Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente SAEV Ambiental Poços de Caldas – MG Maio de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente Saev Ambiental Biol. Tatiane Gisele Alves Ch. Setor de Diagnósticos.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
II Seminário Internacional Projeto INCLUIR Programa Urb-AL rede 9 Veneza, maio 2006.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE CONVÊNIO 025/2007 PMPA/MMA/ FNMA Recuperação das nascentes e matas ciliares do Arroio Dilúvio e seus afluentes Coordenador.
Minicurso Inclusão Socioeconômica Paula Montagner Abril 2015.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora – AGENDA JF
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente SAEV Ambiental Poços de Caldas – MG Maio de 2015

Noroeste do Estado de SP; 520 km da Capital; 82 km de São José do Rio Preto POPULAÇÃO MIL hab. (IBGE, 2010) POPULAÇÃO MIL hab. (IBGE, 2010)

RANKING AMBIENTAL PAULISTA 2014 Selo Município Verde Azul Programa Município Verde Azul 2º colocado (participam mais de 600 municípios ) RANKING AMBIENTAL PAULISTA 2014 Selo Município Verde Azul Programa Município Verde Azul 2º colocado (participam mais de 600 municípios ) IDH ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (2015) 0,78

Compromisso assumido pela municipalidade com a responsabilidade socioambiental; Implantado em 2005, o projeto tem capacidade para acolher 15 (quinze) adolescentes; estatuto próprio; consiste na capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social; produção de mudas espécies nativas regionais; oferece aos aprendizes, pre-profissionalização como viveiristas; prevê a produção de mudas para uso em projetos de revegetação de áreas degradadas;

INCENTIVAR A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DE POTENCIALIDADES E HABILIDADES, OFERECENDO PRÉ-PROFISSIONALIZAÇÃO COMO VIVEIRISTAS, A ADOLECENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL BEM COMO CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE REVEGETAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS ATRAVÉS DO FORNECIMENTO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS REGIONAIS. PROMOVER AOS ADOLECENTES, COMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO REGULAR COM ATIVIDADES RELACIONADAS A CULTURA, SAÚDE, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE.

Atividades teóricas e práticas voltadas ao cultivo de mudas de espécies nativas regionais em viveiro; adolescentes com idades de 16 e 17 anos, de baixa renda e que apresentem um bom desempenho escolar; atividades práticas: semeadura de espécies, estaquia, acompanhamento e observação da taxa de germinação, repicagem, preparo de substrato, plantio, compostagem, tratos culturais, manutenção dos canteiros, controle biológico e aplicação de defensivos naturais; capacitadora: técnica em meio ambiente; aulas todos os dias, no período da tarde; alimentação, EPI’s, uniformes e materiais didáticos; bolsa de meio salário mínimo/mês; cursos, palestras sobre cidadania, mercado de trabalho, saúde, atividades esportivas;

Produção de 3 a 4 mil mudas/mês; produção de 30 espécies nativas regionais; mudas disponibilizadas para plantios em Votuporanga e região e também para distribuição em eventos; desde 2005: mais de 90 adolescentes.

CONCLUSÃO O propósito do Projeto Sementes do Futuro é integrar os adolescentes com as questões ambientais através da prática ordenada da educação ambiental, num projeto que cumpra suas funções como “instrumento de gestão” numa perspectiva transformadora de valorização humana aliada à proteção do meio ambiente, fomentando a integração de aspectos ambientais, sociais e econômicos.

CONCLUSÃO Propor um novo olhar, criativo e empreendedor, sugere aos adolescentes aprendizes a busca de potenciais ajudando-os a utilizar as técnicas de viveirismo aprendidas como alicerce social e econômico.

CONCLUSÃO “Responsabilidade social fundamenta-se em base ética que remete a solidariedade, através de ações direcionadas ao meio ambiente, qualidade de vida, aprimoramento profissional e educacional, equidade social, eficiência econômica, desenvolvimento urbano e todas as atividades que envolvem o homem e a empresa “. (Cruz, 2003)

Simone Neiva Rodella Fone/fax (17) Bióloga – Dir. Divisão de Meio Ambiente Rua Pernambuco, 4313 Votuporanga-SP