Planejamento Estratégico Grupo: ALINE SOARES GOMES DA COSTA CRISTIANO ALMEIDA ALVES DOUGLAS VINÍCIUS S. CARMO ELIAS MENEZES GONÇALVES LUZIA NUNES DOS SANTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Financeira III
Prof. Antonio Carlos Guil
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Processo Administrativo
O Processo Administrativo
Fundamentos de Administração
Estratégias do agronegócio
Abrangência do Planejamento
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Aula 08 Revisão para AV1.
Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Planejamento e projetos sociais:
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gerenciamento de Processos - PNQ
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento da ação empresarial (Parte III) PLT –PROCESSOS ADMINSTRATIVOS CAP 6 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CAP 7 - PLANEJAMENTO TÁTICO CAP 8 - PLANEJAMENTO.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Planejamento Organizacional Integrado
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Aula 7 Processos Administrativos
Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Planejamento de Comunicação
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
Disciplina: Direção Estratégica
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Planejamento Estratégico Acadêmicos: ALINE SOARES GOMES DA COSTA CRISTIANO ALMEIDA ALVES DOUGLAS VINÍCIUS S. CARMO ELIAS MENEZES GONÇALVES LUZIA NUNES.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Contabilidade Gerencial
Administração Conceito:
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Grupo: ALINE SOARES GOMES DA COSTA CRISTIANO ALMEIDA ALVES DOUGLAS VINÍCIUS S. CARMO ELIAS MENEZES GONÇALVES LUZIA NUNES DOS SANTOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Professor de Teoria da Administração I - Pedro Xavier 1ºADM- Funcec

Conceito Processo de formulação de estratégias para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças utilizando os pontos fortes e eliminando os pontos fracos da organização para a consecução de sua missão.

Justificativa Quando falamos no nível pessoal, podemos afirmar que nossa vida é, em grande parte, planejada.O que acontece são as chamadas “contingências”. Assim, o planejamento aplica-se a todas as situações, isto é, tem que ser flexível e aberto a contingências.

Os três níveis de Planejamento PLANEJAMENTOCONTEÚDO EXTENSÃO DE TEMPO AMPLITUDE Estratégico Genérico, sintético e abrangente Longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade Tático Menos genérico e mais detalhado Médio prazo Aborda cada unidade da empresa separadamente Operacional Detalhado, específico e analítico Curto prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação apenas.

O processo administrativo segundo clássicos e neoclássicos FAYOLURWICKGULICK KOONTZ E O’ DONNELL NEWMANDALE Prever Investigação Previsão Planejamento Planejamento Organizar Organização Comandar Coordenar Comando Coordenação Administração pessoal Direção Coordenação Designação de Pessoal Direção LiderançaDireção Controlar Controle Informação Orçamento Controle

PLANEJAMENTOORGANIZAÇÃODIREÇÃOCONTROLE -Definir missão -Formular Objetivos -Definir os planos para alcançá-los -Programar as atividades Dividir o trabalho -Designar as - atividades -Agrupar as atividades em órgãos e cargos -Alocar recursos -Definir autoridade e responsabilidade -Designar as pessoas -Coordenar os esforços -Comunicar -Motivar -Liderar -Orientar -Definir padrões -Monitorar o desempenho -Avaliar o desempenho -Ação corretiva

As quatro funções administrativas Planejamento Formular objetivos e os meios para alcança-los Controle Monitorar as atividades e Corrigir os desvios Organização Desenhar o trabalho, alocar Recursos e coordenar atividades Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia Direção Designar pessoas, dirigir Seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicá-las

Origem Teve início quando a sociedade encontrava-se com a necessidade de se reconstruir. Após o fim da primeira guerra mundial, com a crise de 1929, a antiga União Soviética tornou-se a primeira nação a aplicar o planejamento como ferramenta de reconstrução. O planejamento ganha destaque no cenário internacional, após momentos de crise global, sendo as crises de mercado as principais motivadoras da adoção do planejamento por países de economia de mercado.

Níveis do Planejamento Estratégico em uma Empresa Administrada Estrategicamente Planejamento em nível Empresarial Planejamento de interesses em Comum Planejamento de Recursos em Comum Planejamento de Unidade Empresarial Planejamento Produto / Mercado

Verticalidade do Planejamento ASCENDENTEDESCENDENTEMISTA Direção Gerência Direção Gerência

Funções do Planejamento Estratégico Proporcionar maior interação entre a organização e seu meio ambiente; Determinar instâncias e dar coerência ao processo decisório; Definir a ‘direção’, os objetivos e as linhas de ação mais oportunos e adequados; Viabilizar o desenvolvimento de modelos organizacionais mais adequados às demandas ambientais; Coordenar e otimizar a alocação de recursos; Estabelecer mecanismos de avaliação e controles voltados para a eficácia e a efetividade da organização.

