias; Maior responsabilização política pelos resultados das despesas públicas em virtude de um processo de tomada de decisões mais legítimo; Uso mais eficiente do dinheiro público por meio da entrega do serviço com desempenho esperado e menor custo. Por que adotar um MGMP?

MGMP é introduzido antes que os procedimentos básicos de orçamento estejam em prática; Processos excessivamente complexos e detalhados que sobrecarregam a capacidade administrativa; A ideia de que o MGMP é simplesmente um documento ou um conjunto de estimativas plurianuais; A visão de que o MGMP é um processo separado do orçamento; Pouca ou nenhuma atenção é dada ao aspecto político do processo do MGMP – e a liderança política não está preparada. Porém.. Benefícios nem sempre se concretizam:

Papeis e Responsabilidades EntidadePré-MTEFPós-MTEF Governo  Aprovação do orçamento anual  Aprovação dos planos de desenvolvimento  Aprovação da política fiscal  Definição de prioridades políticas estratégicas  Estabelecimento de limites máximos por setor / prioridades  Resolução de conflitos e de trade-offs em programas baseados em evidências Ministério da Fazenda  Elaboração do documento orçamentário  "Gerenciamento" de receitas, de dinheiro, de dívida, de gastos  Elaboração do orçamento de investimento  Desenvolvimento de estimativas  Desensolvimento de opções de políticas fiscais  Revisão/contestação de propostas de gastos  Gerenciamento de processos orçamentários Outros Ministérios  Administração do orçamento  Administração de atividades  Desenvolvimento de estratégias setorais, de políticas e de programas de investimento  Availação de programas, de desempenho e de resultados  Gerenciamento de gastos e de programas TCU  Auditoria financeira e de desempenho  Auditorias financeiras e de desempenho  Auditoria de qualidade da avaliação de programas  Auditoria do realismo dos pressuspostos do processo orçamentário Representação estilizada da trocar de papeis

Formalmente não, porém os blocos principais para seu desenvolvimento, sim. O Plano Plurianual (PPA), formulado no primeiro ano do Governo, define os principais objetivos e programas do novo Governo. Pode ser alterado anualmente, portanto as alocações orçamentarias multianuais não têm impacto direto sobre o orçamento anual. O Brasil possui um MGMP?

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): define receita, gastos e metas fiscais para um período de 3 anos, como um MGMP. Porém, a conexão entre o PPA e os orçamentos anuais não foi completamente bem sucedida; Prioridades e alocação de recursos definidos no PPA não necessariamente se refletem nos orçamentos anuais.

Como chegar ao MGMP?  Problemas identificados: – Articulação e coordenação dos planos entre si, e ao orçamento – Pluri- anualidade do planejamento vs. orçamentos anuais – Qualidade das estimativas de receitas e despesas de médio prazo – Falta de um orçamento anual acreditável – Definição de estruturas orçamentárias (classificação do plano e do orçamento) – Integração da avaliação de impacto ao processo de planejamento e de definição do orçamento 12

Como chegar ao MGMP? - 2  Soluções sugeridas: – Uma melhor coordenação entre os ministérios do Planejamento e da Fazenda; – Orçamentos plurianuais ou marcos plurianuais para um orçamento anual; – Aperfeiçoamento das técnicas de previsão de receitas e de despesas - incluindo custos associados aos fluxos de investimento; – Classificação única do orçamento e do plano - colaboração entre Fazenda, Planejamento e Ministérios setoriais; – Utilização de avaliações de impacto para eliminar programas ineficazes; 13

Estas soluções parecem razoáveis ​​, mas são enganosas ou parciais, porque todos os problemas envolvem questões de economia política, prestação de contas e atribuição de responsabilidades e funções 14

Economia Política do orçamento  O problema de coordenação é: como fornecer incentivos e capacidade aos ministérios para gerar as informações necessárias para os Ministérios do Planejamento e da Fazenda elaborarem programas, planos e o Orçamento num único processo?  Os planos devem ser realistas, eficazes, eficientes e consistentes com os recursos, e em conformidade com as prioridades do governo e cidadãos;  Para consistência plurianual, os orçamentos anuais devem ter regras claras para vincular-se às previsões;  Não há uma técnica confiável para estimar receitas - geralmente o problema é político: superestimar para aumentar gastos ou subestimar para gastar superávits fora do processo orçamentário;  Classificação não é apenas uma questão técnica, mas sim de definir responsabilidades para alcançar resultados;  Eliminar os programas ineficazes requer vontade e um marco institucional fortes para superar as forças políticas que apoiam os programas existentes. 15

Como conciliar o orçamento anual com o MGMP?  O orçamento anual é derivado diretamente do MGMP e as decisões são consistentes com os recursos disponíveis nos próximos 2 ou 3 anos.  Um dos benefícios do processo (bem implementado) é que se exclui o financiamento de ações que criarão pressões insustentáveis ​​no futuro.  Portanto, os Ministérios podem confiar que os programas iniciados terão continuidade (se forem eficazes). 16

Conclusões Caminhar na direção de um MGMP é tanto um exercício político quanto técnico Ele pode conferir aos políticos as informações necessárias para um processo coerente de tomada de decisões e permitir escolhas racionais tendo em vista os recursos disponíveis O processo de definição de alocações é interativo e não pode ser completamente formalizado Os benefícios, no primeiro ano de implementação, provavelmente serão limitados A implementação completa pode levar de cinco a dez anos e o sistema deve se expandir gradualmente à medida que a cultura e o conhecimento são gerados O uso de políticas baseadas em evidências tem que ser parte do processo orçamentário para gerar os incentivos necessários Um MGMP não é um documento, mas um meio de estruturar o processo de tomada de decisão. Logo, só será bem sucedido se for visto como um processo envolvendo o governo como um todo e não simplesmente como um exercício de planejamento  Portanto, temos de ser cautelosos, pacientes e modestos. 17

Muito obrigado 18