Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
O desafio de um novo ensino médio no estado do Pará.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
Educação: Tendências e Perspectivas Tendências e Desafios da Universidade Brasileira Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis,
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS : Aprendizagem ao longo da vida Superintendência de Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Compromisso com a criança, o adolescente e a educação
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (Ilma Passos Alencastro Veiga, 2006, Papirus Editora)
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho

Objeto de Estudo e Projetos de Referência Rede Pública Estadual de Educação do Paraná SEED: Departamento de Educação e Trabalho (DET) 2003 a 2010 Projetos de Pesquisa - CNPq: Expansão e reconfiguração da educação profissional (PPGTE/UTFPR) Ed. Ciências Humanas e Sociais: 2006 a 2008 Produtividade de Pesquisa: 2009 a 2011 Projeto de Pesquisa PROEJA – CAPES/SETEC: 2007 a 2011 Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná (UTFPR / UFPR / UNIOESTE)

Trabalhos de Doutorado e Mestrado no âmbito destes projetos Teses de Doutorado: Defendidas: 1 Em desenvolvimento: 4 Dissertações de Mestrado: Defendidas: 23 Em desenvolvimento: 7

Temas principais das pesquisas de doutorado e mestrado Currículo Integrado: 11 Trabalho como principio educativo: 6 Formação de professores: 6 Evasão, permanência e conclusão: 5 Avaliação de resultados e institucional: 2 Egressos: 2 Mudanças no mundo do trabalho: 1 Recursos didáticos: 1 Contribuições da psicologia histórico-cultural: 1

A Rede Estadual de Educação do Paraná Antecedentes Gestão anterior ( ): Privatização Desregulamentação Precarização Educação profissional: Separação EM/EP em 2006 (PROEM, antes do 2208/97) Fechamento de Colégios Técnicos, Agrícolas, Magistério Terceirização

A Rede Estadual de Educação do Paraná Marcos política educacional (2003 a 2011) Ampliação e qualificação da oferta pública Rompimento do Acordo com BM Estrutura Física Contratação e formação de professores Retomada e Expansão da Educação Profissional Criação do DEP, em 2003 (DET, em 2007) Oferta prioritária: Ensino Médio Integrado Ruptura com a organização curricular por competências (em todos os níveis e modalidades) Assumir o PROEJA como política pública (2007 )

A construção da Educação Profissional Integrada - Qual educação profissional? - Qual integração? - Quais desafios? - Limites, possibilidades e prioridades [PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, 2003 a 2005]

DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1.TOMAR O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. 2. INTEGRAR CONHECIMENTO BÁSICO E APLICADO 3. RELACIONAR TEORIA/PRÁTICA E PARTE/TOTALIDADE 4. INTEGRAR AS DIMENSÕES DISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR [Fonte: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação profissional, SEED, 2006].

DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 5.CONTEMPLAR OS CONTEÚDOS E HABILIDADES DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO 6. INTEGRAR OS CONTEÚDOS SÓCIO-HISTÓRICOS AOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS 7. CONTEMPLAR OS CONTEÚDOS CULTURAIS A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE [Fonte: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação profissional, SEED, 2006].

DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “A política de retomada da Educação Profissional no Estado, implementada a partir de 2003, assume uma concepção para essa modalidade que rompe com a dimensão que a articula diretamente ao mercado de trabalho e a questão da empregabilidade e laboralidade, assumindo compromisso com a formação humana dos alunos, a qual requer a apreensão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e histórico-sociais pela via escolarizada” [Fonte: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação profissional, SEED, 2006, p.12].

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - PROEJA “A perspectiva de integração tem como horizonte a universalização da educação básica, aliada à formação para o mundo do trabalho, com atendimento específico a jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas, o que aponta para além de um programa, ou seja, para uma política pública de integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.” [Fonte: Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. Documento Orientador, SEED, 2007, p.11].

NÚMEROS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ - SEED Geral: - 96 mil alunos cursos técnicos colégios municípios PROEJA Médio integrado: alunos, 58 cursos, 54 colégios, 37 municípios.

Matrículas em Educação Profissional/ano – SEED/PR

Desafios na construção do Currículo Integrado Dimensões da integração - Formal - Operacional - Conceitual

Currículo Integrado: dimensão formal Integração Formal (aspectos jurídico-normativos) Educação Básica (média) e Educação Profissional Integrar = curso único / matrícula única

Currículo Integrado: dimensão operacional Integração Operacional (aspectos organizacionais e da prática pedagógica) 1. Estrutura Curricular Integrar = “grade” curricular única 2. Eixos integradores Integrar = “fazer aparecer” nos conteúdos conceitos de trabalho, cultura, ciência e tecnologia 3. Tempos e espaços pedagógicos Integrar = “convivência” de professores do “núcleo comum” e do “núcleo específico”; Integrar = “quebrar” fronteiras das disciplinas: inter / multi / transdisciplinaridade; avaliações compartilhadas

Currículo Integrado: dimensão conceitual Integração Conceitual (aspectos ontológicos e epistemológicos) 1. Dimensão Ontológica Integrar = unidade entre produção material e intelectual da vida = trabalho e produção do conhecimento (cultura, tecnologia e ciência) 2. Dimensão Epistemológica Integrar = relação entre parte e totalidade = relação entre conhecimentos gerais e específicos = relação entre teoria e prática