André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Livro: Gestão do Conhecimento O grande desafio empresarial Autor: José Cláudio Cyrineu Terra Acadêmica: Camila Corrêa Ricardo.
Advertisements

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Técnicas de Representação de Conhecimento Regras de Produção.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
“MEG” Modelo de Excelência da Gestão: Uma visão sistêmica organizacional XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a 29 de maio de 2015.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS Profª. Ana Maria Oliveira PLANEJAMENTODERECURSOSHUMANOS Ano: 2008.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
Estágios Profissionais Aprendizagem e integração Região Centro | Baixo Vouga.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Comportamento Respondente
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
Psicologia aplicada ao trabalho
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
O QUE É FILOSOFIA?.
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Fundamentos da Administração
Como o Tamanho de Sala Afeta o Desempenho dos Alunos? Reynaldo Fernandes.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 15 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
ERGONOMIA Conceitos. Ergonomia Ergonomia engloba um conjunto de actividades que procuram adaptar o trabalho ao Homem, visando a optimização do sistema-Máquina,
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Elaboração de Projeto de Pesquisa
S EQUÊNCIA D IDÁTICA. Karla e Sarah.. S EQUÊNCIA DOS NÚMEROS COM MÚSICAS. I-Apresentação da proposta: Com inspiração na música 1,2,3 indiozinhos realizaremos.
Oficina Reações Químicas
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
CULTURA ORGANIZACIONAL Prof ª Ms. Hely A Zavattaro.
Transcrição da apresentação:

André Viana Diego Sampaio Even Guerreiro Flávio da Costa Nilza Leal Rejane Martins

Conceitos  Um processo que permite a melhoria e o desenvolvimento das ações organizacionais, através da aquisição de novos conhecimentos e de melhores compreensões (FIOL, LYLES, 1985).  Organizações onde as pessoas continuamente expandem as suas capacidades no sentido de criar resultados desejados, onde novos sistemas são gerados, onde se liberta a aspiração coletiva e onde as pessoas fazem continuamente uma aprendizagem de como aprender em conjunto.  Um processo que permite o desenvolvimento e mudança do sistema de valores e de conhecimentos, a melhoria das capacidades de ação e de resolução de problemas, permitindo criar uma atmosfera na qual os seus membros procuram constantemente melhorar o seu desempenho conjunto.

Considerações conceituais  “A aprendizagem organizacional surge como a religião da organização do futuro”. (KIERNAN, 1998, p. 198).  “O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado”. (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 20).

Métodos de aplicação  Resolução sistemática de problemas.  Experimentação.  Experiência passada.  Circulação de conhecimento.  Experiências de outras organizações.

Objetivos  Na aprendizagem organizacional os objetivos são explicados de diversas formas, assim, alguns teóricos como Dodgson, procuraram explicar sob dois prismas: o domínio da psicologia, que coloca a ênfase da aprendizagem como uma forma de adaptação, sendo mais fácil sobreviver em ambientes incertos, inseguros; e sob o âmbito da gestão, como meio para atingir, manter e aumentar a competitividade, produtividade e inovação em circunstancias tecnológicas e de mercado incertas, segundo o autor, existe uma relação entre as incertezas das circunstâncias e a necessidades destas.

 Outros autores entendem que o conflito é uma condição essencial para a ocorrência da aprendizagem e que os objetivos da aprendizagem organizacional podem conduzir a situações conflituosas, o que Clark et al(1987), chamou de “dilema da produtividade”, este conflito e aprendizagem seria um “estado natural” e inevitável.  No domínio da economia e da gestão, o objetivo é a produtividade.  Argotte e Epple (1990), referem ganho de produtividade há uma maior experiência de produção. E observou-se em algumas organizações “curvas de aprendizagem”, com variações a medida que aprendem devido a fatores como: 1- esquecimento organizacional; 2- turn-over; 3- transferência de ganho de produtividade; 4- economia de escala.