+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins.
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
FILOSOFAR É PENSAR.
II ENCONTRO CETELI/UFAM-SAMSUNG DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
O uso da vírgula Meio-ambiente e tecnologia: não há contraste, há solução(1) Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Sobre as relações Ciência e sociedade Ciência e cultura
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
1 ESQUEMA ELÉTRICO. 2 ESQUEMA ELETRÔNICO 3 QUALIDADE 1 – Cr í tica do item 3. Descri ç ão do Manual T é cnico: 1.1 – No item 3.1.1, esta descri ç ão.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
+ Tecnociência e suas implicações para a educação (Aula do dia 23 e 24/07) Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -
Psicologia aplicada ao trabalho
Teoria Geral de Sistemas
O QUE É FILOSOFIA?.
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 15 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Sobre tecnociência Isa Beatriz da Cruz Neves
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -

+ Questões iniciais  Qual é a diferença entre ciência e tecnologia?  Como ciência e tecnologia estão relacionadas?  Por que ciência e tecnologia demandam um “olhar crítico”?  Que controvérsias envolvem a tecnociência na sociedade?

+ CiênciaTecnologia Significa conhecimento; Aborda o mundo natural e social; Preocupa-se com “o que é” o mundo social; Aumenta o conhecimento humano de como a realidade funciona; Procura o significado do mundo através da pesquisa (uso do método científico). Trata de modificar, alterar e/ou controlar o mundo natural e social; Relativo ao que pode ser desenvolvido para satisfazer necessidades humanas; Envolve “invenção”, “inovação”, etc. Conhecimento aplicado para tornar mais eficiente a produção da vida material. Qual a diferença entre ciência e tecnologia?

+ Tecnociência CIÊNCIA TECNOLOGIA

+ Tecnociência  Relação bilateral entre ciência e tecnologia, ou seja, enquanto uma parte fornece recursos teóricos a outra fornece artefatos tecnológicos;  São domínios interdependentes;  É impulsionada pelo capitalismo/neoliberalismo;  Pode ser responsável pelos problemas que afligem a humanidade: MisériaDegradação do meio ambiente Desmatamento das florestas Poluição

+ Modelo linear de desenvolvimento (LOPEZ, 2003) Ciência TecnologiaRiqueza Bem-estar social PERSPECTIVA REDENTORA 1)Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir serão, necessariamente, resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia; 2)Com mais e mais ciência e tecnologia, teremos uma sociedade feliz.

+ Modelo linear de desenvolvimento Bem-estar Ciência RiquezaTecnologia Neutralidade das decisões tecnocráticas Perspectiva salvacionista Determinismo tecnológico Suposta neutralidade da ciência e da tecnologia “A reunião da SBPC, portanto, é importante por direcionar o debate [sobre produtos geneticamente modificados] para o âmbito científico, desviando-se do político (ZERO HORA)

+ Questionamento da ciência e da tecnologia E há um momento em que – e eu penso que as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki são de alguma maneira simbólicas desse momento de inversão – as sociedades contemporâneas se apercebem de que a ciência moderna, resolvendo embora muitos problemas, também cria alguns. E começou todo um processo de questionamento da ciência moderna pelas conseqüências societais – que veio, naturalmente, no rastro das bombas atômicas, e que depois se prolongou por muitas áreas (SANTOS, 1995, p. 2)

+ Questionamento da ciência e da tecnologia - Gato Cheshire... quer fazer o favor de me dizer qual é o caminho que eu devo tomar? - Isso depende muito do lugar para onde você quer ir __ disse o Gato. - Não me interessa muito para onde... __ disse Alice. - Não tem importância então o caminho que você tomar __ disse o Gato. - __... contanto que eu chegue a algum lugar __ acrescentou Alice como uma explicação. - Ah, disso pode ter certeza __ disse o Gato __ desde que caminhe bastante”. (Retirado de “Alice no País das Maravilhas”)

+ Atividade com o texto de Walter Bazzo Formação de 5 equipes;  Introdução (p )  Um comportamento conformado / A questão cultural ( p )  As faces da ciência e da tecnologia/ Relação de desconhecimento, medo e ufanismo/ Técnica, ciência e tecnologia, uma relação confusa. (p )  Ciência e tecnologia através dos tempos. (p )  A necessidade da filosofia / Apostando no processo educativo. (p )

+ TRABALHO SOBRE REPORTAGENS 1)Caracterização do tema e da controvérsia; 2)Especificação do envolvimento de conceitos científicos e instrumentos tecnológicos; 3)Listar argumentos a favor e contra; 4)Levantar soluções;