Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

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Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
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Transcrição da apresentação:

Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

Fundamentos da avaliação LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

A Língua Estrangeira na Educação Básica A Língua Estrangeira tem como principal objetivo educacional “contribuir para a formação de cidadãos engajados com o seu entorno e com outras realidades sociais. Esse engajamento deve pautar-se em princípios e valores éticos que preparem para o exercício da cidadania” (Edital do PNLD 2015, Princípios e objetivos gerais para a disciplina Língua Estrangeira Moderna no ensino médio)

O livro didático de Língua Estrangeira deve: I. propiciar ao estudante discussões acerca de questões socialmente relevantes; II. favorecer o acesso a múltiplas linguagens, gêneros de discurso, produzidos em distintas épocas e espaços; III. dar centralidade à formação de um leitor crítico, capaz de ultrapassar a mera decodificação de sinais explícitos; IV. viabilizar o acesso a situações nas quais a fala e a escrita possam ser aprimoradas a partir da compreensão de suas condições de produção e circulação, bem como de seus propósitos sociais. (Edital do PNLD 2015, Princípios e objetivos gerais para a disciplina Língua Estrangeira Moderna no ensino médio)

A escolha da coleção LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

A escolha do livro didático de língua estrangeira implica: compromisso didático-pedagógico; atenção às circunstâncias histórico-sociais do seu grupo/escola; entendimento de que o LD é uma produção vinculada a valores, posições, visões de língua, de ensino de língua, de aluno, de professor e de papel das línguas estrangeiras na escola.

Sugestões para o processo de escolha Qual coleção: pauta-se em fundamentos teórico-metodológicos que a equipe de professores da escola/turma considera mais adequados ao seu contexto de ensino? apresenta, em sua organização de conteúdos, maior semelhança com o planejamento da escola/turma? oferece maior foco nos conteúdos que a equipe de professores da escola/turma considera mais relevantes para seu contexto? propicia uma abordagem dos conteúdos por meio de procedimentos que a equipe de professores da escola/turma considera mais adequados para os seus alunos? oferece textos (escritos e orais) sobre temas que a equipe de professores da escola/turma considera mais adequados aos interesses dos seus alunos?

Sugestões para o processo de escolha Qual coleção: oferece textos (escritos e orais) sobre temas que possibilitam aos alunos maior reflexão sobre o contexto social e regional em que a escola está inserida? propõe atividades que estão de acordo com a média do conhecimento prévio dos alunos, tanto de mundo, quando da língua estrangeira? propõe atividades que permitam aos alunos estabelecer com mais solidez relações com suas experiências e seus conhecimentos acumulados? traz um conjunto maior de atividades atraentes para os alunos, que possibilite um maior engajamento de todos? favorece, por meio do seu MP, tanto a formação continuada quanto um diálogo com os conhecimentos e crenças da equipe de professores da escola/turma?

O processo de avaliação LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

TIPO 1 3 livros do aluno com CD de áudio 3 manuais do professor com CD de áudio 3 livros digitais do aluno 3 livros digitais do professor TIPO 2: 3 livros do aluno com CD de áudio 3 manuais do professor com CD de áudio Tipos de coleções

Problemas mais recorrentes nas coleções excluídas LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

Problemas mais recorrentes nas coleções excluídas: veiculação de estereótipos e preconceitos; explicitação deficiente da orientação teórico-metodológica adotada; desarticulação entre diferentes princípios teórico-metodológicos nos quais afirma pautar-se; ausência de explicitação da perspectiva interdisciplinar explorada pela obra incoerência entre a abordagem teórico-metodológica assumida no MP e as propostas presentes no LA; presença de incorreções, imprecisões e desatualização de conceitos, informações e procedimentos; pouca ou nenhuma representação, em textos e imagens, de diferentes comunidades falantes de língua estrangeira;

presença de textos orais e escritos criados para fins didáticos; atividades de compreensão leitora que não levam em consideração a formação de um leitor crítico; atividades compreensão oral distanciadas de situações de interação que envolvem o uso da língua falada; atividades de produção oral e escrita desvinculadas do seu processo de contextualização e de reescrita; pouca ou nenhuma contextualização na sistematização dos elementos linguísticas e nas atividades gramaticais. Problemas mais recorrentes nas coleções excluídas:

Problemas mais recorrentes nas coleções digitais excluídas: descompasso entre a abordagem teórica assumida no MP e os OEDs; inadequação das atividades aos alunos do ensino médio; alto índice de atividades que não favorecem o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico, especialmente com relação à leitura e à compreensão auditiva; predomínio de uma abordagem descontextualizada da gramática e do léxico; presença de incorreções, imprecisões e desatualização de conceitos, informações e procedimentos; subaproveitamento dos recursos digitais.

Perfil geral das obras aprovadas LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)

Quanto aos textos e temáticas: reúnem textos representativos das comunidades falantes da língua estrangeira, com temas adequados ao ensino médio, oriundos de diferentes esferas e suportes do mundo social e com variedade de gêneros do discurso; expõem elementos de contextualização social e histórica dos textos selecionados.

Quanto à compreensão leitora: propõem atividades comprometidas com uma efetiva interação texto-leitor e com o desenvolvimento da reflexão crítica; exploram estratégias de leitura, tais como localização de informações explícitas e implícitas no texto, levantamento de hipóteses, produção de inferência, compreensão detalhada e global do texto, dentre outras.

Quanto à produção escrita: promovem atividades que consideram a escrita como processo de interação, com definição de parâmetros comunicativos (quem, para quem, com que objetivos), com o entendimento de que a escrita se pauta em convenções relacionadas a contextos e a gêneros de discurso e que está submetida a processo de reescrita do próprio texto.

Quanto à compreensão oral: promovem a compreensão oral com materiais que incluem produções de linguagem características da oralidade e apresentam atividades que permitem o acesso a diferentes pronúncias e prosódias.

Quanto à produção oral: oportunizam atividades que possibilitam aos estudantes interagir significativamente na língua estrangeira, em diferentes situações comunicativas, que estejam em inter-relação com necessidades de fala compatíveis com as do estudante do ensino médio.

Quanto à apresentação dos elementos linguístico-gramaticais: propõem a sistematização de conhecimentos linguísticos a partir do estudo de situações contextualizadas de uso da língua estrangeira.

Quanto aos livros digitais: adequação e pertinência dos recursos multimídia ao projeto pedagógico e às estratégias metodológicas da obra; propostas de atividades que fazem uso dos recursos digitais de maneira eficiente, adequadas ao aluno do ensino médio, e que de fato complementam o que é apresentado no LA; estímulo principalmente à compreensão leitora e auditiva, mas com algumas atividades de produção, sobretudo escrita; estímulo à autonomia discente no processo de aprendizagem e ao pensamento autônomo e crítico; possibilidade de o aluno fazer apontamentos na plataforma, marcação de páginas, gravação de sua produção oral, dentre outras facilidades.

OBRIGADA!