Etapas do Planejamento Estratégico 1ª ETAPA – Definição da Missão 2ª ETAPA – Análise do Ambiente Externo 3ª ETAPA – Análise do Ambiente Interno 4ª ETAPA – Elaboração de Filosofias e Políticas 5ª ETAPA – Definição de Objetivos 6ª ETAPA – Seleção de Estratégias 7ª ETAPA – Formulação de Metas e Ações Setoriais 8ª ETAPA – Elaboração de Orçamento 9ª ETAPA – Definição de Parâmetros de Avaliação 10 ª ETAPA – Formulação de um Sistema de Gerenciamento de responsabilidades 11ª ETAPA – Implantação.

Modelo de Planejamento Estratégico Análise dos ambientes interno e externo (Pontos fortes e fracos; oportunidade e ameaças). Definição da diretriz organizacional (Missão e objetivos organizacionais). Formulação de estratégicas Implantação de estratégicas Controle estratégico

Estabelecendo o conceito de negócio NECESSIDADES POSSÍVEIS NECESSIDADES DOS GRUPOS DE CLIENTES POSSÍVEIS GRUPOS DE CLIENTES POSSÍVEIS FORMAS DECOMO ATENDER AS NECESSIDADES DOS GRUPOS DE CLIENTES COMO PRETENDE ATENDER Fonte:Ronald Degen GRUPO DE CLIENTES

Missão A missão é aquilo que queremos ser, uma definição permanente sobre o que pretendemos fazer e ser, e sobre quais demandas queremos atender, ou qual o valor que geramos para a sociedade ou o mercado. Exemplo: Walt Disney: “Fazer as pessoas felizes”

Visão A visão é o estado futuro desejado pela a organização. Para atingir a visão, a empresa concebe e implementa estratégias, de acordo com sua ideologia central. Exemplo: A RH Consultoria Júnior-UFMG ”Até o início de 2010, a RH Consultoria Júnior - UFMG será reconhecida por todos discentes e docentes do curso de Psicologia da UFMG como um referencial na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Conquistará excelência na execução de seus projetos e será uma das referências no ramo de Recursos Humanos dentro do mercado mineiro.”

Valores Conjunto de crenças e/ou princípios compartilhados pelos indivíduos sobre o que é central, distinto e duradouro na organização. Exemplo: WALT DISNEY INC. - Divulgação dos “Valores Norte-Americanos”. - Criatividade, sonhos e imaginação. - Fanática atenção para a consistência e detalhes. - Preservação e controle da “Mágica Disney”

As premissas do planejamento Presente Situação atual Planos Futuro Objetivos pretendidos Onde estamos agora Planejamento Onde pretendemos chegar Estabelecimento dos objetivos

O desdobramento dos objetivos Maior Amplitude Menor DetalhamentoMaior OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Estabelecimento dos objetivos da organização POLÍTICAS Colocação dos objetivos como guia para ação DIRETRIZES Linhas mestras e genéricas de ação METAS Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão PROGRAMAS Atividades necessárias para cada meta PROCEDIMENTOS Modos de execução de cada programa MÉTODOS Planos para execução de tarefas NORMAS Regras para cada procedimento

O que temos na empresa? O que há no ambiente? Formulação dos objetivos organizacionais Condições externas,oportunidades, ameaças,desafios e restrições Análise interna da empresa Análise externa do ambiente Formulação de alternativas estratégicas Pontos fortes e pontos fracos, recursos disponíveis, capacidades e habilidades Como compatibilizar as variáveis envolvidas? O que fazer? As bases do planejamento estratégico Análise dos ambientes interno e externo

Análise interna x análise externa Análise Externa AmeaçasOportunidades Desativação: área de risco acentuado Melhoria: área de aproveitamento potencial Aproveitamento: área de domínio da empresa Enfrentamento: área de risco enfrentável Pontos Fracos Pontos Fortes Análise interna

O que fazer? A escolha estratégica na abordagem contingencial Definição da Estratégia Organizacional Análise Interna Diagnóstico da Organização Verificação das potencialidades e das fragilidades organizacionais Objetivos Organizacionais Análise Externa Mapeamento ambiental: Verificação das oportunidades E ameaças ambientais O que temos na organização Compatibilização

Pontos Fortes ( Strenghts). Competências distintivas.. Recursos Financeiros.. Liderança do mercado.. Tecnologia avançada.. Inovação nos produtos.. Administração eficaz. Pontos Fracos ( Weakness). Problemas operacionais.. Posição deteriorada.. Baixa lucratividade.. Tecnologia absoleta.. Falta de talentos.. Desvantagem competitiva. Oportunidade (Opportunities). Novas linhas de produtos.. Diversificação de produtos.. Poucos concorrentes no mercado.. Novas tecnologias.. Novos clientes potenciais.. Novas estratégias. Ameaças ( Theats). Produtos substitutivos no mercado.. Poucos fornecedores.. Pressões competitivas.. Concorrência desleal.. Novas necessidades dos clientes.. Redução de mercados.

