André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins
Conceitos Um processo que permite a melhoria e o desenvolvimento das ações organizacionais, através da aquisição de novos conhecimentos e de melhores compreensões (FIOL, LYLES, 1985). Organizações onde as pessoas continuamente expandem as suas capacidades no sentido de criar resultados desejados, onde novos sistemas são gerados, onde se liberta a aspiração coletiva e onde as pessoas fazem continuamente uma aprendizagem de como aprender em conjunto. Um processo que permite o desenvolvimento e mudança do sistema de valores e de conhecimentos, a melhoria das capacidades de ação e de resolução de problemas, permitindo criar uma atmosfera na qual os seus membros procuram constantemente melhorar o seu desempenho conjunto.
Considerações conceituais “A aprendizagem organizacional surge como a religião da organização do futuro”. (KIERNAN, 1998, p. 198). “O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado”. (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 20).
Métodos de aplicação Resolução sistemática de problemas. Experimentação. Experiência passada. Circulação de conhecimento. Experiências de outras organizações.
Objetivos Na aprendizagem organizacional os objetivos são explicados de diversas formas, assim, alguns teóricos como Dodgson, procuraram explicar sob dois prismas: o domínio da psicologia, que coloca a ênfase da aprendizagem como uma forma de adaptação, sendo mais fácil sobreviver em ambientes incertos, inseguros; e sob o âmbito da gestão, como meio para atingir, manter e aumentar a competitividade, produtividade e inovação em circunstancias tecnológicas e de mercado incertas, segundo o autor, existe uma relação entre as incertezas das circunstâncias e a necessidades destas.
Outros autores entendem que o conflito é uma condição essencial para a ocorrência da aprendizagem e que os objetivos da aprendizagem organizacional podem conduzir a situações conflituosas, o que Clark et al(1987), chamou de “dilema da produtividade”, este conflito e aprendizagem seria um “estado natural” e inevitável. No domínio da economia e da gestão, o objetivo é a produtividade. Argotte e Epple (1990), referem ganho de produtividade há uma maior experiência de produção. E observou-se em algumas organizações “curvas de aprendizagem”, com variações a medida que aprendem devido a fatores como: 1- esquecimento organizacional; 2- turn-over; 3- transferência de ganho de produtividade; 4- economia de escala.