Reunião Participativa nº 035, 037, 038,039,040,02/2013: Resolução ANTT n° 4.131/2013 Devolução dos trechos economicamente viáveis pela FCA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Advertisements

A Definição de um Novo Marco Regulador para a Indústria do Gás Natural no Brasil José Cesário Cecchi Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
SENADO FEDERAL Comissão de Infraestrutura ROTEIRO 1.Principais atribuições da ANTT em relação ao transporte ferroviário; 2.Modelo de exploração de ferrovias;
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
Edital de Licitação e Contrato de Permissão – Alterações Serviços Regulares de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros operados por ônibus do.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Comunicação Comunitária e Educativa Brasília, 6 de outubro de 2015.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Modalidades de Licitação: Tomada de Preços. A tomada de preços é uma modalidade de licitação utilizada para contratações que possuam valor compreendido.
“JOGO DE PREÇOS” OU “JOGO DE PLANILHAS” Prática ilegal de se efetivar contratação de proposta de menor PREÇO GLOBAL, mas com grandes disparidades nos PREÇOS.
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Encontro Brasil e Portugal
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Investimentos no Acesso ao Porto de Santos Ministro Edinho Araújo
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
Câmara dos Deputados Audiência Pública Comissão de Viação e Transportes (CVT) Requerimento nº 171: Novo Marco Regulatório do Setor Ferroviário.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
Capitalista Socialista Misto
Rodrigo Vilaça | Presidente-Executivo da ANTF e Diretor-Executivo da ANPTrilhos TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO E FERROVIÁRIO DE CARGAS NO BRASIL Brasília,
Investimentos.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SETOR FERROVIÁRIO Audiência Pública na Comissão de Viação e Transportes.
Comissão Valores Mobiliários. O que é CVM ? A CVM é orgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministéria da Fazenda.
Secretaria de Aviação Civil Ministério da Defesa Secretaria de Aviação Civil Departamento de Política de Aviação Civil Brasília 17 de novembro de 2009.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
F ISCALIZAÇÃO DA Q UALIDADE DOS S ERVIÇOS DE D ISTRIBUIÇÃO DE G ÁS C ANALIZADO - I NSTRUMENTO DE P ERMANENTE A PRIMORAMENTO DA R EGULAÇÃO Vasco Agostinho.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
O Brasil Pós-Crise: Oportunidades Paulo Safady Simão Presidente da CBIC.
1 O S D ESAFIOS DA T RANSMISSÃO P AINEL : R EGULAÇÃO DA T RANSMISSÃO 14/04/2016.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
CORSAN Bacia do Rio do Sinos Seminário sobre Esgoto e Resíduos Sólidos 1 - A visão Econômica do Investimento em Esgoto 2 - “CASES” Pró-Guaíba : Cachoeirinha/Gravataí.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Transcrição da apresentação:

Reunião Participativa nº 035, 037, 038,039,040,02/2013: Resolução ANTT n° 4.131/2013 Devolução dos trechos economicamente viáveis pela FCA

OBJETIVOS Atender o contido na Resolução ANTT n° 4.131/2013 Promover chamamento público para comunicar ao mercado a devolução dos trechos de forma a mitigar os possíveis danos aos usuários do transporte nas localidades afetadas ; Contribuições com vistas à eventual: – manutenção da operação ferroviária de Cargas; – aproveitamento dos trechos para implantação de trens de passageiros e/ou de turismo; – utilização do leito ferroviário para projetos de mobilidade urbana; ou – qualquer outro pleito relacionado aos trechos da Resolução.

Res. ANTT nº 4.131/2013 alterada pela Res /2013 Autoriza a Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA a proceder à desativação e devolução de trechos ferroviários Trechos Antieconômicos Trechos Economicamente Viáveis

Devolução/Desativação A possibilidade de desativação definitiva de trechos ferroviários encontra respaldo legal no art. 3º do Regulamento de Transportes Ferroviários – RTF, aprovado pelo Decreto nº 1.832, de 04/03/1996; “Art. 3° A desativação ou erradicação de trechos Ferroviários integrantes do Subsistema Ferroviário Federal, comprovadamente antieconômicos e verificado o atendimento da demanda por outra modalidade de transporte, dependerá de prévia e expressa autorização do Poder Executivo Federal.” Os procedimentos relativos às solicitações de suspensão e supressão de serviços e desativação de trechos encontram-se regulamentados no título VI, da Resolução ANTT nº 44/2002; Para os trechos economicamente viáveis, utilizar-se-á além dos dispositivos da Resolução suso, outras normas de cunho regulatório, com vistas à mitigar os possíveis danos aos usuários do transporte nas localidades afetadas.

Res. ANTT nº 4.131/2013 alterada pela Res /2013 Autoriza a Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA a proceder à desativação e devolução de trechos ferroviários Trechos Antieconômicos 1. Paripe (BA) – Mapele (BA); 2. Ramal do Porto de Salvador; 3. General Carneiro (MG) a partir do km – Miguel Burnier (MG), incluindo: 3.1. ramal de Siderúrgica (MG), contido no trecho Sabará (MG) – Miguel Burnier (MG); e 3.2. triângulo ferroviário e a ponte ferroviária, no sentido de Sabará (MG). 4. Barão de Camargos (MG) – Lafaiete Bandeira (MG); 5. Biagípolis (SP) – Itaú (MG); 6. Ribeirão Preto (SP) – Passagem (SP); e 7. Barão de Angra (RJ) – São Bento (RJ). Fundamentos Trechos centenários sem tráfego regular há anos; Condições de segurança operacionais comprometidas; Inviabilidade econômica e financeira para reestabelecimento operacional da malha; Os investimentos que seriam empregados para recuperar estes trechos serão convertidos em obras nos trechos com transporte regular e que permanecerão na malha da FCA; Pedidos precedentes da FCA junto ao Governo para devolução definitiva.