Problemas EVOLUÇÃO DOPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1º Planejamento Financeiro 2º Planejamento a longo Prazo 3º Planejamento Estratégico 4º Administração Estratégica *Orçamento Anual *Projeção de Tendências * Análise de Lacunas * Pensamento Estratégico * Análise das Mudanças no Ambiente * Análise dos Nosso Recursos e Competências * Alocação de recursos * Flexível * Coordenação de Todos os Recursos para o Objetivo * Integração do Planejamento e Controle * Sistemas de Apoio - Motivação e Compensação - Desenvolvimento Organizacional - Informações e Comunicações Sistema de Valores Predominância. Cumprir o Orçamento. Promover a Miopia. Anos 50.Projetar o Futuro. Não prevê mudanças. Anos 60. Definir a Estratégia. Fórmulas Simplistas. Anos 70. Determinar o Futuro.Motivação e Controle. Anos 80 Eficácia do Planejamento

Matriz produto/mercado e suas alternativas Produto Atual:Novo: Penetração no atual mercado Desenvolvimento de novos produtos Desenvolvimento de novos mercados Diversificação: novos produtos e Novos mercados Atual: Novo: Mercado

Elementos que constituem uma indústria Sensibilidade ao Preço Barreira á Entrada Novos Entrantes Concorrentes na Indústria Intensidade da Rivalidade CompradoresFornecedores Substitutos Determinantes da Rivalidade Poder de Barganha dos Compradores Determinantes do Poder dos Compradores Alavancagem De Barganha Determinantes do Poder dos Fornecedores Determinantes da Ameaça de Substituição Ameaça de Novos Entrantes Ameaça de Sustitutos Poder de Barganha dos Fornecedores

Cadeia de valor genérico de Porter Margem Infra – Estrutura da Empresa Gerenciamento de Recursos Humanos Desenvolvimento de Tecnologia Suprimento Logística de fora para dentro Operações Marketing e vendas Serviço Atividades de Suporte Atividades Primárias

Planejamento Estratégico Alcance de Objetivos Departamentais Planos de Reduções Plano de Integrantes Plano de Diversificações Plano de Pesquisa e Desenvolvimento Plano de Fusões e Aquisições Plano de Recursos Humanos Plano de Materiais Plano de Facilidades Plano de Fluxos de Fundos Plano de Marketing Plano de Fabricação Planos de Lucros a Curto Prazo Planejamento De Novos Processos Planejamento e Desenvolvimento Produto / Mercado Planejamento e Desenvolvi mento de Recursos Planejamento das Operações PLANOS OPERACIONAIS PLANOS TÁTICOS:

Fases do controle 1 – Estabelecimento de padrões ou critérios 2 – Observação de desempenho 3 – Comparação do desempenho com o padrão estabelecido 4 – Ação corretiva

As quatro fases do controle Observação do desempenho Comparação do desempenho com o Padrão estabelecido Ação corretiva Estabelecimento De padrões

Tipos de padrões Padrões de Qualidade. Volume de produção. Níveis de estoque. Número de horas trabalhadas Padrões de Qualidade Padrões de Tempo Padrões de Custo Tipos de Padrões. Controle de qualidade do produto. Especificações do produto. CQ da matéria - prima. Tempo padrão de produção. Tempo médio de estocagem. Padrões de rendimento. Custo de produção. Custo de estocagem. Custo padrão

Implementação e Revisão Estudos de Planejamento Finalidade da Organização Planejamento Estratégico ___________ Missão da Empresa Objetivos a Longo Prazo Políticas Básicas Valores e Princípios da Organização Avaliação das Oportunidades E Ameaças Externas e Dos Pontos Fortes e Fracos da Organização Testes de Viabilidade Planejamento Tático ___________ Programas de Médio Prazo Subobjetivos Sbpolíticas Planejamento Operacional ___________ Programas de Curto Prazo Metas Procedimen tos Organização para Implementar os Planos Revisão e Avaliação dos Planos PremissasPlanejamento