FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. É um meio de realização do ECA; É uma das diretrizes da política de atendimento ( ECA - 88 ); É um incentivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Advertisements

Modelo Assistencial Brasileiro
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE NAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Políticas Públicas Municipais
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
participação e controle social
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Fundo da Infância e da Adolescência
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Politicas publicas de Educação em Saúde
Fontes de Financiamento para educação profissional: o caso alagoano Instituto de Educação Profissional de Alagoas- INEPRO Tereza Kelly.
Lei Orçamentária Anual - LOA
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Lei orçamentária anual - loa
Estatuto da Criança e do Adolescente
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
REUNIÕES REGIONAIS.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
RECIFE, 2012 Ações Fundos Especiais, Destinações e Repercussões Fiscais Yélena Monteiro Araújo Promotora de Justiça Coordenadora da Caravana.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

É um meio de realização do ECA; É uma das diretrizes da política de atendimento ( ECA - 88 ); É um incentivo à municipalização; Viabiliza as atribuição do Conselho de Direitos e do Conselho Tutelar; É a gestão democrática dos recursos.

FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE O QUE É ? Recurso especial para fim específico; Mecanismo de gestão instituído pelo Poder Público; Criação por lei. PARA QUE SERVE? Atendimento de uma prioridade; Agilidade e flexibilidade de gestão.

LEGISLAÇÃO Constituição Federal: Art. 165 (88) Lei Federal nº Art. 71 a 74 (64) Decreto Estadual do RGS nº (66) ECA - Arts. 88, 154, 214 e 260 (90)

FONTES ORÇAMENTO MUNICIPAL Lei do Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias; Crédito Suplementar e Especial. DOAÇÕES Pessoa física: 6% imposto devido (lei 9.532/97) O limite corresponde à soma das deduções Doação de bens (IN SRF 259/ 02) Pessoa jurídica: 1% imposto devido -Decreto 794/93 (Lei 9.532/97) (MP 1.636/97 MP /2001) Doação de bens (IN SRF 267/02) Informações a receita: (IN SRF 311/03)

FONTES MULTAS E PENALIDADES Lei com sanções Penalidades Previstas: ECA, Art. 228 a 258 Determinação da Multa: Juiz OUTRAS Convênio Doações de Governo e Organismos Resultados de Aplicação

DESTINAÇÃO Proteção Especial e Medidas Sócio - Educativas ( ECA,art. 90) Incentivo ao acolhimento – Guarda(ECA, art. 260) Pesquisa e Estudos Mobilização e Capacitação Garantia de Direitos

PAPEL DO CONSELHO Nova forma de gestão do recurso público Conselho: Governo + Sociedade Civil –Estabelece critérios e delibera (ECA - 260) –Gera e Controla (ECA - 214) Junta Administrativa - Administra; - Contabiliza; - Controla e presta contas. “Conjunto Articulado de Ações” (ECA-86)

LIMITES NA IMPLANTAÇÃO Falta de vontade política; Cultura da centralização e do Paternalismo; Pouco conhecimento das vantagens e dos mecanismos; Experiências negativas.

POSSIBILIDADE DO FUNDO Realização do ECA; Municipalização do atendimento; Gestão participativa; Destino racional dos recursos; Doação e aplicação de multa.

CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO FUNDO Lei de criação Regulamentação Nomeação da Junta ou Administrador Elaboração do Plano de Ação Montagem do Plano de Aplicação Inclusão da proposta na Lei de Diretrizes e no Orçamento Abertura de Conta Bancária Execução Orçamentária Recebimento das doações, das multas....

REPASSE DO RECURSO DO FUNDO Escolha dos eixos temáticos Publicação do edital Recebimento dos projetos Exame e aprovação dos projetos Termo de compromisso ou convênio Monitoramento - Avaliação Prestação de contas Aprovação final - Legislação especial para Fundos geridos por Conselhos deliberativos e paritários

“ A garantia de prioridade compreende... a preferência na destinação dos recursos públicos” ( ECA, art. 4º )

MUITO OBRIGADO! FUNDAÇÃO MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO Av. Érico Veríssimo, 400/ 3º andar Porto Alegre - RS Fone: (51)