Res. ANTT nº 4131/2013 alterada pela Res. 4160/2013 Procedimentos em relação aos trechos ferroviários antieconômicos: A devolução atendeu os ditames da Resolução ANTT nº 44/2004; O valor devido pela Concessionária em função da degradação apresentada pela via férrea será convertido em investimentos, a serem efetuados pela FCA na Malha Centro-Leste, conforme relação de projetos indicados pelo Ministério dos Transportes, no montante de R$ ,91 (...), acrescidos de 15% (quinze por cento) a título de vantajosidade para o setor público;

Trechos Economicamente Viáveis / PIL Dentre as diversas ações do Governo Federal na busca pela promoção do desenvolvimento acelerado e sustentável, identificou-se a necessidade de dotar o País de uma ampla e moderna rede de infraestrutura de transporte assegurando uma logística eficiente. O alcance desse objetivo carece, indubitavelmente, de elevados investimentos públicos e privados no setor. Programa de Investimentos em Logística-PIL Lançado em 15/08/ prevê, dentre outros projetos na área de investimentos em infraestrutura, a construção de novos Km de linhas ferroviárias que integrarão o Subsistema Ferroviário Federal, os quais serão objeto de novas outorgas, na modalidade de concessão. O programa busca expandir a capacidade de transporte da malha ferroviária nacional, resgatar a ferrovia como alternativa logística e reduzir os custos dos fretes.

O Programa de Investimentos em Logística - Ferrovias Modelo de Exploração Horizontal (open access); entrada de novos operadores estímulo à concorrência redução do frete Km de novas linhas; R$ 99,12 Bi de investimentos;

Estrutura do Modelo Usuários Valec União Concessionária TDCO PREÇO DE VENDA TARIFA DE FRUIÇÃO CONCESSÃO/SUBCONCESSÃO DO DIREITO DE EXPLORAÇÃO DA FERROVIA CESSÃO DO DIREITO DE USO SUBCESSÃO DO DIREITO DE USO 1.A Concessionária detém o direito de exploração da Ferrovia. 2.A Valec compra a totalidade da capacidade da Ferrovia, remunerando a Concessionária por uma Tarifa (Tarifa pela Disponibilidade da Capacidade Operacional). 3.A Valec subcede, a título oneroso, partes do Direito de Uso aos Usuários. 4.A Concessionária presta serviços de operação diretamente aos Usuários, que a remunera através de outra Tarifa (Tarifa de Fruição), na medida da utilização da Ferrovia.

O Programa de Investimentos em Logística - Ferrovias

Trechos coincidentes com o PIL Ferrovia Centro-Atlântica - FCA Trecho Minas-Bahia: Alagoinhas/BA – Juazeiro/BA Alagoinhas/BA – Propriá/SE Corinto/MG – Alagoinhas/BA Trecho Minas-Rio: Cachoeiro de Itapemirim/ES – Vitória/ES Barão de Angra/RJ - Campos dos Goytacazes/RJ – Cachoeiro do Itapemirim/ES Visconde de Itaboraí/RJ - Campos dos Goytacazes/RJ

Ações do Governo Federal face ao PIL Proposta de devolução de trechos sob a concessão da FCA em prol do interesse público; Os trechos requeridos, por intermédio de um novo traçado, irão integrar ou se conectar aos novos trechos do Programa Integrado de Logística (PIL), objetivando um novo modelo ferroviário nacional; O Governo, ao integrá-los ao novo modelo ferroviário, tornará a logística destas regiões mais eficiente e moderna; A FCA concordou em realizar a devolução definitiva dos trechos requeridos pelo governo, ficando, em contrapartida, garantida à FCA uma quantidade pré-definida de capacidade operacional a ser utilizada pela Concessionária nos novos trechos do PIL.

Res. ANTT nº 4131/2013 alterada pela Res. 4160/2013 Procedimentos em relação aos trechos com viabilidade econômica: Realização de chamamento público; Cronograma de desativação a ser aprovado pela ANTT para interrupção do atendimento aos usuários;

CHAMAMENTO PÚBLICO A paralisação dos serviços de transporte somente ocorrerá após a análise das contribuições recebidas por esse ato público. Alvo: toda sociedade; Mecanismos: Tomada de subsídios e/ou Reuniões Participativas; Início do chamamento: Novembro 2013; Participação de todas as entidades públicas do setor; Apresentação de cronograma para a desativação dos trechos levando em consideração a demanda por transporte.

Cronograma de desativação proposto pela FCA

Resolução ANTT nº 4131/2013 Concluído o procedimento de devolução, e não havendo outra destinação aos trechos, a FCA poderá: – Retirar os materiais não passíveis de reaproveitamento; – Desmontar e retirar a superestrutura atualmente instalada, devendo reempregar quantidade equivalente à retirada, nos segmentos remanescentes da Malha Centro-Leste; e – Realizar a rescisão de todos os Termos de Permissão de Uso, Contratos Operacionais Específicos e Contratos de Transporte vinculados aos trechos a serem devolvidos, e encaminhá-los à ANTT para controle contábil e cessação do recolhimento de receita alternativa deles decorrente.